Sobre o site:
1. COMO SURGIU A IDÉIA DE ELABORAR UM SITE SOBRE GAMES?
R:
Desde criança, sempre gostei de ler e escrever. Enquanto todos brincavam na rua, preferia os livros e histórias em quadrinhos. Os videogames sempre foram minha diversão predileta, e todos os meses me empolgava quando uma revista era lançada. Chegava a levar as revistas para a escola, e compartilhava o gosto por jogos com meus colegas de sala. Sempre quis escrever sobre games por minha persepctiva, que na época não tinha muitas referências. Com 18 anos, fiz um curso de WEB DESIGN e gostei muito de HTML. Na época, os emuladores eram febre para os amantes de jogos, e meu passatempo favorito era jogar, tirar screenshots e montar uma página web sobre o jogo. Tudo era muito primitivo, pois eu apenas utilizava o bloco de notas para editar as páginas. Percebi que realmente gostava de me envolver com a produção de conteúdo deste tipo. Contudo, eu era muito tímido e não tinha coragem de divulgar meus textos e meu site. O "BLACKBELT Virtual Dojo of Games" existia dentro de meu disco rígido desde 2004. Preferi mantê-lo guardado comigo todo este tempo devido a falta de maturidade e segurança que sentia em minhas publicações. Não quero escrever por escrever, e sempre desejei me envolver com um trabalho mais autêntico. O tempo foi passando, e eu desisti do projeto, pois achava cada dia mais complicado construir sites. Voltei a desenvolver o site recentemente, e me esforcei para me atualizar com as novas ferramentas web. Encontrei forças para retomar o projeto graças ao estímulo que encontrei por experimentar outras mídias, como o podcast e o gameplay comentado por vídeo. São maneiras muito divertidas de produzir conteúdo! Com dedicação, paciência e bom humor, fui construíndo novamente o BLACKBELT Virtual Dojo of Games, e depois de muitas mudanças no material, pude publicá-lo agora em 2015! Para mim, publicar o site da maneira que planejei é uma vitória enorme, e espero nunca parar de produzir conteúdo!

2. DE ONDE SURGIU O NOME "BLACKBELT", E QUAL O SIGNIFICADO PARA "VIRTUAL DOJO OF GAMES"?
R:
Pratiquei Karatê-Do por 11 anos. Depois dos treinos, sempre conversávamos sobre videogame! Boa parte dos meus amigos gostavam de jogos de luta, e a paixão pelo gênero foi aumentado a cada ano. Nos reuníamos no fim de semana e disputávamos muitos rounds de Street Fighter, Mortal Kombat, Tekken e The King of Fighters. Já tinha se tornado um costume. Infelizmente, a idade chegou e tive que desistir dos treinos para trabalhar e estudar, e consequentemente acabei me afastando dos amigos. Cheguei até a faixa marrom, uma faixa antes da tão sonhada faixa preta! Por esta razão, gostaria de ser chamado pela alcunha de "BLACKBELT", porém não posso adotar este pseudônimo devido não ter alcançado a referida graduação no Karatê. Meu apelido é "PÔ-RAFA". Para o site, considera-se o termo "BLACKBELT" aquele jogador que é supremo, sempre encarando desafios de máxima dificuldade! Também pode ser considerado "BLACKBELT" um game supremo, que recebe a máxima graduação em qualidade técnica. O complemento "VIRTUAL DOJO OF GAMES" se refere ao espaço do site, que dispõe aos seus leitores textos informativos, artigos, e todo o material produzido relacionado à games.

3. O NOME É SUGESTIVO AOS "FIGHTING GAMES", CONTUDO, O SITE DISPÕE DE TEXTOS SOBRE JOGOS DE OUTROS GÊNEROS. POR QUE?
R:
A maioria dos títulos escolhidos para integrar ao quadro de textos do site são games que proporcionam certa competitividade. Mas a regra não é necessariamente uma doutrina. Há outros jogos que merecem a atenção devido alguns aspectos especiais que não são necessariamente oriundos dos "fighting games". O leitor encontrará textos de gêneros variados de games, como "shoot'em ups", "beat'em ups", "puzzles", "RPGs" e "racing games".

4. QUAL SEU OBJETIVO AO DISPONIBILIZAR O SITE BLACKBELT VIRTUAL DOJO OF GAMES? HÁ GANHOS FINCANCEIROS COM O SITE?
R:
Compartilhar informações variadas e proporcionar diversão à nossos leitores por meio dos materiais disponíveis pelo site. Evidentemente, não há um mísero centavo ganho com o trabalho deste website. Nem mesmo um tostão. O servidor é pago do meu bolso, e disponibilizo tudo gratuitamente. Não busco fama ou amigos, pois não tenho muitas esperanças em relação ao grande público. Apenas desejo produzir algo agradável, e este algo fazer sentido para a vida dos visitantes, pouco a pouco. Espero que o site tenha seu crescimento, e se Deus quiser, continuarei produzindo material de qualidade sempre que possível. Comentários e compartilhamentos serão muito apreciados! Todos os leitores que escreverem para o site, sejam por comentários ou e-mails, terão o feedback merecido!
Sobre os reviews:
1. POR QUE OS REVIEWS SÃO DE JOGOS "RETRÔ"? É POSSÍVEL QUE EXISTAM REVIEWS DE JOGOS RECENTES?
R:
Como o intuito dos reviews é descobrir os principais aspectos técnicos que proporcionam a diversão em determinado título, o conteúdo do texto é bem descritivo e repleto de detalhes. Para realizar este trabalho, é necessário conhecer o game como a palma da mão! E para tanto, o acesso à games clássicos é maior do que os games de última geração. Além destas imposições, os games "retrô" são ricos em aspectos técnicos que estão em constante evolução. Por esta razão, é interessante respeitar determinado título do passado para compreendermos a produção de jogos recentes.

2. OS REVIEWS SÃO EXTENSOS DEMAIS! HÁ MUITA INFORMAÇÃO DESCRITA SOBRE O JOGO! POR QUE NÃO DESCREVE RESUMIDAMENTE SOBRE O JOGO ANALIZADO?
R:
Boa parte dos sites de games procuram sintetizar informações afim de que o leitor tenha idéia sobre determinado jogo. O BLACKBELT Virtual Dojo of Games pretende trazer o máximo de informações possível sobre o título analizado. Todos os termos importantes são destacados em vermelho e negrito para que o leitor possa facilmente se situar diante o assunto descrito. Para os leitores que não gostam de uma leitura muito extensa, um podcast sobre o review em questão é elaborado para atender os visitantes do site que não possuem tempo hábil para leitura. Os audioreviews virão após a elaboração do review escrito.

3. NOS REVIEWS, NÃO SE ENCONTRAM MUITAS DESCRIÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DO AUTOR COM O ASSUNTO TRATADO. POR QUE?
R:
Não existe imparcialidade em nenhum texto do site. Os artigos são elaborados para expressar uma opinião formada e aberta a discussões. Os reviews não possuem esta prioridade, cabendo apenas a detalhar e descrever positivamente ou negativamente os aspectos técnicos abordados. Em algumas exceções, a opinião do autor é expressa em determinado assunto tratado, porém sem envolver emoções particulares. De maneira geral, os autores de reviews tomam a liberdade de descrever seus sentimentos carregados de uma nuvem nostálgica sobre determinado game. Para os reviews, prefiro conduzí-los por termos gerais, deixando as descrições mais pessoais para os comentários. O "gosto" ou "não gosto" não cabe para as avaliações do site. Caso seja inevitável um off topic ou conteúdo relacionado com o assunto, notas serão descritas no final de cada review.

4. DE UMA DATA PARA OUTRA, HOUVERAM ALTERAÇÕES NO TEOR DO TEXTO DE DETERMINADO REVIEW. POR QUE?
R:
Atualizações podem ocorrer afim de acrescentar mais informações, corrigir erros ou levantar questões não antes abordadas que passaram a merecer atenção. Portanto, os textos podem ser alterados sutilmente.

5. QUAL O CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS NO REVIEW?
R:
Os principais aspectos do game avaliado são descritos separadamente. A nota final não é resultante apenas da soma das notas individuais de cada parâmetro técnico, mas na sinergia entre os aspectos que compõem o game como um todo. Abaixo, segue um exemplo do certificado e o quadro de notas representado por faixas de graduação:
CERTIFICADO DE GRADUAÇÃO DE FAIXA
Tendo sido produzido pela SOFTHOUSE e comercializado pela PUBLISHER para SISTEMA a partir do ano de XXXX, o BLACKBELT Virtual Dojo of Games confere honrosamente ao game NOME DO GAME a graduação de FAIXA DE GRADUAÇÃO por seus feitos no ramo de jogos eletrônicos.

NOTA FINAL: CLÁSSICO ETERNO
CLÁSSICO ETERNO!
NOTA 10,0
NOTA 9,0
NOTA 8,0
NOTA 7,0
NOTA 6,0
NOTA 5,0
NOTA 4,0
NOTA 3,0

Sobre os artigos:
1. NÃO CONCORDO COM DETERMINADO ARTIGO! ACHO DESNECESSÁRIO ABORDÁ-LO. POR QUE ALGUNS TEXTOS SÃO POLÊMICOS?
R:
O intuito não é levantar polêmica, muito menos inflamar assuntos delicados. Se existe a abordagem de determinado assunto considerado "polêmico", é justamente para que exista a discussão e troca de informações. O desejo expresso do site é o de encontrar a verdade sobre o assunto abordado, e ter um ambiente livre de alienação. Se um artigo traz duras críticas, é porque existem argumentos que as asseguram, não baseados em opiniões particulares, mas unicamente expressos por uma rigorosa pesquisa. Os artigos são elaborados com integridade e honestidade, livre de demais intervenções. Se o leitor não se veste deste entendimento, e não aceita a discussão saudável, não é leitor suficiente para discutir o assunto.

2. POR QUE OS ARTIGOS NÃO POSSUEM TODAS AS FONTES CITADAS?
R:
Porque boa parte das informações são facilmente encontradas por uma boa pesquisa, o que torna desnecessário encher a página de notas. Do contrário, o artigo passa a se tornar uma página carregada de "dropping names". Pessoas dispostas a humilhar umas as outras por simples orgasmo não faltam! Esse tipo de comportamento é intolerável. Obviamente, algumas fontes serão mencionadas para complementar o assunto quando necessário.

3. VOCÊ É UM ANALFABETO! ESCREVEU UMA PALAVRA COM "Ç", ALGO QUE SE ESCREVE COM "S! NÃO SENTE VERGONHA NÃO?
R:
Escrevo errado de propósito para que os leitores ávidos com doutorado em línguas venham a se manifestar neste humilde site! Será uma honra ter algumas de minhas palavras corrigidas por tão incólumes e brilhantíssimos professores de plantão! Estarei muito grato por isso! Uma palavra ou outra escrita erroneamente, diante do tanto de trabalho que tenho em mãos, fará toda a diferença para julgamentos, não é verdade?
Sobre as notícias:
1. POR QUE AS NOTÍCIAS DA PÁGINA PRINCIPAL SÃO LIGEIRAMENTE ATRASADAS, SENDO PUBLICADAS AO SITE DIAS DEPOIS DE ANUNCIADO PELA FONTE?
R:
Porque cada notícia é publicada no site contendo uma nota que expressa minha opinião sobre o assunto. Limitar-se a noticiar faz do site uma página de games convencional. Além disso, o atraso se deve à um único autor ser responsável por todo o conteúdo do site (este que vos escreve).
Sobre a navegação do site:
1. MEU DEUS! QUE NAVEGAÇÃO ESTRANHA PARA LER OS REVIEWS! DUAS BARRAS VERTICAIS? TUDO NO I-FRAME? SOCORRO!
R:
Não é tão complicado assim... O layout do site foi feito para manter a tela em uma altura fixa para evitar de ficar descendo a barra de rolagem até sabe-se o quanto. Para ler confortavelmente os reviews e artigos, basta o leitor rolar a primeira barra de rolagem vertical da página principal até o texto chegar ao meio da tela, e depois manusear a barra de rolagem vertical do iframe. Este método pode parecer arcaico, mas funciona para a altura fixa que desenhei para o site. Quando eu encontrar outros meios de navegação, farei as devidas implementações!

2. NÃO CONSIGO VISUALIZAR O SITE ADEQUADAMENTE EM MEU NAVEGADOR! QUAL NAVEGADOR DEVO UTILIZAR?
R:
Infelizmente, o Internet Explorer 9 não suporta adequadamente a tipografia que o site utiliza. Mesmo utilizando fontes através do comando "@fontface", o Internet Explorer costuma falhar com o recurso, e também inclusive, com os efeitos do site adquiridos com JQUERY. Para resolver a questão, estou ressucitando o antigo site que funcionava em HTML puro para, ao menos, atender de alguma forma usuários do IE. Infelizmente, vai demorar, mas acho este um interessante meio de reviver o site antigo. O atual site é visualizado perfeitamente no GOOGLE CHROME (Versão 43.0.2357.81 m).
Sobre os materiais em audio e vídeo:
1. OS VÍDEOS E PODCASTS SÃO PRODUZIDOS DISTINTIVAMENTE EM RELAÇÃO AOS TEXTOS. HÁ MUITO MAIS HUMOR E RISADAS NOS TRABALHOS AUDIOVISUAIS DO QUE NOS TEXTOS. MAS POR QUE VOCÊ FAZ TUDO SOZINHO?
R:
Trabalhos produzidos por audio e vídeo são extremamente divertidos! Enquanto os textos são mais técnicos, os podcasts e gameplays comentados são caracterizados por uma atitude mais despojada, cheia de bom humor e diversão! Não tenho o desejo de produzir conteúdos sérios para estes meios, simplesmente porque não consigo. E quanto ao fato deste que vos escreve ser um "forever alone" ao produzir conteúdos para o site, não o sou por opção, mas por falta de opção! Não encontro pessoas para trabalhar comigo. Então, eu faço tudo sozinho mesmo. E por incrível que pareça, me divirto muito com isso! Espero que, mesmo sendo um monólogo, os trabalhos por áudio e gameplays venham a agradar o público. Estes trabalhos demoram mais para sair, mas os faço com muita boa vontade e satisfação!

2. EM UM DE SEUS VÍDEOS DE GAMEPLAY NO MODO ONLINE, MINHA ID APARECEU. FIQUEI INCOMODADO, E GOSTARIA DE TER MINHA ID REMOVIDA DO VÍDEO. COMO DEVO PROCEDER?
R:
É muito difícil existirem inconvenientes, pois não acredito que a C.I.A, o F.B.I ou a Receita Federal venham a intimar vossa senhoria apenas por ter conseguido pistas através de sua ID em um de meus vídeos pelo modo online. Se realmente existir um incômodo, peço encarecidamente para permitir que sua ID permaneça em meu vídeo, do contrário serei obrigado a ter o retrabalho de editar e upar o vídeo corrigido. Os vídeos online são bastante amigáveis, a "zueira" dos vídeos, embora não tenha limites, não serve para denegrir a imagem de seus participantes online. Relaxe, e sinta-se feliz por disputar uma partida online comigo! :)

3. POR QUE HÁ APENAS TRÊS MÚSICAS DISPONÍVEIS PARA CADA REVIEW?
R:
O player que utilizo é muito simples e de fácil manuseio para inserir nas páginas do site. Mas há um porém: a versão completa deste recurso é paga! Eu utilizo a versão gratuita, e portanto, limitada à apenas três músicas por player. Não vejo necessidade de colocar todas as músicas do game, visto numerosos arquivos em mp3. Caso exista a necessidade de ouvir músicas diferentes das disponibilizadas, posso trocá-las por meio de pedidos dos leitores pelos comentários.
Sobre a interação com o público:
15. GOSTARIA DE COLABORAR COM O BLACKBELT VIRTUAL DOJO OF GAMES? COMO FAÇO?
R:
Matricule-se no dojo enviando um e-mail para avaliação. Conte tudo o que deseja. Tire suas dúvidas sobre o qualquer assunto, e se eu souber responder, terá sua resposta. Se eu não encontrar a resposta, ao menos terá meu feddback. Todo conteúdo produzido com dedicação e bom senso é muito bem vindo ao site! Sinta-se livre para enviar seu review ou artigo, mande uma foto de sua coleção de games, e independente de aprovação aos textos principais do site, seu trabalho terá a merecida publicação em uma área específica, com direito aos meus comentários! Caso deseje ingressar ao dojo permanentemente, escreva um português agradável, se esforce e principalmente, se divirta com suas produções, e com certeza terá seu espaço merecido! Participe!

Pergunte abaixo o que desejar! Pode ser QUALQUER ASSUNTO! O Pô-Rafa responde nos comentários!