Bloodstained: Ritual of the Night teve grande avanço e está confirmado para a E3 2016!
Projeto desenvolvido através do Kickstarter pelo produtor Koji Igarashi, responsável pelos games clássicos da série Castlevania, Bloodstained toma forma e será apresentado ao público com uma demo jogável.
10 de Junho de 2016
Rafael de Oliveira
Update
Empenhado em reunir seus renomados colegas de trabalho para um novo projeto independente, Koji Igarashi propôs ao mundo através do Kickstarter o game Bloodstained: Ritual of the Night, que será produzido com o objetivo proporcionar aos jogadores a melhor experiência dentro do estilo "Metroidvania", predominante nos maiores sucessos da série clássica Castlevania produzidos pela equipe. A campanha foi um enorme sucesso, visto ter arrecadado o montante de US$ 5,5 milhões, sendo a meta inicial de US$ 500 mil!
Após o fim da campanha, surgiram alguns updates que envolveram diretamente a opinião dos fãs que contribuíram com o projeto, como na votação de determinados shaders para se utilizar nos objetos do game.
Em 07 de Junho deste ano, o projeto avançou formidavelmente, e pela primeira vez temos um vídeo da personagem Miriam se movendo em um cenário completo chamado "Minerva Galleon", o primeiro estágio do game. A música de fundo apresentada no vídeo é mais uma composição inédita de Michiru Yamane.
Embora o vídeo publicado não apresente mecânicas de ataque, inimigos e armamentos, a presença de Bloodstained: Ritual of the Night na E3 2016 está garantida, e segundo o próprio IGA, além de apresentar uma DEMO JOGÁVEL em seu estande, a demonstração para PC (apenas Windows e via STEAM) estará disponível também à todos os colaboradores que contribuíram com US$ 60 ou mais!
O game está sendo desenvolvido através da Unreal Engine 4, e será portado para os sistemas Playstation 4, Playstation Vita, X-BOX ONE e WII-U. A previsão de lançamento é para o ano de 2017.
O projeto está muito bonito, pois foi muito bem elaborado antes mesmo de iniciarem com os trabalhos no computador. Os personagens são incrívelmente bem desenhados, cheios de detalhes nas vestimentas, e apresentam muita personalidade. A sutileza e a profundidade caminham juntas ao observar os personagens mais de perto: a rosa de cristal nas costas de Miriam é solidificada (o que eu pensava ser apenas um desenho em alto relevo na pele) e deixa rastros de vidro pelo caminho, além de brilhar intensamente! É um cuidado que deram à personagem e que pode nos contar muito sobre a história do jogo e seu universo.
Em uma das atualizações de 2015, um personagem me chamou a atenção: ZANGETSU, o samurai caçador de demônios! O guerreiro possui uma espada japonesa clássica, mas o que o difere muito dos demais samurais é sua utilização de talismãs "ofuda", que são feitiços escritos em papéis que trazem poderes à vida real. Zangetsu é um homem mutilado pelas lutas que travou contra os demônios, e não possui o braço direito e o olho esquerdo. Para continuar lutando, ele utiliza um braço de madeira animado pelo poder dos feitiços "ofuda", além de cobrir o olho com um dos talismãs para enxergar não apenas o visível, mas também o sobrenatural. Não há um único modelo pronto do personagem para ser apresentado in game, e já o acho fantástico! Este é só um exemplo de como Bloodstained: Ritual of the Night consegue ser rico em CRIATIVIDADE. A alquimia, tema escolhido para alavancar a guerra contra os seres no universo do game, é excelente para trabalhar com o já conhecido clima gótico de Castlevania visto nos trabalhos de IGA!
Além da criatividade envolvendo o tema, o sistema de jogo por meio de elementos de RPG traz novidades incríveis ao gênero! Será formidável forjar armas através de itens deixados pelos inimigos, algo que funcionou muito bem em Castlevania: Dawn of Sorrow ao permitir que sejam forjadas novas armas mais poderosas através da fusão delas com as almas dos inimigos derrotados. Tudo isso ainda está no papel, mas parece ser tranquilamente possível de funcionar bem no game.