Em
21 de Fevereiro de 2021, a
Bandai Namco promoveu o
2nd Annual Japan Fighting Game Publishers Roundtable, e para o público apresentou um
teaser trailer do segundo
personagem adicional da
quarta temporada de
Tekken 7. Nele, apenas foi exposto uma personagem ligada ao
Ministério Polonês. Finalmente, em
21 de Março, a Bandai Namco revelou os conteúdos dos DLCs de número 18 e 19: trata-se de
Lidia Sobieska, inédita personagem na série e especializada no
Karatê Shotokan, e o novo cenário
Island Paradise. Confira o
trailer de revelação de Lidia Sobieska logo abaixo:
Segundo a descrição feita pela Bandai Namco no vídeo de revelação, "Após a Tekken Force ter chegado em parte da Polônia, os Poloneses clamaram por uma líder mais forte, e Lidia atendeu o chamado!". Surpreendentemente, detrás da tal dama de ferro do Ministério Polonês, está uma legítima representante do Karatê Shotokan.
TATSUYA NAKA e a representação da JAPAN KARETE ASSOCIATION em "TEKKEN 7":
A série Tekken segue sendo produzida com a característica de representar, através de
alguns de seus personagens,
posturas e movimentos oriundos de estilos de artes marciais reais. Esta premissa permitiu que o
Karatê Kyokushin (representado por
Ryu Narushima), a
Capoeira (sob a performance do
Mestre Marcelo "Caveirinha" Pereira), o
Taek Won Do (representado por
Hwang Su-Il) tomassem vida própria no mundo dos videogames. A variedade de escolas marciais aumentou a partir de Tekken 3 com o ingresso do capoeirista Eddy Gordo e o taekwodista Hworang ao elenco. Em Tekken 7, o número de artes marciais baseadas na vida real ganhou mais diversidade com o
Muai Thai (por
Suakim PK Saenchai), o
Wing Chun e recentemente, o
Karatê Shotokan (pelo
Sensei Tatsuya Naka). A participação de
instrutores e atletas renomados na captura de movimentos faz de Tekken boa referência nas artes marciais, visto basear a realidade projetada para um mundo fictício, algo menos explorado em demais jogos de luta (como é o caso de artes marciais criadas sem a intenção de se aproximar de uma prática real, tal como é o Karatê Kyokugenryu da SNK, ou o Karatê Ansatsuken da Capcom).
O produtor
Katsuhiro Harada fez questão de divulgar em sua conta no
Twitter a cooperação entre a Bandai Namco e a
Japan Karatê Association (JKA) por meio do Sensei Naka. Inclusive, o instrutor da JKA foi ator em filmes como "High Kick Girl" (de 2009).
Pela primeira vez em sua vida, o Sensei Tatsuya Naka participou como convidado para performar movimentos do Karatê Shotokan nos estúdios da Bandai Namco, e divulgou sua experiência em um vídeo para o canal Kuro Obi. Veja abaixo:
KANKU-DAI, GOJUSHIHO e GANKAKU - Katas do estilo SHOTOKAN:
Jin Kazama e
Kazuya Mishima, por exemplo, apresentam em seu repertório de ataques alguns movimentos do
Karatê Kyokushin, que é uma vertente voltada para
resistência em combate, diferente do
Karatê tradicional de Okinawa (Wado Ryu, Shorin Ryu, Shito Ryu e Goju Ryu), do
Karatê moderno (difundido por todo o Japão através do
Shotokan) e do
Karatê Olímpico (na modalidade
Shiai Kumite).
Lidia Sobieska apresenta movimentos próprios criados para o game e outros retirados do Karatê tradicional. Em seu
movelist, Lidia possui dois golpes realizados nos Katas
Gojushiho e
Gankaku. No trailer, parte do Kata
Kanku-Dai é realizado pela personagem. Confira abaixo a performance de
Ayano Nakamura, atleta campeã do 62º JKA All Japan Karate Championships em 2019:
Season Pass 4:
Os lutadores convidados são: Akuma (de Street Fighter) Geese Howard (de Fatal Fury), Negan (de The Walking Dead), e Noctis (de Final Fantasy XV), além dos inéditos Leroy Smith e Fahkumram.
Lidia Sobieska é a
segunda personagem do
Season 4 de Tekken 7, determinada como
DLC 18, e juntamente com o DLC 19 (estágio Island Paradise) se encontram
disponíveis desde 23 de Março de 2021.
SITE OFICIAL:
https://tk7.tekken.com/news/tk7-ver-4-1
Opinião:
Tekken desperta sentimentos em pessoas que praticam ou conhecem as artes marciais de forma distinta em comparação a outros jogos de luta. O esforço em imitar os fantásticos movimentos do jogo e levá-los para a vida real é uma brincadeira e desafio encarado por muitos praticantes, e alguns até chegam perto, como o dublê profissional
Eric Jacobus.
No UFC Fight Night realizado em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) em 20 de Outubro de 2020, embora Joaquin Buckley não tenha mencionado algo que relacione seu nocaute contra Impa Kasanganay à Tekken, sua performance foi
bastante comparada com o Mist trap de Lee Chaolan. Neste caso, pode-se dizer que o lutador não imitou intencionalmente o golpe especial do jogo para vencer sua luta, mas o jogo "Tekken" reproduz alguns golpes razoavelmente aplicáveis nas artes marciais.
Ver o Sensei Tatsuya Naka e toda a história da Japan Karatê Association representadas em uma personagem forte e cheia de liderança como Lidia Sobieska em Tekken 7 é um sonho de infância que hoje se alcança. Qualquer mulher pode sonhar em ser como Lidia Sobieska se treinar Karatê com o coração aberto. Imagino quantas crianças ingressaram no mundo das artes marciais através dos games, dos filmes... e alcançaram seus próprios sonhos, ao lado de bons amigos, descobrindo novos caminhos, e alcançando bens materiais e espirituais...
É difícil colocar palavras, em especial diante minha vida no Karatê Goju Ryu desde a infância. Nestes tempos de pandemia, onde as academias estão fechadas e os parques interditados, o treino se tornou solitário para muitos, e infelizmente, caí em depressão novamente, não conseguindo reagir da melhor forma ao "novo normal" imposto à todos (sem eventos presenciais tanto para a FGC quanto para os esportes, hoje estamos distantes da realidade que antes vivíamos e muitas vezes não valorizávamos). Também sei que é minha culpa por não dar continuidade ao meu treinamento, pois a história mostra as pessoas treinando em segredo para aprender a se defender, não cabendo desculpas para deixar de praticar o Caminho marcial.
Lamentos à parte, amo as artes marciais, amo em especial o Karatê-Do, e me considero suspeito em relação à Lidia Sobieska e à Makoto (Street Fighter III: 3RD Strike). São minhas personagens favoritas!
Torço que o Karatê alcance reconhecimento como esporte olímpico, mas acima disso, torço para que a prática do Karatê-Do tradicional seja respeitada e valorizada no futuro, da mesma forma como as demais artes marciais, estas que até hoje escondem suas riquezas no passado em que surgiram...
Todas as imagens contidas neste website são propriedade de seus respectivos autores.
Copyright © 2015-2025 - BLACKBELT Virtual Dojo of Games - Todos os direitos reservados.