A última etapa do circuito mundial de torneios de KOF XV assinados oficialmente pela
SNK culminou no grande evento chamado
SNK World Championship 2023 situado em Hollywood, Califórnia, Estados Unidos, durante os dias 15 a
17 de Março de 2024.
Yasuyuki Oda, diretor de desenvolvimento de
Fatal Fury: City of the Wolves, subiu ao palco para anunciar pessoalmente as
novidades referentes ao tão aguardado título. A equipe de publicidade preparou
dois trailers para o evento.
O primeiro, considerado como
trailer de anúncio, foi voltado para a breve apresentação do
sistema de combate denominado
REV. Confira abaixo:
Posteriormente, o
trailer de personagem abordou
cinco lutadores em ação:
Rock Howard,
Terry Bogard,
Hotaru Futaba,
Tizoc e
Preecha, esta última
estreante na série. Assista abaixo:
Pela primeira vez, um título da SNK oferecerá, além da atuação de voz japonesa,
dublagem em inglês americano, algo formidável para a ambientação de South Town.
Acelerando...
Exibir complexos recursos de ataque e defesa inerentes ao
sistema REV em menos de um minuto de trailer desperta, naturalmente, curiosidade nos expectadores, e como parte da estratégia de marketing da SNK, os desenvolvedores não forneceram mais explicações para o público geral, deixando a interpretação das primeiras impressões da atual build de Fatal Fury: City of the Wolves à mídia especializada, bem como convidados seletos, privilegiados estes em experimentar algumas partidas do game.
Em tradução literal, o termo
REVVING resulta na palavra
ACELERANDO, e transcreve a
alimentação crescente de um medidor de calor em forma de acelerômetro. Abaixo do arco de calor,
duas barras horizontais se encontram lado a lado para utilização exclusiva por meio de
Super Deadly Attacks (antes dividos em níveis de força S-Power e P-Power).
O sistema REV contempla recursos especiais de
ataque e
defesa ao custo do
aumento no arco de calor, que se inicia em 0% a cada round e entra em
desuso quando em
superaquecimento aos 100% (chamado
Overheat). Neste estado, além de estar com a
resistência da guarda mais vulnerável, todos os recursos são inacessíveis até que o
resfriamento seja reestabelecido, este iniciado ao adotar uma
postura menos agressiva, e sua diminuição se deve de forma mais rápida ao
acertar ataques no oponente. De forma didática, pense nos
blocos de Drive e no estado
Burnout ao seu total esvaziamento em
Street Fighter 6, salvo que o indicador do arco REV indica valores ao contrário em direta comparação: quanto mais são usados os recursos REV, o custo e o preenchimento do arco de calor vai aumentando.
Sobre os recursos disponíveis de ataque e defesa do
arco REV, segue abaixo a
descrição de cada um deles:
REV Arts: Os chamados EX Moves originados dos fighting games da Capcom foram implementados em outras séries há um bom tempo, como Killer Instinct 2, e posteriormente Mortal Kombat 9. Desde The King of Fighters XIII, a SNK tem trazido a mecânica como parte do arsenal comum a todos, e em Fatal Fury: City of the Wolves, os golpes especiais aprimorados são performados ao custo de parte do arco de calor REV (mais precisamente, 25% de aumento na barra de calor), mais uma vez, similar ao custo de blocos da barra de Drive em Street Fighter 6, deixando a barra de Power exclusiva para Super Deadly Moves.
REV Accel: É um dos recursos REV mais interessantes em se tratando de ataques prolongados. Trata-se do mecanismo de extensão de combos mediante a aplicação correta entre o cancelamento e uso de REV Arts. O uso do REV Accel requer habilidade na execução de REV Arts no tempo exato para conectar investidas, resultando em combos espetaculares. Para fins de orientação gráfica, cada conexão bem sucedida exibe uma sombra azul do último movimento cancelado.
REV Guard: Ao segurar um dos botões de ombro (possivelmente designado para resumir uma ação feita por dois botões de ataque), um escudo vermelho (em forma de bolha) toma a frente do personagem, protegendo-o eficazmente graças a sua propriedade em repelir o oponente, afastando-o para mais longe. O arco REV é aquecido rapidamente pelo uso do REV Guard, o que requer atenção ao utilizá-lo. Manobras evasivas são permitidas durante a formação do escudo ao pressionar o direcional desejado: dash (frente), backdash (trás) e jump (frente e trás).
REV Blow: Trata-se de um ataque explosivo e único para cada lutador, baseado no antigo T.O.P. Attack de Garou: Mark of the Wolves. O comando para executá-lo é o mesmo do clássico: Soco Forte + Chute Forte. O golpe recebeu uma nova propriedade, similar ao Drive Impact de Street Fighter 6: o REV Blow é capaz de resistir a impactos iniciais graças ao Armor envolto durante o movimento. E mais: a colisão entre dois ataques de mesmo nível favorecerá o último executado dentro janela de frames. O recurso fica disponível apenas quando a barra de vida se encontra no estado S.P.G., explicado mais adiante.
S.P.G não é mais T.O.P., mas continua TOP!
Os sistemas já consolidados em
Garou: Mark of the Wolves retornam aprimorados. Segue abaixo:
S.P.G.: A sigla revela o termo Selective Potential Gear, e parte dos mesmos princípios técnicos do clássico de 1999. Temos 1/3 da barra de energia reservada ao S.P.G. e seu espaço ocupado é determinado pelo jogador antes do combate. Uma série de benefícios são concedidos diretamente quando a barra de energia ultrapassa o limite inicial determinado para o S.P.G. tais como: lenta recuperação de energia; ligeiro aumento no poder de ataque; preenchimento mais rápido no armazenamento de Power. Atribuído ao sistema REV, o estado S.P.G. tem ligeiro resfriamento do arco REV (o custo de movimentos REV é reduzido enquanto ativo) permite o uso do REV Blow, bem como de Hidden Deadly Moves (sob o consumo de duas barras de Power), como o incrível Power Geyser R de Rock Howard!
Just Defend / Hyper Defend.: Acertar a defesa no frame exato de um ataque adversário é algo desafiador, e igualmente recompensador. O Just Defend é um recurso defensivo tão emblemático quanto a mecânica de Parry em Street Fighter III, porém a SNK de 1999 o implementou com benesses além da abertura de contra ataque: a energia do defensor é restaurada na mesma proporção de força do golpe adversário, e defesas aéreas são permitidas unicamente através do Just Defend, visto não existirem outras formas de se proteger durante saltos. Fatal Fury de 2025 trará a mecânica de bloqueio perfeito novamente, e além do Just Defend, um bloqueio perfeito dentro de outro bloqueio perfeito (contra um combo adversário) resultará no Hyper Defend. Após acertar o toque do direcional para trás e conseguir um Just Defend, aperte a direção oposta para alcançar um Hyper Defend. Suas propriedades ainda não foram explicadas ou claramente notadas, mas certamente, o princípio de dificuldade / recompensa está bem estabelecido na proposta defensiva que o jogo pretende proporcionar.
Break Moves: Em Garou: Mark of thhe Wolves, determinados Deadly Moves de cada personagem receberam a propriedade Break, capaz de simplificar / antecipar a recuperação no momento de colisão do ataque, o que cria vantagens de frame para próximos movimentos.
Feint Moves: Característicos movimentos de finta, os falsos Deadly Moves da série Real Bout Fatal Fury retornam para ampliar o guessing game, ou mesmo modificar certas investidas durante combos.
Modos de controle ARCADE e SMART Style:
Fatal Fury: City of the Wolves trará
dois modos de controle, visando atender
veteranos e iniciantes em jogos de luta, tendência atual em praticamente todos os títulos mais recentes do gênero. O
Arcade Style traz integralmente o esquema de controles de Garou: Mark of the Wolves: comandos dos Deadly Moves guiados por movimentos circulares do direcional adicionados ao botão de ataque, como manda a tradição. Para iniciantes, a SNK oferece o
Smart Style, configurado para simplificar os comandos direcionais dos Deadly Moves em apenas
uma seta + ataque.
O recurso de
assistência automática para combos integrado à jogabilidade de KOF XV
foi descartado neste novo Fatal Fury.
Apresentação Gráfica dos Lutadores e Mudanças Significativas:
A parte gráfica dos personagens foi refinada para patamares maiores com a adição de
sombras mais definidas e efeitos especiais acompanhando-os durante as poses e movimentos mais dramáticos, como
retículas e cortes estilizados, aproximando-se bastante da
linguagem visual dos quadrinhos americanos. À parte do aspecto estético,
partículas de cores diferentes foram inteligentemente utilizadas para
diferenciar cada uso dos recursos do sistema REV, e a SNK conseguiu apresentar
efeitos visuais bonitos e usuais para as ações diversificadas que ocorrem nos combates, tudo isso sem causar confusão ou estranheza.
Entre as
mudanças perceptíveis nos personagens de Garou: Mark of the Wolves,
Rock Howard demonstrou domínio de novas técnicas herdadas de seu falecido pai Geese Howard (o
Shipuuken e o
Hishou Nichirinzan), bem como uma grande "carta na manga" aprendida através de seu atual mestre,
Terry Bogard (o incrível
Power Geyser R).
Já o Lobo Faminto de South Town retomou o
Round Wave em sua lista de golpes e adaptou o
Rising Tacke diagonal durante suas investidas aprimoradas, e agora pode performar o
Crack Shoot durante saltos (este incorporado ao REV Blow).
A estreante
Preecha é aluna de um dos Lobos Solitários,
Joe Higashi. Por portar óculos de estudo e mencionar em suas falas "...encontrar uma ótima espécime para sua pesquisa", é sabido que a jovem está em busca de entender cientificamente as características mais profundas de um lutador, como a proveniência de seus poderes, por exemplo.
Plataformas e Previsão de Lançamento:
O teste a portas fechadas durante o SNK World Championship 2023 foi realizado em um
Playstation 5. Não há confirmação quanto a demais plataformas, porém a tendência atual aponta para as plataformas mais recentes da Microsoft (XBOX Series X|S) e Valve (Steam Deck e PC).
Fatal Fury: City of the Wolves está previsto para o
início de 2025. Durante a
EVO Japan 2024, que será realizada entre
27 a 29 de Abril, a SNK disponibilizará para o público presente a demonstração jogável da atual build do game.
FONTE:
SNK News
Site Oficial:
Fatal Fury: City of the Wolves | SNK
Opinião:
As revelações do anúncio de Fatal Fury: City of the Wolves nos remetem nostalgicamente a 1999, não apenas por se tratar da continuação da história de Garou: Mark of the Wolves e do retorno de sua excelente jogabilidade, mas por suas similaridades gráficas e técnicas com seu concorrente direto da Capcom, Street Fighter III: 3RD Strike: amado por muitos, "exótico" para os mais resistentes a mudanças de elenco; característica esta também comum ao último título da série Fatal Fury produzido pela antiga SNK. Após o anúncio do dia 17, este grande rival histórico voltou aos "ringues" para desafiar seu antigo algoz, hoje entitulado "Street Fighter 6". O diretor de Fatal Fury: City of the Wolves Hayato Konya (responsável por Samurai Shodown de 2019), ao ser questionado por
Jeff Kayo (convidado brasileiro da imprensa para experimentar o novo Fatal Fury em Hollywood) sobre estas similaridades entre SNK e Capcom, sua resposta foi direta:
"Sim, essa é a nossa intenção mesmo. A ideia é a de que sejamos os rivais diretos de Street Fighter 6.”. O sistema REV está à mostra justamente para confirmar isso.
Não vou entrar no mérito de comparações diretas entre a parte estética dos t´tulos, pois ambos apresentam linguagens artísticas diferentes (SF6 usa o realismo da RE Engine, porquanto a SNK optou pelo Cell Shadding refinado), e neste âmbito, agradam e desagradam, sem deixar de apresentar belos gráficos.
As hitórias do passado contadas pelos desenvolvedores das duas empresas denotam uma rivalidade sadia, uma competição para quem entrega o melhor e mais divertido jogo. Ainda que se adote uma visão cética sobre a questão, verdadeiramente temos, novamente, duas equipes distintas, de mesma nacionalidade, dispostas a evoluir tecnicamente seus ícones do passado. A similaridade mais empolgante para nós, jogadores: ambas, SNK e Capcom, estão dispostas a entregar-nos o melhor Fighting Game possível!