Bem vindo ao "BLACKBELT Virtual Dojo of Games"! Tire os sapatos, cumprimente com reverência, entre e se divirta!

Este espaço não só é destinado à encontrar esclarecimentos sobre o autor dos textos, sua filosofia, desenvolvimento do site e projeções para o futuro, como também é o espaço destinado aos leitores para quaisquer esclarecimentos. Fique à vontade para perguntar o que desejar!
  • Rafael de Oliveira
  • 07 de Fevereiro de 2022

Sobre o site:


1. COMO SURGIU A IDÉIA DE ELABORAR UM SITE SOBRE GAMES?
R: Desde criança, sempre gostei de ler e escrever. Enquanto todos brincavam na rua, preferia os livros e histórias em quadrinhos. Os videogames sempre foram minha diversão predileta, e me via empolgado a cada mês com as revistas do gênero. Chegava a levá-las para a escola (escondidas na mochila) e compartilhava, com entusiasmo, o gosto por jogos com meus colegas de sala. Com 18 anos, fiz um curso de WEB DESIGN e gostei muito de HTML. Na época, os emuladores eram febre para os amantes de jogos, e meu passatempo favorito era jogar, tirar screenshots, escrever sobre o jogo dentro de minha própria persepectiva e montar a página web sobre o game. Tudo era muito primitivo, pois eu apenas utilizava o bloco de notas para editar as páginas. Os textos, apesar de carregarem palavras libertadoras e revoltosas de um adolescente, me divertiam muito. Com a atividade, percebi que realmente gostava de envolver-me com a produção de conteúdo deste tipo. Todavia, aquelas palavras revoltosas e esdrúxulas dos reviews resultaram em um efeito reverso ao esperado: fortaleceram mais minha natural timidez, e a coragem de divulgar o site com meus textos foi assim reprimida. O "BLACKBELT Virtual Dojo of Games" existia dentro de meu disco rígido desde 2004, e preferi mantê-lo guardado comigo todo esse tempo graças a falta de maturidade e segurança que sentia em minhas produções. Nunca quis escrever por escrever, e sempre desejei me envolver com um trabalho mais autêntico, porém a busca por essa maturidade era desenfreada, e desequilíbrios se sucedem até o balanço desejado. O tempo foi passando e desisti do projeto, pois além dos entraves maturacionais, achava cada vez mais complicado me atualizar no conhecimento de construir sites. Em 2011, decidi investir novamente na área ao ingressar no curso de Produção Multimídia, e além de ne atualizar tecnicamente, encontrei forças para retomar o projeto ao experimentar outras mídias de publicação, como o Podcast e o gameplay comentado por video. Experimentar estes meios de produção de conteúdo me permitiu alcançar a leveza necessária para adquirir a tão almejada autenticidade no formato desejado ao projeto! Sozinho, com dedicação, paciência e bom humor, fui construíndo novamente o BLACKBELT Virtual Dojo of Games, e depois de muitas mudanças no material, pude publicá-lo em 2015! Para mim, lançar o site da maneira que planejei é uma vitória enorme, e espero nunca parar de produzir conteúdo!

2. DE ONDE SURGIU O NOME "BLACKBELT", E QUAL O SIGNIFICADO PARA "VIRTUAL DOJO OF GAMES"?
R: Pratiquei Karatê-Do por 11 anos, desde os 14 anos de idade. Depois dos treinos, sempre conversávamos sobre videogame! Boa parte dos meus amigos gostavam de jogos de luta, e a paixão pelo gênero foi aumentado a cada ano. Nos reuníamos no fim de semana e disputávamos muitos rounds em Street Fighter, Mortal Kombat, Tekken e The King of Fighters. As jogatinas se tornaram um costume. Infelizmente, a idade chegou e tive que desistir dos treinos para trabalhar e estudar, interrompendo assim meu caminho marcial no Karate-Do em 2009 sob a graduação de 1º Kyu (faixa marrom) sustentada por dois anos. Dez anos depois, surgiu-me a grata oportunidade de retornar ao Dojo que tanto prezava, e minha dedicação foi máxima, dada a rara chance de retomar aos treinos naquela idade (34 anos). No fim daquele mesmo ano, o melhor me sucedeu ao ser honrado com a tão sonhada faixa preta! Hoje, a guardo como legado, pois a vida exige de mim dedicação integral ao trabalho em prol do sustento para minha família, e me vi novamente afastado dos treinos, especialmente em 2020 e 2021 com a pandemia. Dentro dessa minha rica experiência de vida no Karatê-Do, entendo ser a faixa preta a honraria marcial única e especial na vida do estudante, servindo como representação de sua história de vida construída no Dojo. Cada aluno tem sua história de superação, e a faixa preta é a representação digna desse mérito. Há também outros valores significativos extraídos do termo, como elegância, autoridade, liderança. O projeto "BLACKBELT" surgiu muito antes da materialização deste meu sonho, mas compartilha do mesmo desejo: exercer elegância, excelência e maturidade em seu propósito. O universo das artes marciais orientais, arraigados de valores estéticos e culturais provenientes pela prática, como o ensino / aprendizado, a competitividade justa, a construção de elos com o próximo, a superação de desafios, diluídos ao forte apelo cultural encontrado no universo dos games, como a narrativa visual, mecanismos de jogabilidade, agregados aos mesmos valores partilhados entre si, são fonte de inspiração para a construção visual e textual de todo o projeto. O termo "BLACKBELT" pode ser atribuído a um excelente jogador, um excelente game, uma excelente jogada. O complemento "VIRTUAL DOJO OF GAMES" se refere ao espaço do site, que dispõe aos seus leitores textos informativos, artigos, e todo o material produzido relacionado aos games.

3. O NOME É SUGESTIVO AOS "FIGHTING GAMES", CONTUDO, O SITE DISPÕE DE TEXTOS SOBRE JOGOS DE OUTROS GÊNEROS. POR QUE?
R: A maioria dos títulos escolhidos para integrar ao quadro de textos do site são games que proporcionam certa competitividade. Mas a regra não é necessariamente uma doutrina. Há outros jogos que merecem a atenção devido alguns aspectos especiais nos quais não são necessariamente oriundos dos "fighting games". O leitor encontrará textos de gêneros variados de games, como "shoot'em ups", "beat'em ups", "puzzles", "RPGs" e "racing games".

4. QUAL SEU OBJETIVO AO DISPONIBILIZAR O SITE BLACKBELT VIRTUAL DOJO OF GAMES? HÁ GANHOS FINCANCEIROS COM O SITE?
R: Objetiva-se o compartilhamento de informações variadas pertinentes ao mundo dos videogames com a finalidade de proporcionar diversão para nossos leitores atravpes dos materiais disponíveis pelo site. Não há um mísero centavo ganho com o trabalho deste website: nem mesmo um tostão. O servidor é pago do meu bolso mensalmente, e disponibilizo tudo gratuitamente, sem anúncios ou patrocinadores. Não busco fama ou amigos, pois não tenho muitas esperanças em relação ao grande público. Apenas desejo produzir algo agradável, e este algo fazer sentido para a vida dos visitantes, pouco a pouco. Espero que o site tenha seu crescimento, e se Deus quiser, continuarei produzindo material de qualidade sempre que possível. Comentários e compartilhamentos serão muito apreciados! Todos os leitores que escreverem para o site, sejam por comentários ou e-mails, terão o feedback merecido!


Sobre as redes sociais:


1. O SITE POSSUI QUAIS PLATAFORMAS DE DIVULGAÇÃO EM REDES SOCIAIS? QUE TIPO DE CONTEÚDO É PUBLICADO NESSES MEIOS?
R: No momento, o BLACKBELT Virtual Dojo of Games possui perfis ativos no Instagram e o X (Twitter), além de canal dedicado a produções no YouTube. Realizei inscrição prévia no Spotify (via Anchor), Telegram e Twitch, porém não foram iniciadas atividades nessas plataformas. Antigamente, o BLACKBELT Virtual Dojo of Games estava inscrito no Facebook e dispunha de uma página na plataforma, contudo, a desativei permanentemente diante os escândalos públicos que trouxeram à tona ações por parte da empresa que vão na contramão de valores éticos de base, como censura prévia e falta de privacidade. Além disso, a plataforma deixava a desejar em alguns outros aspectos, como anúncios em demasia, o que reforçou pelo encerramento da página. O MeWe, rede social que tem por premissa garantir a privacidade e não influenciar usuários com anúncios em disparada, passou a ser a escolhida pelo Dojo para publicações rápidas, e o perfil mantém-se ativo até hoje, contudo, não há crescimento algum de público, talvez porque a plataforma é pouquíssimo conhecida e, principalmente, porque exige incrição antes de permitir acesso do usuário ao grupo aberto. Atualmente, o Instagram tem trazido certo êxito, pois além do alcance ao público ser considerável, a finalidade da plataforma em enfatizar fotos reais e videos curtos é interessante, e no perfil do BLACKBELT estão abrigadas fotos da minha coleção de games e artes produzidas para o site, algo que considero formidável compartilhar. O X (Twitter), em contrapartida, não trouxe bons resultados de crescimento, contudo, o perfil está ativo. Os planos para o Dojo são: uma plataforma para divulgação de publicações rápidas, uma plataforma para podcasts, e uma plataforma para produções de video e streaming de games ao vivo. São muitas as possibilidades na produção de conteúdo, porém, fielmente, a minha priorirdade e compromisso é com o site.

2. POR QUE A DIVULGAÇÃO DO SITE É POUCO DIFUNDIDA?
R: Os trabalhos que exerço não objetivam o crescimento convulsional, pois prefiro apostar em maneiras mais simples em conquistar pessoas. Ainda acredito que o BLACKBELT e meus demais projetos alcançarão seus espaços merecidos por meios próprios, orgânicos, artesanais. Não aderir a recursos apelativos vai ao encontro com os meus valores pessoais. O chão do Dojo será polido constantemente, mesmo sem visitas.


Sobre os reviews:


1. POR QUE OS REVIEWS SÃO DE JOGOS "RETRÔ"? É POSSÍVEL QUE EXISTAM REVIEWS DE JOGOS RECENTES?
R: Como o intuito dos reviews é descobrir os principais aspectos técnicos que proporcionam a diversão em determinado título, o conteúdo do texto é bem descritivo e repleto de detalhes. Para realizar este trabalho, é necessário conhecer o game como a palma da mão! E para tanto, o acesso aos games clássicos é maior em comparação aos games de última geração. Além destas imposições naturais, os games "retrô" são ricos em aspectos históricos que ditaram sua evolução. Por estas razões, é interessante analisar e respeitar determinados títulos do passado para melhor compreendermos a produção de jogos recentes.

2. OS REVIEWS SÃO EXTENSOS DEMAIS! HÁ MUITA INFORMAÇÃO DESCRITA SOBRE O JOGO! POR QUE NÃO DESCREVE RESUMIDAMENTE SOBRE O JOGO ANALIZADO?
R: Boa parte dos sites de games procuram sintetizar informações afim de que o leitor tenha idéia sobre determinado jogo. O BLACKBELT Virtual Dojo of Games pretende trazer o máximo de informações possível sobre o título analisado. Todos os termos importantes são destacados em vermelho e negrito para que o leitor possa facilmente situar o assunto descrito. Para os leitores que não gostam de uma leitura muito extensa, um podcast relacionado ao review em questão será elaborado no intuito em atender os visitantes do site menos ávidos à leitura. Os audioreviews virão após a elaboração do review escrito.

3. NOS REVIEWS, NÃO SE ENCONTRAM MUITAS DESCRIÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DO AUTOR COM O ASSUNTO TRATADO. POR QUE?
R: Não existe imparcialidade em nenhum texto do site. Os artigos são elaborados para expressar uma opinião formada e aberta a discussões. Os reviews não possuem esta prioridade, cabendo apenas a detalhar e descrever positivamente ou negativamente os aspectos técnicos abordados. Em algumas exceções, a opinião do autor é expressa em determinado assunto tratado, porém sem envolver emoções particulares. De maneira geral, os autores de reviews tomam a liberdade de descrever seus sentimentos carregados de uma nuvem nostálgica sobre determinados games. Para os reviews, prefiro conduzí-los por termos gerais, deixando as descrições mais pessoais nos comentários ou seções à parte. O "gosto" ou "não gosto" não cabe para as avaliações do site. Caso seja inevitável um off topic ou conteúdo extras relacionado ao assunto, notas serão descritas no final de cada review.

4. DE UMA DATA PARA OUTRA, HOUVERAM ALTERAÇÕES NO TEOR DO TEXTO DE DETERMINADO REVIEW. POR QUE?
R: Atualizações podem ocorrer afim de acrescentar mais informações pertinentes, corrigir erros ou levantar questões não antes abordadas que passaram a merecer atenção. Portanto, os textos podem sofrer sutis alterações.

5. QUAL O CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS NO REVIEW?
R: Os principais aspectos do game avaliado são descritos separadamente. A nota final não é resultante apenas da soma das notas individuais de cada parâmetro técnico, mas na sinergia entre os aspectos que compõem o game como um todo. Abaixo, segue um exemplo do certificado e o quadro de notas representado por faixas de graduação:
Avaliação



Sobre os artigos:


1. NÃO CONCORDO COM DETERMINADO ARTIGO! ACHO DESNECESSÁRIO ABORDÁ-LO. POR QUE ALGUNS TEXTOS SÃO POLÊMICOS?
R: O intuito não é levantar polêmica, muito menos inflamar assuntos delicados. Se existe a abordagem de determinado assunto considerado "polêmico", é justamente para que exista a discussão e troca de informações. O desejo expresso do site é o de encontrar a verdade sobre o assunto abordado, e ter um ambiente livre de alienação. Se um artigo traz duras críticas, é porque existem argumentos que as asseguram, não baseados em opiniões particulares, mas unicamente expressos por uma rigorosa pesquisa. Os artigos são elaborados com integridade e honestidade, livre de demais intervenções. Se o leitor não se veste deste entendimento, e não aceita a discussão saudável, não é leitor suficiente para ingressar no assunto através do nosso espaço.

2. POR QUE OS ARTIGOS NÃO POSSUEM TODAS AS FONTES CITADAS?
R: Porque boa parte das informações são facilmente encontradas por meio de uma boa pesquisa, o que torna desnecessário encher a página de notas. Do contrário, o artigo passa a se tornar uma página carregada, refém de "dropping names". Pessoas dispostas a humilhar umas as outras por simples orgasmo não faltam! Esse tipo de comportamento é intolerável. Obviamente, algumas fontes serão mencionadas para complementar o assunto quando necessário.

3. VOCÊ É UM ANALFABETO! ESCREVEU UMA PALAVRA COM "Ç", ALGO QUE SE ESCREVE COM "S! NÃO SENTE VERGONHA NÃO?
R: Erros de ortografia, possivelmente, ocorrem devido a pressa durante a produção dos textos, especialmente, quando se trata da seção de notícias. Não será comum encontrar erros de escrita ou semântica, principalmente nos reviews, mas estou fadado a errar, especialmente por não ser professor de línguas ou profissional na área (igualmente, por não ser agraciado com os plenos talentos da escrita criativa, literária, ou publicitária). Eu amo escrever, e por esse amor pela arte da escrita, estou sucetível a cometer erros. Apesar de não possuir ainda a excelência, estou em constante aprendizado, e atualmente, percebo que meus textos são razoáveis. Tenho em mente que, antes de qualquer crítica por parte de outrem, sou o primeiro e maior crítico ao meu trabalho, e ainda assim, mesmo em busca desse pensamento e esforço, minha percepção não é livre de limitações. Embora eu não tenha público suficiente (a ponto de existirem haters de plantão caçando erros ortográficos em tudo o que escrevo, invalidando todo o restante do serviço aqui oferecido), estou monitorando constantemente os textos do site, para sempre estar pronto a realizar as devidas correções necessárias. E claro, aceito críticas quanto a ortografia, desde que feitas amistosamente, pois nada melhor do que alguém nos corrigir com educação e gentileza, e principalmente, em claro objetivo ao zelo. Estou disposto a melhorar!



Sobre as notícias:


1. POR QUE AS NOTÍCIAS DA PÁGINA PRINCIPAL SÃO LIGEIRAMENTE ATRASADAS, SENDO PUBLICADAS AO SITE DIAS DEPOIS DE ANUNCIADO PELA FONTE?
R: Porque cada notícia é publicada no site contendo uma nota que expressa minha opinião sobre o assunto. Limitar-se a noticiar faz do site uma página de games convencional. Todas as notícias publicadas no site terão um tratamento especial em seu conteúdo. Como explicado anteriormente no item 1. do tópico "Sobre as redes sociais", para favorecer o rápido fluxo de informações, um perfil dedicado será colocado em atividade para postagens constantes com as notícias mais relevantes em circulação. Até então, o perfil do MeWe era utilizado para esta finalidade, porém a ausência de público forçou-me a repensar sobre a estratégia. Por ora, estou a escolher qual rede trará mais sentido para alcançar este objetivo.



Sobre a navegação do site:


3. POR QUE O SITE POSSUI DOIS LAYOUTS DISTINTOS PARA VISUALIZAÇÃO, AO INVÉS DE UM ÚNICO QUE ATENDA TODOS OS DISPOSITIVOS?
R: Embora atualmente sites sejam construídos objetivando o design responsivo (ou seja, uma estrutura visual que atenda a todos os dispositivos em um único layout), sempre tive carinho e respeito pela construção do site voltada para o desktop. Honrar este trabalho se tornou algo valioso para mim, e decidi não alterar sua estrutura, mas construir do zero uma segunda versão, exclusiva, para dispositivos móveis, e ainda que este seja acessível pelo desktop, não apresente perdas. Duas opções de layout ficam disponíveis para escolha do usuário na primeira tela do site como sugestão de leitura e visualização. Ambas as versões apresentam o mesmo conteúdo, sem alterações nos textos, salvo imagens que se fazem necessárias para acompanhar o layout escolhido. Aproveite!
Escolha de resolução



Sobre os materiais em audio e vídeo:


1. OS VÍDEOS E PODCASTS SÃO PRODUZIDOS DISTINTIVAMENTE EM RELAÇÃO AOS TEXTOS. HÁ MUITO MAIS HUMOR E RISADAS NOS TRABALHOS AUDIOVISUAIS DO QUE NOS TEXTOS. POR QUE? E QUAL A RAZÃO DE FAZER TUDO SOZINHO, SEM CONVIDADOS OU COLABORADORES?
R: Trabalhos produzidos por audio e video são extremamente divertidos! Enquanto os textos são mais técnicos, os podcasts e gameplays comentados são caracterizados por uma atitude mais despojada, cheia de bom humor e diversão! Não tenho o desejo de produzir conteúdos sérios para estes meios, simplesmente porque não consigo. E quanto ao fato deste que vos escreve ser um "forever alone" na produção de conteúdos para o site, não o sou por opção, mas por falta de opção! Não encontro pessoas para trabalhar comigo. Assim sendo, faço tudo sozinho mesmo. E por incrível que pareça, me divirto muito com isso! Espero que, mesmo sendo um monólogo, os trabalhos por áudio e gameplays venham a agradar o público. Estes trabalhos demoram mais para sair, mas os faço com muita boa vontade e satisfação!

2. EM UM DE SEUS VÍDEOS DE GAMEPLAY NO MODO ONLINE, MINHA ID APARECEU. FIQUEI INCOMODADO, E GOSTARIA DE TER MINHA ID REMOVIDA DO VÍDEO. COMO DEVO PROCEDER?
R: Se realmente existir um incômodo, peço encarecidamente para permitir que sua ID permaneça em meu vídeo, do contrário serei obrigado a editá-lo novamente e subir o video corrigido. As produções são bastante amigáveis, e não objetivam diminuir a imagem de seus participantes.

3. POR QUE HÁ APENAS TRÊS MÚSICAS DISPONÍVEIS PARA CADA REVIEW?
R: O player que utilizo é muito simples e de fácil manuseio para inserir nas páginas do site. Mas há um porém: a versão completa deste recurso é paga! Eu utilizo a versão gratuita, e portanto, limitada à apenas três músicas por player. Não vejo necessidade de colocar todas as músicas do game, visto numerosos arquivos em mp3. Caso exista a necessidade de ouvir músicas diferentes das disponibilizadas, posso trocá-las por meio de pedidos dos leitores pelos comentários.



Sobre a interação com o público:


1. GOSTARIA DE COLABORAR COM O BLACKBELT VIRTUAL DOJO OF GAMES? COMO FAÇO?
R: Entre em contato através do email contato@blackbeltgames.com.br ou pelas redes sociais do Dojo. Participe!



Pergunte abaixo o que desejar! Pode ser QUALQUER ASSUNTO! O Pô-Rafa responde nos comentários!