State of Play: Tekken 8 é oficialmente revelado!

Bandai Namco é a mensageira de boas vindas à nova geração de jogos de luta ao apresentar gráficos espetaculares renderizados em tempo real no Playstation 5 através da Unreal Engine 5!
  • Rafael de Oliveira
  • 19 de Setembro de 2022

Logo no início da transmissão oficial da Sony chamada State of Play em 13 de Setembro, a Bandai Namco apresentou oficialmente Tekken 8! O teaser trailer destaca as capacidades gráficas extraídas do motor Unreal Engine 5 aplicadas à renderização em tempo real capturadas no Playstation 5.

Confira abaixo o espetáculo visual promovido pela Bandai Namco ao seu novo título:

Modo História e Jogabilidade:

"As melhores lutas são as pessoais", frase utilizada em Tekken 7 para caracterizar o confronto íntimo entre Kazuya Mishima e Heihachi Mishima, pai e filho. Em Tekken 8, a linha sanguínea pede por mais violência entre pai e filho, desta vez, entre Jin Kazama e Kazuya Mishima. O elo maligno de Jin terá seu desfecho, segundo a corrente se partindo no fim do trailer.
Nos momentos finais do confronto, Jin Kazama desfere um soco e se transforma por alguns segundos em sua forma demoníaca durante o ataque, ao que parece ser o seu Rage Art para o game. Nos títulos anteriores, Devil Jin era considerado um personagem alternativo desde seu surgimento em Tekken 5, tal como se encontram no mesmo elenco duas versões do mesma pessoa: Ryu e Evil Ryu / Kage ou Akuma e Shin Akuma / Oni na série Street Fighter, por exemplo.

Apresentação gráfica:

Nas palavras do produtor Katsuhiro Harada, "Esse trailer foi tirado diretamente de uma parte do modo de história do Tekken 8, ainda em desenvolvimento, no PlayStation 5. Em outras palavras, todos os modelos de personagens, fundos e efeitos são os mesmos usados no jogo." (via Plastation Blog BR).

A explicação não é exagerada ou arrogante, pois o trabalho técnico apresentado no trailer facilmente se confunde a uma cena pré-renderizada. O trailer teve um objetivo bem definido: apresentar tecnicamente recursos gráficos que venham a definir produções do gênero para o futuro. Tradicionalmente, a série Tekken é sinônimo de qualidade gráfica desde o primeiro título, e saltos significantes surgiram nas edições 3, 5, 6 e 7 do game, e pelo visto, outro salto desses foi iniciado com a produção de Tekken 8.

Diante o trailer divulgado, a apresentação gráfica salta os olhos, e surpreende ainda mais ao ser colocado à mesa a renderização em tempo real. Elementos que enriquecem a apresentação e impressionam por seus detalhes mínimos: a água da chuva escorrendo no rosto dos personagens e formando rastro nos movimentos; a expressão facial melhor detalhada; a contração e relaxamento dos músculos em determinados cortes de cena (recurso gráfico explorado também em Street Fighter 6); o cenário composto por elementos grandes e complexos em tempo real, como trovões, tufões e um navio petroleiro se partindo em dois.

Plataformas de lançamento:

Embora revelado durante evento da Sony, Tekken 8 está confirmado para as outras plataformas além do Playstation 5: X-Box Series X/S e PC via Steam.

Não foram divulgadas mais informações acerca da data de lançamento ou requisitos mínimos para a versão PC.

SITE OFICIAL: Tekken 8
FONTES: Playstation Blog BR


OPINIÃO:

Todo título da série Tekken é competente no quesito gráfico, mesmo quando não chega a apresentar um grande salto significativo, como no caso de Tekken 4 para a edição 5. Naturalmente, Tekken 8 visa apresentar a nova geração de jogos de luta pela porta da frente, com gráficos estupendos em todos os detalhes, e pela reação do público em geral, a equipe chefiada por Katsuhiro Harada conseguiu despertar esse enfoque específico: fazer do oitavo título da série um jogo de luta que demonstre desde já o potencial gráfico ainda não visto.

Capacidade gráfica sempre foi parâmetro para passagem entre gerações, o salto, o diferencial, e as pessoas clamam por nítidos resultados. Isoladamente, gráficos não carregam o sucesso de um jogo, mas são fundamentais para abrir alas às demais qualidades técnicas. Tekken fez isso muito bem ao longo dos anos, visto deter ótima jogabilidade, músicas marcantes, personagens diversificados e movimentos caracterizados com maior proximidade às artes marciais. O sucesso de um título é um conjunto de fatores (ainda que os gráficos impactem primeiro), e pelos excelentes resultados colhidos em Tekken 7, tudo leva a esperar algo não menos do que incrível para Tekken 8! O futuro dos jogos de luta será grandioso, graças a títulos que igualmente carregam o selo: Street Fighter 6 está mostrando enorme potencial. Todos da cena saem ganhando com títulos fortes do gênero.