NetherRealm Studios realizou Teste Fechado de Desempenho Online para Mortal Kombat 1!

Build apresentada à imprensa durante a Summer Game Fest 2023 foi disponibilizada ao público geral para testes do serviço de partidas online durante os dias 23 a 26 de Junho!
  • Rafael de Oliveira
  • 27 de Junho de 2023

Após a apresentação do primeiro trailer de gameplay de Mortal Kombat 1 no palco da Summer Game Fest 2023 em Los Angeles, a NetherRealm Studios anunciou a realização de um Teste de Desempenho Online (Stress Test) programado para os dias 23 a 26 de Junho. Trata-se do teste fechado de uma build voltada para mensurar a infraestrutura de rede online da empresa diante os serviços prestados ao jogo, e foi projetada especificamente para este fim, ou seja, é uma versão exclusiva e difere do Teste Beta prometido para Agosto.
Apenas dois modos de jogo estiveram disponíveis para o Teste de Desempenho Online de Mortal Kombat 1: Versus (Player vs Player) e Klassic Towers (Single Player vs IA). Somente os consoles Playstation 5 e X-BOX Series X|S foram os disponíveis para abrigar o teste.
Aos jogadores que se inscreveram no site oficial da Warner Bros. Games através de uma Warner ID válida receberam uma chave de acesso para ingresso ao teste.

As chaves foram distribuídas aos sorteados nos dias 21 e 22 de Junho. A NetherRealm fez o chamado com a frase "Test Our Might" (Teste Nossa Força) convidando jogadores à experimentarem seu serviço. A frase faz referência ao bonus game "Test Your Might" de Mortal Kombat dos arcades (1992).

SUMMER GAME FEST 2023 e TRAILER DE GAMEPLAY:


A NetherRealm Studios, na pessoa de seu fundador Ed Boon, subiu ao palco do Summer Game Fest 2023 no dia 08 de Junho para apresentar o primeiro trailer de gameplay do décimo segundo título da série Mortal Kombat, desta vez entitulado Mortal Kombat 1, em clara indicação à um reinício da série.

Confira abaixo o trailer de gameplay (legendado em Português do Brasil) divulgado pelo canal Warner Play:

NOVAS REVELAÇÕES sobre a HISTÓRIA:


Com o trailer de gameplay exposto e os diálogos pré-batalha do Teste de Desempenho, surgem detalhes interessantes sobre o papel desempenhado de cada personagem envolvido com os eventos do universo criado e guiado pelo Deus do Fogo Liu Kang na história de Mortal Kombat 1. Ed Boon já havia mencionado anteriormente sobre nova a abordagem dada aos personagens conhecidos da série. Veja abaixo alagumas observações:

  • A busca por novos guerreiros sob a liderança do Lord Liu Kang: Os campeões do Plano Terreno, sob a liderança do Deus do Fogo Liu Kang, irão competir no Mortal Kombat contra a ameaça de Shang Tsung. A jornada do Protetor do Reino Terreno começa com a busca por lutadores excepcionais que sejam seus representantes. Sub Zero, Scorpion, Kenshi, Kung Lao, Raiden e Johnny Cage são guerreiros de sua escolha.

  • O treinamento dos monges Shaolin: Raiden e Kung Lao são os monges Shaolin escolhidos por Lord Liu Kang para impedir a ameaça de Shang Tsung. Devido o conflito iminente à decidir o destino do Plano Terreno, é exigido dos escolhidos um treinamento ainda mais rigoroso. Juntamente de Kenshi, Raiden e Kung Lao são forjados dentro dos pátios sagrados do monastério Shaolin. Kenshi chega a duvidar da capacidade de combate de Raiden, que devolve a dúvida do espadachim à trovoadas. Esse trecho denota um Raiden novo e inexperiente, muito diferente da postura de autoridade divina do universo anterior. Todavia, Raiden é a releitura fiel do campeão de Mortal Kombat Liu Kang (do universo anterior), à demonstrar no coração um espírito de luta inabalável.

  • As Princesas de Edenia e A Condessa: A princesa Kitana, outrora herdeira legítima do trono de Edenia e filha única da rainha Sindel nos games anteriores, desempenha um papel diferente no universo de Mortal Kombat 1. Mileena é formalmente a princesa do reino edeniano e irmã gêmea legítima de Kitana. Porém, Mileena está sofrendo de uma misteriosa doença degenerativa, deixando-a momentaneamente com dentes pretuberantes. Kitana vive como guardiã e à sombra de sua irmã gêmea. Por ter pleno entendimento do destino, Liu Kang adverte Kitana a se aproximar mais da Condessa Jade e deixa claro que o conselho se tratar de algo crucial para seu próprio futuro.

  • Bi-Han e Hanzo Hasashi como aliados: No universo anterior, Bi-Han é o guerreiro Lin Kuei responsável pelo assassinato do clã Shirai Ryu e da família de Hanzo Hasashi. Após ser consumido pela vingança de Hasashi, este transformado por Quan Chi no soldado infernal chamado Scorpion, Bi-Han se tornou o espectro sombrio chamado Noob Saibot, renascido através de sua aliança com a Irmandade das Sombras. No universo do Deus do Fogo Liu Kang, Bi-Han é colocado como aliado de Scorpion e guerreiro escolhido para representar o Plano Terreno. Contudo, nos diálogos pré-batalha, Bi-Han demonstra manter-se em sua postura de ladrão e assassino, e parece não aceitar pacificamente os desígnios do Deus do Fogo.

  • Johnny Cage em posse da Sento pertencente à família de Kenshi: A espada Sento, arma lendária utilizada pelos espadachins antepassados de Kenshi, está adormecida em uma estante da mansão luxuosa do ator Johnny Cage. O espadachim exige do arrogante astro de Hollywood o tesouro de sua família, e um embate entre os dois se inicia. Lord Liu Kang intervém impetuosamente, revelando-se ao ator como Deus do Fogo, entidade a quem escolheu Johnny como um de seus campeões. Kenshi se apresenta portando trajes civis e não demonstra ter problemas de visão, ao passo que, o guerreiro tal como visto em Mortal Kombat V: Deadly Alliance foi completamente cegado por Shang Tsung em uma emboscada.

  • Realidades distintas em conflito: Curiosamente, quando dois personagens iguais se confrontam, seus diálogos pré-batalha são debatidos em relação às realidades alternativas, ou seja, temos frente a frente dois personagens iguais de universos diferentes, confabulando sobre pontos chave de suas respectivas realidades (exemplo: a Kitana guardiã da Princesa Mileena de Mortal Kombat 1 contra a Princesa Kitana filha de Shao Khan)!

  • LUTADORES PRINCIPAIS e KAMEO FIGHTERS:

    A lista de lutadores selecionáveis aumentou com a revelação de Johnny Cage e Kenshi, lutadores do elenco principal juntos à Liu Kang, Raiden, Kung Lao, Kitana, Mileena, Scorpion, Sub Zero e Shang Tsung.

    Na atual build apresentada pela NetherRealm à imprensa (e também usada para o Teste de Desempenho Online), quatro personagens estão disponíveis: Liu Kang, Kitana, Kenshi e Sub Zero. No total, são 24 slots reservados para personagens.

    Enfim, alguns Kameo Fighters, foram revelados: Sonya, Kano, Scorpion, Sub Zero e Goro de Mortal Kombat (1992), Jax e Kung Lao de Mortal Kombat II e Striker de Mortal Kombat 3. Ao todo, 16 slots foram reservados à tela de Kameo Fighters.

    MECÂNICA DE KOMBATE dos KAMEO FIGHTERS:


    Os personagens assistentes não atuam na história deste novo universo criado pelo Deus do Fogo Liu Kang, e sua participação, além do dinamismo proporcionado à jogabilidade, é voltada especialmente na celebração dos 30 anos da série Mortal Kombat.

    Em 2011 (Mortal Kombat 9), a NetherRealm trouxe de volta uma modalidade de jogo interessante: os Endurance Matches (partidas em dois ou mais personagens por jogador). Porém, adicionado ao modo, mecanismos de alternância dos personagens foram implementados à jogabilidade: golpes especiais assistidos e kombos de troca são parte essencial das partidas em dupla no clássico de 2011.

    Em Mortal Kombat 1, o jogador deve escolher dois personagens antes da luta: o principal, que estará o tempo todo em combate, e seu parceiro para assistências, na figura do Kameo Fighter. Diferentemente de outros jogos de luta cujo os quais utilizaram mecânicas de assistência (The King of Fighters 2000, Marvel vs. Capcom e Dragonball FighterZ), a NetherRealm Studios optou por ações mais amplas com este sistema, conferindo golpes especiais e ações diferenciadas ao Kameo Fighter, inclusive, um Fatality próprio. Assim, na tela de consulta dos movimentos especiais, há uma tela reservada para a lista de comandos do Kameo Fighter selecionado (chamado KAMEO MOVES no menu de pausa). Foi determinado um botão de assistência + direcional para invocá-lo em suas diversas ações. Quando ativo na área de combate, o Kameo Fighter pode atingir ou ser atingido (ou ambos, no caso do Ground Pound de Jax). Durante determinados golpes especiais do Kameo Fighter (não todos, enfaticamente), o personagem principal que o invocou ficará estático até terminada a investida (o Leg Grab de Sonya é um exemplo). Seu parceiro de combate pode ser chamado inúmeras vezes para ajudá-lo, porém cada ação desempenhada pelo lutador parceiro é condicionada por um medidor próprio de atividade e resfriamento.

    Na build elaborada para o Teste de Desempenho Online, estão disponíveis os Kameo Fighters: Sonya, Kano e Jax.

    JOGABILIDADE:


    A NetherRealm Studios construiu a jogabilidade de Mortal Kombat 1 de forma mais objetiva ao abolir elementos de customização de equipamentos e estilos de luta, retornando às origens. Foram resgatados alguns elementos de jogabilidade que estiveram ausentes em Mortal Kombat 11; foram mantidos determinados mecanismos do título anterior; e as novas mecânicas foram reservadas ao sistema de combate através dos Kameo Fighters. Vamos elencar cada uma delas abaixo:

  • Mecanismos RESGATADOS de MORTAL KOMBAT 9: Com a participação ativa de assistências, o combate naturalmente terá prevalência de combos mais extensos, e com isso, ataques launcher e combos aéreos serão parte fundamental em partidas, mecanismo comum à Mortal Kombat 9 (especialmente em Endurance Matches do 9º título). Retorna a barra de força dividida em três blocos, preenchida mais rapidamente ao sofrer danos. O Breaker ("Quebra Kombo") retorna diluído ao sistema de assistências: seu Kameo Fighter precisa estar disponível para ação, e a realização da quebra exige o custo de três barras de força.

  • Mecanismos MANTIDOS: O Flawless Block (Bloqueio Perfeito) para criar vantagem de frames durante um golpe bloqueado; o Fatal Blow, desta vez com propriedade Armor reduzida e acompanhado do Kameo Fighter durante o ataque cinematográfico; Golpes Especiais Aprimorados (EX-Moves) ao custo de um dos três blocos de barra de força; Brutalities que finalizam o oponente antes da tela finalização; os golpes em Punish (Punição) deixam o adversário avermelhado para melhor identificar o ônus (ainda que o Kameo Fighter tenha sido o atingido). Todo o núcleo de características da jogabilidade (quatro botões de ataque, combos pré-definidos por personagem, movimentação por Dash e Backdash) preservam o que Mortal Kombat tem apresentado, em constante melhoria, desde sua ressureição em Mortal Kombat 9.

  • Mecanismos ABOLIDOS: Todo o sistema de customização de itens cosméticos e as variantes no estilo de combate dos lutadores foram abandonados para a jogabilidade central de Mortal Kombat 1. As interações com os cenários as quais tinham finalidade para arremessar objetos, lançar o adversário em armadilhas ou escapar facilmente para o outro lado da arena também foram excluídas neste novo Mortal Kombat.

  • DATA DE LANÇAMENTO:


    A NetherRealm Studios garantiu-se ao revelar a data de lançamento do tão aguardado título em uma curta janela de tempo entre a primeira exibição oficial e o produto final: Mortal Kombat 1 será lançado em 19 de Setembro de 2023!

    PLATAFORMAS e EDIÇÕES À VENDA:


    Os sistemas Sony e Microsoft optaram por permitir o título em suas plataformas mais recentes, Playstation 5 e X-BOX Series X|S respectivamente, sob a produção direta da própria NetherRealm à estes consoles.

    O Nintendo Switch terá sua própria versão de Mortal Kombat 1 produzida por duas empresas contratadas pela NetherRealm para a conversão: a Shiver Entertainment e a Saber Interactive.

    Mortal Kombat 1 estará disponível digitalmente para PC nas lojas Steam e Epic Games, e será uma versão originada do console portada para os computadores sob a produção da QLOC.

    Os preços das edições em mídia digital pouco variam entre as plataformas, sendo as versões para PC mais em conta. Segue a relação de cada edição, bem como o link para compra na respectiva loja digital:

  • STEAM : Standard Editon: r$ 279,90 e Premium Edition: r$ 449,90.
  • EPIC Games Store : Standard Editon: r$ 279,90 e Premium Edition: r$ 449,90.
  • Playstation Store: Standard Editon: r$ 299,99 e Premium Edition: r$ 499,99.
  • X-BOX Market Place: Standard Editon: r$ 299,90 e Premium Edition: r$ 499,90.
  • Nintendo e-Shop: Standard Editon: r$ 299,90 e Premium Edition: r$ 499,90.

  • Segue abaixo os requisitos mínimos do sistema:

  • Sistema Operacional: Windows 10 - 64bit.
  • Processador: Intel® Core™ i5-6600 (3.30 GHz) | AMD Ryzen™ 3 3100 (3.60 GHz) ou Ryzen™ 5 2600 (3.40 GHz).
  • Memória: 8 GB de RAM.
  • Placa Gráfica: Nvidia GeForce® GTX 980 | AMD Radeon™ RX 470 | Intel® Arc™ A750.
  • DirectX: Versão 12.
  • Espaço em Disco: Requer 100 GB de espaço livre.

  • O recomendado exige os mesmos requisitos acima, salvo:

  • Processador: Intel® Core™ i5-8400 (2.80 GHz) | AMD Ryzen™ 5 3600X (3.80 GHz).
  • Placa Gráfica: Nvidia GeForce® GTX 1080 Ti | AMD Radeon™ RX 5700 XT | Intel® Arc™ A770.
  • Acima, as imagens relacionadas às edições em mídia física que estarão no varejo: Standard Edition ao custo de US$ 69,99, Premium Edition ao custo de US$ 109,99, e Kollector's Edition (que inclui, além de itens de arte e estojo de metal, uma estatueta ornamentada pela COARSE) ao custo de US$ 249,99.
    Mortal Kombat 1 está em pré-venda desde 19 de Maio de 2023, e presenteará os consumidores que realizarem a compra antes do lançamento mundial com a liberação do personagem adicional Shang Tsung, além de experimentarem a versão Beta em Teste Fechado programado para Agosto de 2023. A compra antecipada também garante o acesso ao jogo completo em 14 de Setembro, cinco dias antes de seu lançamento mundial.

    SITE OFICIAL:
    "https://www.mortalkombat.com/"


    OPINIÃO:


    A prioridade da NetherRealm para o Teste de Desempenho Online foram os consoles da atual geração, o que é natural visto as versões de Nintendo Switch e PC se tratarem de ports. É ideal dispor de uma demonstração ou teste gratuito para que a decisão de compra seja mais segura, o que é muito positivo.

    Foi revelado pela NetherRealm que Mortal Kombat 1 faz uso da Unreal Engine 4 customizada, situação similar ao uso da Unreal Engine 3 customizada para a produção de Mortal Kombat 11. Talvez se tenha o vislumbre de uma engine mais moderna apenas na próxima produção da NetherRealm Studios, algo à considerar "atrasado" visto a Unreal Engine 5 ser o atual motor gráfico da Epic Games à disposição. Ainda assim, a parte gráfica de Mortal Kombat 1 está impecável tecnicamente, embora a escolha de cores e a modelagem dos Kameo Fighters deixe um aspecto menos sombrio e agressivo em primeiras impressões, o que desanima para os saudosistas.

    Particularmente, me interesso pela história deste novo Mortal Kombat, e pouco me aprofundo na jogabilidade. Será interessante acompanhar os personagens que conhecemos tendo novas oportunidades, como Mileena agora sendo a real irmã de Kitana e Princesa de Edenia (pelo visto, ela não é mais um clone degenerado de sua irmã e sim está sofrendo de uma doença degenerativa). Tendo este olhar (que atualmente possuo), vejo Mortal Kombat 11 insuperável na apresentação e elenco disponível, algo que me deixou decepcionado para esta nova versão à chegar. Sem dúvidas, os Kameo Fighters dividem opiniões e não deixarão todos felizes. Eu me incluo, no momento, nos que não gostaram da inclusão.


    NOTÍCIAS RELACIONADAS:

  • Well Done! Mortal Kombat Trilogy é relançado para PC na plataforma GOG.com!
  • Chegou a hora! NetherRealm Studios revela oficialmente Mortal Kombat 1!