Muito aguardado desde o lançamento, Guile está finalmente disponível na tela de seleção de personagens! Até a inauguração da loja virtual, o personagem será disponibilizado gratuitamente como "free trial"!
29 de Maio de 2016
Rafael de Oliveira
Update
A Capcom trouxe oficialmente Guile para o elenco de Street Fighter V. Vídeos já tinham sido vazados antes do primeiro trailer, mas o atraso foi de apenas um dia, caso bem diferente da divulgação de Alex no mês anterior. A primeira roupa de Guile foi baseada no uniforme social da Força Aérea Americana, apresentação similar ao uniforme policial de Chun Li. A roupa secundária destravada após a conclusão do modo história do personagem é o clássico uniforme verde de combate visto em Street Fighter II.
Outra novidade carregada de nostalgia está no primeiro cenário extra o jogo, que é uma releitura do clássico cenário de Guile em Street Fighter II. Guile foi muito bem modelado em Street Fighter V, tendo diferenças gráficas significativas ao ser comparado diretamente com a modelagem gráfica do personagem apresentada em Street Fighter IV.
A grande espectativa se findou ao serem reveladas as novas implementações do sólido gameplay de Guile, que foram elaboradas sem desconstruir seu estilo de jogo. Suas principais habilidades para a mecânica de Street Fighter V foram as seguintes:
V-SKILL: Se chama SONIC BLADE. Guile cria uma barrreira estática que pode amortecer projéteis do adversário, protegendo-o. O Sonic Blade também pode ser usado ofensivamente como uma magia estática ao atingir o adversário durante o seu levantamento. Se utilizado em conjunto com um Sonic Boom, o projétil lançado é potencializado.
V-TRIGGER: Se chama SOLID PUNCHER. Quando ativado, os punhos de Guile ganham maior força para desferir diversos Sonic Booms seguidos!
CRITICAL ART: Possui duas variações: o já conhecido "SONIC HURRICANE", e uma versão potencializada chamada "SONIC TEMPEST". O Sonic Hurricane pode ganhar mais força de impacto quando desferido com o V-TRIGGER ativado (Solid Puncher)! Este é o devastador Sonic Tempest!
Outro movimento muito simples porém estrategicamente útil implementado para Guile é o Faultless Move (como visto nos games clássicos da série Fatal Fury, Guile agora pode andar agachado), que foi inserido para dar mais versatilidade ao posicionamento do Somersault Kick!
Abaixo, o trailer que anuncia o lançamento do personagem:
Desde o dia 28/04/16, Guile está disponível gratuitamente ("free trial"). O período de gratuidade durará até a inauguração da loja virtual do game, que aceitará transações em dinheiro real (convertidas ao game por moedas de ouro chamadas "Zenny"). O custo do personagem será de 100.000 Fight Money (dinheiro conquistado gratuitamente dentro do jogo) ou 600 Zenny (cada 100 Zenny equivalerá por US$ 1,00). A Capcom explicou todo o procedimento para aquisição de conteúdos em um quadro explicativo.
Abaixo, segue o excelente vídeo do tutorial oficial de Guile (Official Character Guide - Guile "Air Slasher"), promovido pelo canal oficial de Street Fighter no Youtube:
Opinião:
Guile é um personagem incrível, com movimentos certeiros e bem definidos. É difícil dominar sequências, além de não possuir muitas variações de combos, porém em "Street Fighter V", temos um Guile mais ofensivo. Todo o conjunto de movimentos foi elaborado para torná-lo mais agressivo, visto que o personagem sempre foi predominantemente tático. Suas sequências são foram prolongadas como nunca antes, sendo possível alcançar mais acertos do que de costume. Um excelente personagem para o game, principalmente pelo seu novo rol de movimentos!
Algo que me trouxe insatisfação é o fato de não existir nenhuma interação com o clássico cenário de Guile, visto que este é um dos grandes atrativos deste update. Quando digo que não existe interação, me refiro exatamente ao que se espera, e ao que poderia ser feito. Como assim não é possível arremessar o adversário em cima do caixote? Onde está aquela sensação incrível de derrubar o seu amigo quebrando todo o cenário? Quebrar partes do cenário foi algo inserido em "Street Fighter II: The World Warrior" de 1991... já que este novo cenário de Guile em "Street Fighter V" foi elaborado para trazer nostalgia e diversão, por que não cumprir com o esperado? O cenário da China trouxe interações muito divertidas e que estimulam a competição casual, justamente por permitir o quebra-quebra! O mínimo que se esperava para este novo cenário de Guile era a mesma interação... Infelizmente, temos apenas um cenário estático, personagens assistindo a luta e uma mulher fazendo gestos duvidosos, para aumentar ainda mais a polêmica da sexualização exagerada vista no game... :(