Muitas
novidades de
Street Fighter V: Champion Edition foram divulgadas pela Capcom no dia
11 de Fevereiro. O diretor Takayuki Nakayama e o produtor Shuhei Matsumoto mais uma vez vieram à público apresentar, em detalhes, os conteúdos de atualização antes anunciados: os personagens
Dan Hibiki e
Rose, e o
novo mecanismo de combate agregado ao sistema V.
A equipe de desenvolvimento adotou uma postura de proximidade com o público ao dedicar parte do vídeo com uma breve explanação de alguns dos métodos de produção adotados em Street Fighter, como as exibições de artes conceituais e cenas gravadas diretamente do estúdio de captura de movimentos, algo não costumeiro por parte da publicidade da Capcom.
Veja abaixo o
vídeo completo da apresentação, legendado em Português Brasileiro pelo canal Capcom Brasil:
As revelações sobre o sistema V-SHIFT, novo balanceamento, Eleven e Oro exibidas no Winter Update são impactantes, e merecem postagem à parte!
Aguarde pela análise completa destas demais novidades na próxima página!!!
DAN HIBIKI:
Estreante em Street Fighter Alpha: Warrior's Dreams como lutador secreto, Dan Hibiki foi criado pela Capcom para parodear sua concorrente na época, a SNK, ao atribuir-lhe traços de Robert Garcia e Ryo Sakazaki da série Art of Fighting. Não apenas em sua aparência é dada esta "homenagem", visto similaridades também se confirmarem na sua lista de movimentos. Baseado nessas características, a Capcom incluiu, à sua maneira, uma especialidade ao seu personagem: a arte da provocação! Em Art of Fighting, provocar faz parte de sua estratégia de combate, já que neste clássico da SNK a provocação implica diretamente na redução da barra de golpe especial do oponente. Apesar de Dan ser o único personagem dentro da mecânica de Street Fighter capaz de provocar seus oponentes o quanto quiser com o botão "taunt" (pois só é permitido usar o botão uma vez por round), o gesto não traz grandes efeitos durante a luta.
Em
Street Fighter V: Champion Edition, Dan utiliza a
provocação como alavanca de combos, e para tal, este estilo de combate foi diluído em seu sistema
V-SKILL. Tanto o uso do V-SKILL I quanto o V-SKILL II de Dan traz como efeito o
aumento na V-GAUGE de ambos os combatentes! Abaixo, segue a descrição do sistema V para Dan Hibiki:
V-SKILL I: Provocação utilizada para cancelar golpes especiais.
V-TRIGGER I: Executa o movimento especial Haoh Gadouken.
V-SKILL II: Provocação utilizada para cancelar ataques normais (exceto Rasteira Forte).
V-TRIGGER II: Amplia o poder dos golpes especiais Gadouken e Kouryuken.
Destaca-se também um
novo golpe especial adicionado ao rol de movimentos de Dan: o
Danretsuken!
No slideshow abaixo, há a descrição de cada um de seus movimentos que foram exibidos no trailer. Confira:
Dan Hibiki estará liberado a partir do dia 22 de Fevereiro pelo custo de 100.000 FM.
Por r$ 18,50 na Playstation Store, o personagem é desbloqueado com
traje de batalha incluso. A
compra antecipada do
Character Pass e do
Premium Pass, os quais trazem Dan Hibiki incluído, já está disponível.
ROSE:
Surgiu pela primeira vez em Street Fighter Alpha: Warrior's Dreams como personagem selecionável, e desde então passou por toda a série Alpha e em todas as versões de Street Fighter IV. Em Street Fighter V, Rose aparece apenas nas ilustrações que envolvam Menat, sua discípula. Como lutadora selecionável em Street Fighter V: Champion Edition, a Capcom decidiu manter seu traje como é conhecido, e realizou alterações em sua lista de golpes com o fim de diferenciá-la de sua aluna, como por exemplo, ao abandonar o "Soul Reflect", um dos golpes especiais herdados à Menat.
O
sistema V construído para Rose traz
habilidades conhecidas e outras
inéditas:
V-SKILL 1: Traz um sistema peculiar de cartas de Tarot, e o indicador fica ao lado da V-GAUGE. Primeiro, uma carta é sacada aleatoriamente com o acionamento dos botões de V-SKILL. Ao executar o comando novamente, a carta é exibida e determinados efeitos nos atributos dos combatentes são ativados, ora enfraquecendo o adversário, ora fortalecendo Rose, isso de acordo com a propriedade da carta. O segundo saque não é aleatório, pois o ícone já revela qual é a próxima carta, e esta é diretamente conjurada.
V-TRIGGER 1: Chamado no trailer de "deslocamento com base no tempo". É um teleport capaz de criar ataques surpresa tanto no chão quanto no ar.
V-SKILL 2: Soul Satellite, implementado pela primeira vez como um de seus Ultra Combos em Ultra Street Fighter IV. Nesta versão, apenas uma esfera é gerada ao ativar o comando, sendo possível criar no máximo duas esferas.
V-TRIGGER 2: Soul Illusion, conhecido Super Combo desde Street Fighter Alpha: Warrior's Dreams. A sombra de Rose é projetada para adicionar acertos aos golpes conectados.
Street Fighter V: Champion Edition receberá a
releitura do estágio "Marina of Fortune", cenário pertencente à Rose em "Street Fighter Alpha 2". Os diretores ressaltaram o tratamento dado pela equipe de desenvolvimento perante a construção da personagem nesta nova versão. Confira abaixo no slideshow as artes conceituais:
Embora muito do gameplay de Rose tenha sido exibido, o conteúdo ainda está em desenvolvimento. A previsão para lançamento será após o Spring Update (entre os meses de Março a Junho).
CHARACTER PASS e PREMIUM PASS:
Os
contúdos pagos foram divididos em
dois pacotes:
Character Pass: Refere-se à aquisição dos cinco personagens adicionais previstos por toda a temporada. Cada lutador lançado será liberado no jogo com as cores 1 a 10 e o Battle Costume (traje de batalha) incluso.
Premium Pass: Além do acesso garantido aos cinco personagens adicionais nos moldes do Character Pass (ou seja, com direito às cores e os trajes de batalha de cada um), 26 trajes extras, 2 estágios novos, cores e títulos exclusivos e 100.000 FM serão concedidos aos compradores deste pacote.
A compra de qualquer pacote garante ao jogador acesso à
Eleven, um
personagem metamorfo que servirá como uma
opção diferenciada de ramdom select na
tela de escolha de lutador.
Street Fighter V: Champion Edition é vendido em mídia física para Playstation 4, porém as novidades desta quinta temporada são vendidas exclusivamente nas lojas digitais.
A última edição do game recebeu promoções! O corte de preços na
Playstation Store dura até
25 de Fevereiro, enquanto as promoções da
Steam duram até o dia
22 deste mês.
Uma
demonstração gratuita está disponível na Playstation Store por tempo limitado.
FONTE:
Playstation Blog
VERSÃO PARA PLAYSTATION 4:
Playstation Store
VERSÃO PARA PC:
Steam
Opinião:
Este Winter Update foi positivo, superior ao evento do ano passado, e a aproximação com o público se tornou evidente diante a transparente apresentação do diretor Takayuki Nakayama, o produtor Shuhei Matsumoto, o diretor de combate Ryuichi Shigeno, e de toda a equipe. A apresentação tem abordagem simples, diferente dos bem produzidos trailers divulgados em eventos oficiais da própria Capcom, ou dos vídeos de personagem feitos pela Capcom Fighters na série "Character Introduction Series". A apresentação não tem tanto capricho no material gráfico, mas as informações foram transmitidas claramente, com conteúdo satisfatório de revelações (os quais até justificaram os atrasos), e enfim, pode-se dizer que Street Fighter V ainda tem muito à oferecer!
Minha opinião sobre o sistema V-SHIFT e o balancemanto virão na postagem que vem! Vou me ater aos personagens e ao conteúdo pago. Vamos lá...
Nos jogos anteriores da série Street Fighter em que esteve presente, Dan Hibiki sempre foi tratado como personagem fora do cenário competitivo, ou pelo menos, assim o é considerado pelos jogadores profissionais, visto nunca ter sido adotado em torneios. Divertido de se controlar, Dan é importante para a série, mas talvez tenha sofrido críticas por ter sido escolhido como um dos cinco personagens adicionais da última temporada de Street Fighter V. Após a apresentação completa do lutador neste Winter Update onde temos revelado todo seu potencial, todos poderão ter à disposição um personagem capaz de cancelar golpes normais e golpes especiais, atrativo que os outros personagens do jogo possuem apenas de forma cadenciada através de Target Combos. Essa característica o torna único em jogabilidade, algo positivo diante a variedade de 40 lutadores selecionáveis. Além disso, se observarmos bem, a paródia baseada na SNK é ainda mais forte diante a possibilidade de cancelamento de golpes, o Danretsuken (golpe Zanretsuken de Ryo Sakazaki, ainda não imitado por Dan), e curiosamente, na mesma semana a SNK revelou Joe Higashi em KOF XV, lutador conhecido por ser rival de Dan Hibiki no universo Capcom VS. SNK. O game SNK VS. Capcom, Match of the Millenium de NeoGeo Pocket foi disponibilizado para compra na e-Shop do Nintendo Switch... Será indício, ou coincidência?
Rose está em estágio de desenvolvimento, mas muito conteúdo foi exibido na apresentação, e destacam-se o seu belo cenário e a exibição de seus golpes novos!
Particularmente, não sei se a fraca apresentação do fim de 2020 foi proposital por parte da Capcom para que fique a sensação de melhora diante do ótimo conteúdo revelado neste Winter Update à ponto de espantar os efeitos do desânimo e as deficiências que o jogo ainda carrega, mas é uma luz que está brilhando novamente, e pode brilhar ainda mais! Se o netcode receber o tratamento que merece, esta luz brilhará de verdade, mas é assunto para a
próxima postagem!
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