O Winter Update da Capcom não apenas trouxe novidades quanto aos conteúdos adicionais pagos de Street Fighter V: Champion Edition. Exibido dia 11 de Fevereiro em live gravada, o diretor Takayuki Nakayama e o produtor Shuhei Matsumoto trouxeram mais informações à respeito de Dan Hibiki e Rose. Quase no fim da demonstração de gameplay de Dan, um
movimento em particular foi executado, e para destacá-lo adequadamente, o diretor de combate Ryuichi Shigeno explicou a
nova mecânica de batalha chamada V-SHIFT!
O
vídeo completo da apresentação, legendado em Português Brasileiro pelo canal Capcom Brasil, está abaixo, e
a partir do minuto 21:12 se inicia o bloco sobre o assunto V-SHIFT. Confira:
Funcionamento do V-SHIFT:
Até agora, o único recurso defensivo contra pressão é o V-REVERSAL, executado somente enquanto se bloqueia ataques. O V-REVERSAL apenas afasta o atacante e interrompe seu turno, mas não tem propriedade para garantir o turno de quem está defendendo, principalmente diante investidas com V-TRIGGER.
O
V-SHIFT é um recuo (backdash) em que a
invencibilidade contra golpes normais, golpes especiais e grabs é garantida durante os frames de animação em que é executado. Com este recurso, determinadas ações de ataque consideradas antes seguras agora se tornam arriscadas, pois
seu uso bem sucedido permite excelentes oportunidades para contra atacar livremente qualquer investida do oponente. Mesmo jogadores encurralados nos cantos da tela terão ao menos uma chance de escapar com o uso do V-SHIFT.
Como se trata de uma
técnica de posicionamento baseada em backdash, caso o V-SHIFT venha a deixar quem o usa
muito longe para um contra ataque, um
complemento foi elaborado para garantir punição diante distâncias maiores, e se chama
V-SHIFT BREAK.
O
custo de cada manobra feita livremente é de
um bloco da V-GAUGE, e se
bem sucedido durante os frames ativos do ataque adversário, apenas
metade de um bloco da barra é consumido. A Capcom ainda não divulgou quais os comandos utilizados para o V-SHIFT.
Abaixo, os exemplos demonstrados na apresentação foram capturados em imagens para melhor descrevê-los:
O
novo cenário The Grid utilizado para a demonstração do V-SHIFT
junto às atualizações de mecânica e balanceamento serão entregues
gratuitamente em 22 de Fevereiro de 2021!
BALANCEAMENTO:
Muitíssimo aguardado por pro-players e jogadores mais competitivos, este Winter Update apresentou algumas mudanças técnicas visando
equilibrar pontos fortes e fracos em todos os personagens. Com a inclusão da mecânica V-SHIFT no game, Ryuichi Shigeno mencionou que a equipe de desenvolvimento trabalha para realizar correções e balanceamento de personagens em
visão aos recursos de jogabilidade recém preparados. Além disso,
alguns personagens menos favorecidos tecnicamente foram levados em consideração, à exemplo de
Ryu,
Nash,
Necali e
Alex, apresentados no vídeo.
A lista completa que relaciona mudanças de cada personagem será divulgada dia 22 de Fevereiro.
Quem é ELEVEN?
Pouco depois do encerramento da apresentação, um curto vídeo revelou
Eleven na tela de seleção de personagem e demonstra brevemente
como ele funcionará no jogo. Veja abaixo o corte divulgado pela IGN:
Precursor de Twelve (um dos personagens selecionáveis em Street Fighter III 3RD Strike), Eleven é visto primeiramente no
modo história de Urien. Conduzindo experimentos biológicos, o Dr. Woo criou este ser metamorfo à partir de materiais genéticos de plantas com a finalidade de servir à Sociedade Secreta de Gill como soldados produzidos em massa.
Ao que tudo indica, Eleven será uma
segunda opção para escolha randômica de personagem. Ao escolhê-lo, revela-se na tela de versus quem é o combatente a quem o metamorfo personificará, porém apenas no início do combate se poderá saber qual das duas opções de V-SKILL e V-TRIGGER foram aceitas. Não se sabe se escolha randômica dos valores será mantida por partida ou apenas durante os rounds.
Eleven faz parte dos pacotes de DLC
Character Pass e
Premium Pass. Adquirir qualquer dos dois pacotes concederá ao comprador o modo Eleven ao jogo.
Street Fighter V: Champion Edition é vendido em mídia física para Playstation 4, porém as novidades desta quinta temporada são vendidas exclusivamente nas lojas digitais.
A última edição do game recebeu promoções! O corte de preços na
Playstation Store dura até
25 de Fevereiro, enquanto as promoções da
Steam duram até o dia
22 deste mês.
Uma
demonstração gratuita está disponível na Playstation Store por tempo limitado.
FONTE:
Playstation Blog
VERSÃO PARA PLAYSTATION 4:
Playstation Store
VERSÃO PARA PC:
Steam
Opinião:
Não quero ser um cara reclamão, ou ingrato perante uma novidade tão agradável quanto update de balanceamento e, melhor ainda, uma mecânica nova para dar sobrevida à Street Fighter V, mas os eventos presenciais ainda estarão escassos no novo normal imposto desde 2020, portanto, a prioridade seria arrumar (se é que isso é mesmo possível) os problemas graves de netcode. Na minha rotina, isso não muda nada, pois não pago Playstation Plus para jogar online, e me contento em aprender sozinho e jogar contra a CPU. Mas isso não significa que as prioridades não devam ser levadas em conta: arrumar o netcode é primordial!
Tirando a parte chata, finalmente temos um sistema de batalha capaz de alterar novamente tudo o que conhecemos do jogo (das outras vezes, aconteceram com a inserção do V-SKILL II e di V-TRIGGER II). Muito será experimentado, discutido, analisado, e isso é excelente! Street Fighter V precisava disso! E a escolha do sistema foi deveras inteligente, pois antes o único meio "disponível" para sair de situações de pressão é o V-REVERSAL. Coloco "disponível" em aspas pois acredito que o backdash do V-SHIFT foi decidido diante do avançado jogo de footsies envolvendo micro walk, back step, back dash...
Todas as melhorias nos personagens menos favorecidos das Tier Lists são mais do que bem vindas! Só aguardo ansiosamente por nerfs no Seth (eu e o mundo inteiro).
Eleven é uma surpresa! O fato de termos um "Mokujin" da Capcom torna o casual muito interessante (e por que não o competitivo, se algum pró-player for corajoso). A parte que mais gosto dessa novidade é saber que Eleven tem a voz embaixo d'água! Eu jogava de Twelve no 3RD Strike só pelo Super Art X.C.O.P.Y!
E claro, termos o teaser de Oro no fim do vídeo foi decisão acertada por parte da Capcom. Fico muito feliz por voltar a ter hype por Street Fighter V. Da última vez, estava bem decepcionado.
Todas as imagens contidas neste website são de propriedade de seus respectivos autores.
Copyright © 2015-2025 - BLACKBELT Virtual Dojo of Games - Todos os direitos reservados.