EVO Showcase 2022: Street Fighter 6 apresenta gameplay de Kimberly e Juri Han!

A estreante Kimberly, atual representante do Bushinryu Ninjutsu, realiza movimentos velozes regados à tinta spray. O retorno da viúva-negra Juri não poupa o sadismo de seus chutes mortais nos oponentes!
  • Rafael de Oliveira
  • 13 de Agosto de 2022

Retomando à cena presencial neste ano de 2022, o Evolution Series abriga partidas entre os melhores jogadores de Fighting Games do mundo, ao passo que sua grandeza permite que as produtoras apresentem suas novidades com mais impacto. SNK, Arc System Works, Bandai Namco... O espaço recebeu um nome: EVO Showcase 2022. A expectativa é elevada quando se trata da nova produção da Capcom, Street Fighter 6, título da empresa a demonstrar, por uma abordagem diferenciada, um caminho de enorme aceitação por parte dos fãs.

Como nos anos anteriores, o tão aguardado anúncio foi divulgado perto das finais do torneio de Street Fighter V. Em trailer de gameplay, não apenas um, mas dois personagens foram revelados oficialmente: a estreante Kimberly (representante do Bushinryu Ninjutsu) e o retorno de Juri (sádica lutadora de Taekwondo que estreou em Super Street Fighter IV).

Confira o trailer de gameplay abaixo:
Comentários narrados durante partidas surgiram em Street Fighter IV, contudo, em Street Fighter 6 o recurso traz maior proximidade com o público ao contratar narradores profissionais conhecidos da comunidade de jogos de luta. Ampliando o rol de figuras notáveis convidadas a gravar suas vozes em comentários in game, os narradores Tasty Steve e James Chen se unem a Jeremy "Vicious" Lopez para o idioma inglês americano. A novidade ao recurso desta vez está mais relacionada ao papel comumente desempenhado pelos comentaristas nos eventos: Tasty Steve e Vicious serão incluídos como narradores da partida, ao passo que James Chen será incluído ao game como comentarista, ou seja, suas falas serão mais dirigidas à parte explicativa, ao passo que os narradores se encarregam da emoção circulando no combate. "Aru", voz inconfundível ao público nipônico, é o convidado para a narração em japonês.

Confira abaixo:

A 39ª REPRESENTANTE DO BUSHINRYU NINJUTSU:

Kimberly é a atual "ninja do tempo presente", apelido carregado por Guy no passado. Por ser prodigiosa, Kimberly se propôs a ser estudante de Guy, e não demorou para que seu caminho no Bushinryu Ninjutsu a tornasse a 39ª representante do estilo. Modernidade e atitude são os valores mais expressivos no Ninjustsu de Kimberly. Da vestimenta atlética, latas de spray de diversas cores, tênis vermelho, e cassete player portátil, aos movimentos precisos, velozes e frenéticos, a "ninja do tempo presente" faz merecer apelido, este não menos condizente.

O diretor de Street Fighter 6 Takayuki Nakayama trouxe o seguinte comentário sobre Kimberly no Twitter oficial de Street Fighter. "Criamos um uniforme confortável à velocidade e movimentos acrobáticos visto Kimberly ter por forte atividades como corrida e líder de torcida. A música que ela ouve vem de uma certa pessoa a quem você terá de esperar mais para adivinhar quem é em Street Fighter 6." (tradução própria).

JOGABILIDADE DE KIMBERLY:

Incorporada ao arquétipo de Guy, Target Combos, investidas velozes, chutes giratórios e agarrões acrobáticos são fundamentos do Bushinryu à disposição de Kimberly. O diferencial da "frenética ninja" (chamada no original de "spunky ninja", algo como "corajosa" ou "energética") se desenvolve pelo seu próprio toque de modernidade ao estilo: suas latas de spray, além de camuflar como cortinas de fumaça colorida, escondem pequenos explosivos! As bombas devem ser guardadas para o momento oportuno, tal como a jogabilidade empregada no uso de adagas com Ibuki em Street Fighter V.

Confira abaixo no slideshow as imagens de cada ataque de Kimberly exibidos no trailer:
Os Super Arts de Kimberly são:

>> Bushin Beats (custa 1 barra) – Investida direta com uma série de ataques; se uma bomba estiver guardada, será usada para ampliar o dano.

>> Bushin Scramble (custam 2 barras) – Após lançar o oponente no ar, Kimberly realiza ataques pelos dois lados, e encerra com um agarrão aéreo em direção ao chão.

>> Bushin Ninjastar Cypher (custam 3 barras) – Uma explosão de latas de spray cercam o adversário, além de ataques diretos por parte de Kimberly, levando-o ao chão.

A SÁDICA VIÚVA PÚRPURA:

A personalidade caótica de Juri Han a impede de ficar quieta por muito tempo. Após sua vingança ser consumada com a queda de M. Bison em Street Fighter V, a sádica aranha púrpura parte em busca de novas vítimas para seu belprazer! Satisfazer sua vontade irreferável de humilhar seus oponentes é a emoção mais valiosa e desejada por Juri, agora, livre da mera vingança como pretexto para rir e machucar freneticamente. Em sua pose de vitória, Juri usa seu celular para se comunicar com alguém (um cliente, talvez) Quem será?

Takayuki Nakayama teceu palavras também sobre a sádica lutadora: "O traje de Juri remete à imagem vinda de Super Street Fighter IV, mas foi redesenhado para Street Fighter 6. A tarja preta por debaixo de seu casaco imita a aparência de uma aranha. Seu smartphone também remete mais de sua personalidade." (tradução própria).

JOGABILIDADE DE JURI HAN:

O rol de movimentos de Juri em Street Fighter 6 será uma interessante mescla entre as versões IV e V. Inicialmente, temos o retorno do Special Move Shikusen, que é um Dive Kick formidável e de muita falta em seu arsenal no Street Fighte V. O Feng Shui Engine (V-TRIGGER I em Street Fighter V) retoma sua função, desta vez, ao custo de uma barra de Super Art.

Confira abaixo no slideshow as imagens de cada ataque de Juri vistos no trailer:
Os Super Arts de Juri Han são:

>> Sakkai Fuhazan (custa 1 barra) – Juri lança múltimplas magias com os pés, encerrando a sequência com uma grande explosão, afastando o oponente.

>> Feng Shui Engine (custam 2 barras) – Em ativação ao poder oculto de Juri emanado de seu olho falso, Juri pode cancelar ataques normais em demais ataques comuns e especiais. O Feng Shui Engine surgiu como Ultra Combo em Super Street Fighter IV, e retorna sob a mesma finalidade estratégica.

>> Kaisen Dankai Raku (custam 3 barras) – Baseado no Ultra Combo de mesmo nome originado em Super Street Fighter IV, trata-se de uma sequência insana de chutes desferidos cruelmente inflamados pela loucura, adrenalina e maldade de Juri.

NOVO CENÁRIO: TIAN HONG YUAN

Ao apresentar Juri neste trailer de gameplay, um novo cenário também é revelado: um pátio com decoração chinesa nas paredes e parapeitos, luminárias de papel acesas e mesas numerosas para as pessoas se reunirem neste sugestivo ambiente festivo. Bem vindos à TIAN HONG YUAN.

LUTADORES REVELADOS OFICIALMENTE:

Por enquanto, 7 lutadores foram apresentados ao público oficialmente:

>> Ryu
>> Chun Li
>> Luke
>> Jamie
>> Guile
>> Kimberly
>> Juri

Logo após o primeiro trailer de anúncio do game, um vazamento das artes conceituais dos personagens que estarão em Street Fighter 6 ocorreu, e na prática, sua veracidade é legítima.

Em respeito aos leitores do BLACKBELT Virtual Dojo of Games, vazamentos não serão aqui noticiados.

PLATAFORMAS e PREVISÃO DE LANÇAMENTO:

Após um hiato de 8 anos, a Microsoft volta a receber o título em sua própria biblioteca de games, desta vez para o X-BOX Series S/X. Street Fighter 6 também está confirmado para as plataformas da Sony, o Playstation 4 e Playstation 5. Para PC, a Valve disponibilizará o game por meio de sua plataforma, o Steam.

A data ainda não foi confirmada, mas a Capcom promete o fighting game com lançamento em 2023.

SITE OFICIAL: streetfighter.com/6
FONTES: Twitter e Capcom USA


OPINIÃO:

É impressionante a criatividade empenhada ao Character Design de Street Fighter 6. Ainda que o vazamento tenha revelado o visual principal adotado aos lutadores (infelizmente não escapei dele, e foi logo no início, diga-se de passagem), quando apresentados, saltam aos olhos, mas acima disso, integram elementos formidavelmente! A concepção da personagem Kimberly é incrível: ninjutsu, atletismo, vivacidade, vibração, criatividade ao misturar estilos. Temos em Kimberly a "Ninja Grafiteira" e amante de música dos anos 80. Decisões bem acertadas como essas resultam em um personagem desejado (muitos são os adeptos ao estilo de jogo de Guy desde Street Fighter Zero / Alpha). A gameplay projetada para Kimberly é bem semelhante ao programado em Guy de Ultra Street Fighter IV, portanto, a saudade dos fãs pelo ninja de Nike vermelho será quase totalmente saciada.

Entre os estreantes de Street Fighter IV, Juri foi a mais destacada, sendo o cursor do Character Select do Player 1 iniciando em seu retrato, além de ser a primeira personagem em Street Fighter V a ser trazida da versão anterior (apenas Juri e Seth são selecionáveis). Impressionante as feições da lutadora: a loucura está estampada em seus olhos e sorriso maliciosos (toda contorcida, como se fosse mesmo uma aranha, ou um fantasma). Juri retorna às origens, com um uniforme baseado em seu traje de Super Street Fighter IV, a remeter mais seu lado lutadora (com calças largas, faixa preta na cintura) do que a femme fatale em Street Fighter V (macacão de couro com ziper). Seus chutes oriundos do Taekwondo sempre foram um espetáculo, mas em termos competitivos, a aranha púrpura não recebia da maioria sua adoção. Particularmente, prefiro estar no controle dela em Ultra Street Fighter IV, pois na edição seguinte, senti mais dificuldade. Trazê-la em Street Fighter 6 atendeu a expectativa de muitos.

Conto como surpreendente e de destaque merecido a revelação de Kimberly; um bonus à adição de Juri, que não deixa nada a desejar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

  • All right... Are you ready? Capcom anuncia oficialmente Street Fighter 6!
  • Cai pra rua! Capcom revela muitas novidades para Street Fighter 6!
  • Sonic Hurricane! Guile está de volta em Street Fighter 6!