SNK anuncia o retorno de Kim Kaphwan em gameplay que lhe faz justiça em KOF XV!

Personagem clássico da série Fatal Fury e estreante em The King of Fighters 94 é anunciado como segundo lutador solo do passe de temporada 2023 de conteúdos extras do novo game!
  • Rafael de Oliveira
  • 24 de Março de 2023

Em 23 de Março de 2023, a SNK publicou o trailer de gameplay do segundo personagem solo incluso na segunda temporada de conteúdos adicionais em KOF XV. Revelado em Agosto de 2022, Kim Kaphwan, o tradicional lutador de Taekwondo de Fatal Fury 2 e The King of Fighters 94, finalmente recebeu da SNK seu trailer de gameplay exclusivo. Para os saudosistas, à exemplo dos demais personagens de Fatal Fury apresentados em trailer (como Andy e Joe), a música de fundo escolhida para o trailer de Kim Kaphwan é a clássica "Seoul ni ikou! [Korea Stage]" de Fatal Fury 2.

Confira abaixo o trailer de gameplay contendo Kim Kaphwan em ação:
Nos dias 31 de Março a 02 de Abril, visitantes da EVO Japan 2023 poderão experimentar a jogabilidade do personagem em testes abertos ao público durante o evento.

ATUALIZADO 06/04/2023: Kaphwan está disponível desde 04 de Abril de 2023 e seu traje clássico está incluso como bonus.

Quem é KIM KAPHWAN?

Kim Kaphwan aprendeu a lutar brilhantemente a arte marcial Taekwondo e levou seus treinamentos com seriedade durante a infância e juventude, tornando-se rapidamente um renomado campeão sul coreano. Não somente sua técnica é refinada, seu caráter também foi forjado em prol de que a justiça seja feita. A partir deste ponto, dois universos distintos são reservados ao personagem: o de Fatal Fury / Garou Mark of the Wolves, e o da série KOF.

A história de Kim Kaphwan se inicia em King of Fighters 94. Considerados como os mais perigosos bandidos da Coréia do Sul, Chang Koehan e Choi Bounge escaparam da prisão, e tomado pela força da justiça, Kim Kaphwan decide impedir seus feitos e os derrota em combate. Após o evento, Kaphwan notou melhor sua capacidade em identificar nuances do comportamento criminoso e em como a justiça serve ao caráter humano, e a experiência lhe sugeriu a missão em reabilitar pessoas perigosas. O chamado "Programa de Reabilitação de Criminosos" foi iniciado por Kim e seus estudantes nada mais são do que os criminosos que o enfrentaram em fuga, Chang e Choi. Através do Taekwondo, o instrutor e coordenador do programa aplica um rígido treinamento enquanto os converge a praticar a justiça e seus valores, reabilitando-os plenamente ao bom convívio social. Uma etapa crucial do programa de Kim é imposta ao aplicar seu treinamento físico e mental no torneio The King of Fighters, evento este que reúne lutadores habilidosos de diversos alinhamentos morais. Chang Koehan e Choi Bounge procuram escapar do rigoroso treinamento, e por muitas situações acabam desistindo ou não logrando êxito. O programa esteve em prática até a edição XIII do torneio, e a partir de The King of Fighters XIV, Chang e Choi se afastam da reabilitação plenamente e retomam às atividades criminosas junto ao exótico e perigoso Xanadu, considerado como lendário no mundo do crime. Kim Kaphwan ingressa à edição XIV do torneio em busca dos seus antigos estudantes, e forma a nova equipe com seu mestre Gang-il e sua acompanhante Luong. Nesta última edição do torneio, Luong participa do team SECRET AGENT juntamente com Blue Mary e Vanessa, enquanto Kim Kaphwan passa por um árduo treinamento nas montanhas promovido por seu mestre Gang-il, e sua inscrição à competição ocorre às pressas como competidor solo.

No universo de Fatal Fury, Kim Kaphwan segue empenhado em punir justamente os criminosos de South Town nos perigosos torneios promovidos por Wolfgang Krauser, e se aposenta das competições após os eventos de Real Bout Fatal Fury 2. É chegado o momento de Kaphwan atuar como mestre instrutor de Taekwondo (Sabom-Nim, 4º ao 6º Dan), e seus ensinamentos são passados rigorosamente aos seus dois filhos, Kim Jae Hoon e Kim Dong Hwan. Suas atividades como instrutor no "Programa de Reabilitação de Criminosos" nunca ocorreu neste universo, tampouco seu encontro com os bandidos Chang Koehan e Choi Bounge.

A conduta de Kim Kaphwan em praticar a justiça é reflexo dos valores exercidos tradicionalmente no Taekwondo, em especial, na educação de seus praticantes, visto que as faixas de graduação possuem uma forte simbologia voltada para o sentido maturacional (da semente - faixa branca, ao universo - faixa preta).

ATUALIZADO 06/04/2023: O site oficial de KOF XV trouxe duas atualizações em consideração aos fãs, e o mesmo esmero em fornecer dados da história do personagem feito com Shingo Yabuki felizmente se repetiu à Kim Kaphwan. Temos dois materiais extensos sobre ele: uma entrevista contendo perguntas mais frequentes feitas por fãs (colhidas diretamente através das redes sociais da SNK) e a história completa de sua participação em KOF XV. Em resumo, durante 12 meses de treinamento árduo, Kim aprimorou suas técnicas sob a tutela de seu mestre Gang'il. Perto do fim desse período, um convite especial é entregue endereçado à Kaphwan: o ingresso solo para o torneio The King of Fighters. Disposto a exercer tudo o que seus 12 meses de treinamento lhe renderam, o torneio o chama mais uma vez. Em entrevista, Kim Kaphwan exalta sua filosofia em preservar a justiça e o caminho correto, e diz que o "Programa de Reabilitação de Criminosos" tem feito sucesso com a recuperação de Raiden e Hwa Jay, e que Chang e Choi regressaram ao Dojo para prosseguirem com o programa.

PÁGINA OFICIAL DO PERSONAGEM: KIM KAPHWAN | THE KING OF FIGHTERS XV
FONTE: SNK Fandom


Design de KIM KAPHWAN:

O árduo treinamento nas montanhas imposto por seu mestre Gang-il parece ter promovido algumas mudanças em Kim Kaphwan, e uma delas está em sua vestimenta. Pela primeira vez, Kaphwan deixa de usar seu tradicional Dobok (uniforme para a prática de Taekwondo) para se apresentar portando um uniforme parecido com o usado por seu mentor. A calça é preta e vermelha e acompanhada de um cinturão ornamentado com faixas, idêntica à usada por Gang-il. Suas luvas foram substituídas por cordões trançados, e o peitoral é coberto por uma camisa de mesma cor do restante, compondo um uniforme nas cor preta com tarjas vermelhas.

Jogabilidade de KIM KAPHWAN:

A ótima forma física e evolução técnica de Kim obtida com o intenso treino marcial de Gang-il foi trazida na prática em sua jogabilidade, esta voltada a unificar as melhores versões do personagem, tornando-o supremo frente as personificações anteriores. Foram mantidos o Hangetsuzan (normal e aéreo), o Hienzan (a versão chega a pegar 3 hits!) e o Hishou Kyaku, golpes imprescindíveis ao estilo de jogo do lutador. O Kim Kaphwan de The King of Fighters 2002 / 2002 Unlimited Match foi agraciado com o Sanren Geki, um ataque composto por três chutes consecutivos, e para KOF XV temos uma versão aprimorada deste mesmo golpe especial. Um inédito movimento de salto em arco seguido de chute foi adicionado ao rol de ataques especiais do lutador (ATUALIZADO 06/04/2023 - o nome do Special Move é Hisen Kyaku e serve para cobrir espaço rapidamente em um ataque surpresa). O Climax Special Move de Kim foi recriado a partir do HSDM Kyou Hou'ou Kyaku (também visto em Real Bout Fatal Fury 2): uma sequência veloz de ataques e a finalização em um chute ascendente espetacularmente acompanhado de uma Fênix ao fundo.

ATUALIZADO 06/04/2023: Novamente, a SNK trouxe junto ao lançamento do personagem um trailer apresentando brevemente as mais importantes características de jogabilidade chamado "Character Breakdown". O primeiro a receber esse tratamento especial foi Shingo Yabuki. Kim Kaphwan não poderia ser deixado de fora, e recebeu comentários pertintes ao seu estilo de jogo.

Confira abaixo a apresentação das técnicas de luta de Kaphwan:

Patch 1.70 - CORREÇÃO DE BUGS:

ATUALIZADO 06/04/2023:Novos ajustes pontuais foram feitos em conjunto ao lançamento de Kim Kaphwan, em especial, correções de bugs, alcançando a versão 1.70 de atualizações. Os personagens listados são: Clark, King e Shingo Yabuki. Clique no link abaixo para ser redirecionado ao site da SNK para acessar o documento contendo detalhes das modificações:

LINK PDF: Patch 1.70 (ENG)

Personagens confirmados para 2023:

SYLVIE PAULA PAULA: Estreou em The King of Fighters XIV juntamente com Kukri e Mian. Sylvie era parte dos experimentos da NESTS; sobreviveu ao fim do cartel e em seguida foi contratada por Antonov para ingressar na edição XIV do torneio. Sua personalidade é muito peculiar, entre o inocente e o estranho. O lançamento da personagem está previsto entre Junho a Setembro de 2023.

NAJD: Personagem adicional em The King of Fighters XIV, a jovem saudita é uma vigilante, e seu poder consiste em manipular sombras para atacar. Durante o dia, Najd é uma dedicada estudante e usa de uma vida comum para esconder sua identidade. O lançamento da personagem está previsto também entre os meses de Junho a Setembro de 2023.

???: Mais dois personagens não revelados estão previstos para o segundo semestre de 2023. Foram expostas suas silhuetas, tal como a SNK fazia um dia antes de revelar o personagem em gameplay. Quem serão estes dois novos lutadores?

GOENITZ (ATUALIZADO 06/03/2023) : Na tela de seleção de lutadores, sete slots estão posicionados no topo da grade, o que indica um personagem extra antes não mencionado. Durante a EVO Japan 2023 em 01 de Abril, enfim o personagem misterioso foi revelado, e trata-se de Goenitz, último oponente do modo arcade de The King of Fighters 96. O personagem fará parte do modo Boss Challenge juntamente com Omega Rugal, e será disponibilizado gratuitamente Julho e Setembro de 2023.

CROSSPLAY entre TODAS AS PLATAFORMAS:

A implementação de partidas online entre plataformas dos ecossistemas Playstation, Microsoft, Steam e Epic estão no cronograma de lançamentos deste ano de 2023! O implemento será realizado entre Março e Setembro deste ano.

PERSONAGENS SELECIONÁVEIS:

KOF XV contém atualmente 54 lutadores e dezessete times oficiais formados:

team HERO: composto por Shun'ei, Meitenkun e Benimaru Nikaido.
team FATAL FURY: formado por Terry Bogard, Andy Bogard e Joe Higashi.
team SACRED TREASURES: composto por Chizuru Kagura, Kyo Kusanagi e Iori Yagami.
team OROCHI: formado por Yashiro Nanakase, Shermie e Chris.
team ART OF FIGHTING: composto por Ryo Sakazaki, Robert Garcia e King.
team IKARI: composto por Ralf Jones, Clark Still e Leona Heidern.
team SECRET AGENTS: composto por Blue Mary, Luong e Vanessa.
team SUPER HEROINES: composto por Mai Shiranui, Yuri Sakazaki e Athena.
team G.A.W: composto por Ramón, King of Dinosaurs e Antonov.
team RIVAL: composto por Isla, Dolores e Heidern.
team K': composto por K', Maxima e Whip.
team KHRONEN: composto por Krohnen McDougall, Kula Diamond e Ángel.
team ASH: composto por Ash Crimson, Kukri e Elisabeth Blanctorche.
team GAROU: composto por Rock Howard, Gato e B. Jennet.
team SOUTHTOWN: composto por Geese Howard, Billy Kane e Ryuji Yamazaki.
Omega RUGAL: personagem disponibilizado como convidado especial, à parte da história principal de KOF XV.
team AWAKENED OROCHI: composto por Orochi Yashiro, Orochi Shermie e Orochi Chris.
team SAMURAI: composto por Haohmaru, Nakoruru e Darli Dagger.
SHINGO YABUKI: primeiro personagem solo.
KIM KAPHWAN: segundo personagem solo.

PLANO DE LANÇAMENTO das DLCs:

Com a revelação de seis personagens solo para 2023, o atual plano de lançamento de conteúdos tem proposta diferente do formato adotado em 2022, antes baseado em oferecer quatro times e um personagem solo.

SITE OFICIAL: SNK Corp.co.
FONTES: Twitter


OPINIÃO:

Pesquisei sobre os motivos de Kim Kaphwan e o team KOREA estarem ausentes pela primeira vez no lançamento de um título da série KOF, e um dos motivos seria a morte do presidente da empresa sul-coreana Viccom em 2018, publisher dos jogos da SNK no país. Seu nome: Kim Kaphwan; o nome de seu irmão mais novo: Kim Dong Hwan; o nome de seu sobrinho: Kim Jae Hoon. Seria a retirada do nome "Kaphwan" forçada por direitos autorais? Na vida real, Kim Kaphwan foi um artista marcial em sua juventude, e contribui fortemente para que a arte marcial sul coreana se tornasse modalidade olímpica, inclusive, popular entre os jovem graças a sua influência com os arcades e a SNK. O pedido formal de Kim à SNK nos anos 90 rendeu imensa popularidade ao personagem e seu estilo de luta, até então pouco difundido fora do país. A história de Kim Kaphwan foi abordada pelo canal Segredo dos Games, e foi muito bem explicada.

Um outro motivo para a retirada do personagem no elenco base de KOF XV talvez tenha se dado propositalmente no intuito de supravalorizá-lo, antes indispensável ao elenco, e capitalizar com sua breve escassez. O motivo real não é citado abertamente, portanto, o questionamento continua soando alto. Independente disso, enfim temos Kim Kaphwan em sua melhor versão, jogável a partir de uma data indefinida, entre Abril e Junho (outra razão estranha não ser informada a data exata de lançamento). As mudanças em Kim Kaphwan foram muito bem vindas, como se o manto de seu mestre finalmente lhe fosse dado, e é algo merecedor ao paladino da justiça (sim, ele recebeu esse título) sul coreano.

Seria um sonho a SNK revelar, após a EVO JAPAN 2023, dois personagens de última hora a formarem o team KIM, seja com o retorno de nossos malvados favoritos Chang Koehan e Choi Bounge, ou ainda a volta de Jhun Hoon e May Lee, pela primeira vez em um jogo 3D de alto nível.

A popularidade de Kim Kaphwan é grande, e o considero particularmente como o "Guile de Fatal Fury" por um bom motivo: assim como é satisfatório acertar um facão com o icônico World Warrior, a sensação é idêntica ao acertar um "Gilson"! XD

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

  • Keep the faith! SNK revela os primeiros times adicionais de "KOF XV": team GAROU e team SOUTH TOWN!
  • Stiff shoulders for team SOUTH TOWN! SNK traz de volta os criminosos da série Fatal Fury em KOF XV!
  • EVO Showcase 2022: team AWAKENED OROCHI, team SAMURAI e mais novidades para KOF XV!
  • Still Green! Shingo Yabuki está de volta em KOF XV!