- Rafael de Oliveira
- 08 de Agosto de 2023
No Mandalay Bay Convention Center, Las Vegas, Nevada, Estados Unidos da América, ocorreu a EVO 2023 durante os dias 05, 06 e 07 de Agosto. Evento de enorme prestígio capaz de reunir os maiores competidores de Fighting Games do mundo, a edição principal da EVO deste ano bateu recordes de inscrições e público presente, e inclusive, recebeu do atual governador do estado homenagens honrosas como a instauração do Dia Oficial da EVO (em 06 de Agosto) pelo Governador do estado de Nevada, e a entrega da chave da cidade de Las Vegas aos fundadores do evento. Em torno de 15 a 20 mil espectadores online estiveram constantes nos dias de transmissão, e naturalmente, anúcios de grande relevância foram feitos pelas empresas envolvidas com o gênero.
Por parte da SNK, o diretor chefe de desenvolvimento Yasuyuki Oda esteve presente para apresentar os próximos lançamentos da empresa, à exemplo da apresentação feita durante a EVO Japan 2023 quatro meses atrás. Os jogos anunciados foram: novos personagens para KOF XV, data de implementação do Rollback Netcode de Samurai Shodown, data de lançamento de The King of Fighters XIII Global Match e, por último, um novo teaser trailer da sequência de Garou: Mark of the Wolves, agora entitulado oficialmente como Fatal Fury: City of the Wolves.
Confira abaixo o teaser trailer postado pela SNK logo após a exibição do mesmo durante o evento:
Lendas nunca morrem. Elas se tornam melhores!
No início do trailer, as vozes capturadas nos locais do mapa revelam, sem maiores detalhes, informações sobre estágios e personagens. Temos as seguintes localidades descritas: Geese Tower, National Park, South Town Airport, ??? | Abandoned Dojo, Live House "Old Line" e Factory. Salvo o estágio Live House "Old Line" de Second South Town, todas as localidades são referentes à grande South Town vistos nos clássicos da série.
As vozes aparentemente se identificam aos seguintes lutadores, na ordem apresentada: Rock Howard, Hokutomaru, Mai Shiranui, B.Jenet, Kevin Rian, Billy Kane, Marco Rodrigues ou Ryo Sakazaki, Hotaru Futaba, Gato, Tyzoc, Kain R. Heinlein, e por fim Terry Bogard.
Em entrevista ao portal japonês 4gamer.net, Yasuyuki Oda menciona sobre o bom andamento no desenvolvimento de Fatal Fury: City of the Wolves, atualmente com 7 personagens dotados de ações funcionais plenamente controláveis. Segundo Oda, o título "Garou Densetsu" ("A lenda do Lobo Faminto" em tradução literal) voltou a ser utilizado diante um retorno às origens da série, algo contrário à visão de futuro empregada em Garou: Mark of the Wolves, este no qual avançou consideravelmente a linha do tempo.
Embora persista a falta de informações sobre data de lançamento e plataformas disponíveis, intenção é trazer ao público uma demonstração jogável nos grandes eventos de 2024.
SNK Brasil
Anúncios voltados à KOF XV:
Anúncio voltado a THE KING OF FIGHTERS XIII GLOBAL MATCH:
Além da versão padrão, a SNK também vai oferecer uma versão deluxe contendo livro digital de artes oficiais e trila sonora original.
Anúncio voltado à SAMURAI SHODOWN:
OPINIÃO:
A sequência de Garou: Mark of the Wolves é aguardada por 24 anos, e a marca Fatal Fury / Garou Densetsu conquistou enorme relevância a cada novo lançamento da série. Fatal Fury foi lançado pouco depois de Street Fighter II e manteve-se lado a lado com seu concorrente, como bons rivais, e o desfecho da era de ouro dos arcades se traduz em Garou: Mark of the Wolves, lançado em 1999, nascimento também de Street Fighter III 3RD Strike. Estes dois últimos são comparáveis entre si e muito aclamados pelos jogadores do gênero. A pressão exercida à Oda / SNK em trazer uma sequência de prestígio é enorme, tal como foi para a Capcom ao produzir Street Fighter IV em 2008. Estamos em uma era pós-ressurgimento, e a chama do gênero é incandescente: Street Fighter 6, Mortal Kombat 1, Tekken 8 estão tornando 2023 o ano dos jogos de luta. Anos atrás, o gênero passava por momentos delicados diante a falta de qualidade das partidas em rede, entre outras limitações técnicas e, somado decisões ruins de projeto, a consolidação entre o público geral ficou comprometida.Para a SNK, o lançamento de The King of Fighters XIV foi marcado pela difícil transição do 2D do título anterior para o 3D, algo que denunciou facilmente seu atraso tecnológico no parâmetro gráfico. The King of Fighters XIV faz parecer um jogo da geração anterior à sua (um game de Playstation 4 com aparência de Playstation 3). Mas, não podemos nos esquecer do ressurgimento de Samurai Shodown: foi a partir do título de samurais que a SNK retomou seu espaço entre os grandes, abrindo caminho para a redenção com KOF XV, este último um excelente título da série, ainda que diante certos tropeços. O próximo passo da SNK está firmado em Fatal Fury: City of the Wolves, e nele temos exatamente isso: um passo. Não um ressurgimento triunfal como em Street Fighter IV, um espetáculo em forma de animação japonesa tais quais Dragonball FighterZ e Guilty Gear, ou uma quebra de paradigmas vista em Street Fighter 6; é apenas isso: um passo mais firme e melhor posicionado em comparação aos passos dados anteriorermente. Ouvi muitas críticas sobre a qualidade gráfica apresentada no teaser trailer, e sempre tenho a mesma resposta quando me deparo com essas questões: vamos aguardar o jogo sair! Quando assistia os trailer de KOF XV, não me senti animado nem decepcionado, mas quando experimentei a versão Beta no Playstation 4, imediatamente mudei de um estado apático e receoso para uma compra certa: KOF XV está orgulhosamente em minha estante. Estar com o jogo em mãos ou ao menos vê-lo diretamente em funcionamento fez toda a diferença.
A SNK de hoje não é a SNK da era de ouro dos fliperamas, mas está avançando a cada lançamento. Samurai Shodown é a espada que foi afiada inúmeras vezes para abrir caminho à um padrão acima de qualidade, e Fatal Fury: City of the Wolves pode ser uma nova estrela brilhante para o gênero. Garou: Mark of the Wolves trouxe uma jogabilidade incrível para a série (como o sistema de aparo Just Defend) e explorou brilhantemente o futuro da linha temporal, algo que a série Street Fighter não conseguiu firmar até hoje. Inegavelmente, a concorrência oferece jogos melhores e condizentes com a espectativa esperada para a atual geração, e quando comparados diretamente aos títulos mais recentes da SNK, é claramente notado um certo atraso gráfico (Fatal Fury: City of the Wolves aparenta ter o nível gráfico um pouco acima de Street Fighter V), porém, vale ressaltar que a força da série Fatal Fury é tão intensa que é impossível um fã da série não se empolgar, e a linguagem visual adotada para o novo título é agradável e condiz com o aspecto grunge adotado em Garou: Mark of the Wolves, algo muito positivo e que pode ser um diferencial, tal como ocorreu em Samurai Shodown.