Bandai Namco revela Ling Xiaoyu em Tekken 8, e dispôs teste alfa em evento fechado!

Estreante em Tekken 3, lutadora é revelada ao público em trailer de gameplay. Ao mesmo tempo, Katsuhiro Harada e Michael Murry proporcionaram a build atual do game em evento fechado para a imprensa, e responderam a perguntas.
  • Rafael de Oliveira
  • 31 de Março de 2023

A Bandai Namco partiu em agressiva disparada e trouxe para o público muitas novidades para seu fighting game em desenvolvimento, Tekken 8! No dia 29 de Março, foram dois acontecimentos importantes promovidos pela equipe de Katsuhiro Harada que agitaram os fãs: a revelação da personagem Ling Xiaoyu ao público via trailer de gameplay, e a disposição de uma demonstração do game em evento destinado à imprensa e convidados nos escritórios da Bandai Namco nos Estados Unidos! O teste fechado ofereceu aos presentes o modo versus da atual build (que se encontra em fase alfa) com 10 personagens selecionáveis!

Primeiro, vamos ao trailer de gameplay de Ling Xiaoyu, logo abaixo:

Quem é LING XIAOYU?

Nascida na China e parente distante do mestre Wang Jinrei, a jovem Ling Xiaoyu é uma talentosa artista marcial de personalidade vivaz. O grande sonho de Xiaoyu é abrir seu próprio Parque de Diversões em seu país, porém, materializar tamanho desejo requer inicialmente um enorme investimento financeiro. Em conversas com metre Wang, o sábio mencionou sua amizade com a família Mishima, e o grande alcance financeiro que o conglomerado tem conquistado. Disposta a conhecer pessoalmente Heihachi Mishima em nome de seu sonho, Ling Xiaoyu passou a ficar aflita em viajar para o Japão, isso porque não possuía meios para a viagem. Certo dia, em um passeio de família em Hong Kong, surgiu a oportunidade de Xiaoyu se aproximar da família Mishima, porém clandestinamente. Um navio cruzeiro portando o símbolo da Mishima Zaibatsu estava para partir, com destino ao Japão. Movida pelo desejo, a jovem deixou sua família e embarcou sem ser avistada pelos tripulantes. Em alto mar, Xiaoyu foi descoberta, e Heihachi soube do alerta. Quando finalmente atracado no Japão, o líder da Mishima Zaibatsu encontrou sua tripulação derrotada pela jovem, que não exitou em desafiá-lo também para um duelo. Impressionado com tamanho espírito de luta em uma jovem ingênua, Heihachi ofereceu uma oportunidade de tonrar seu sonho realidade, desde que a seguinte condição fosse cumprida: alcançar o topo do terceiro torneio Rei do Punho de Ferro. Com o trato firmado, Xiaoyu passou a ser uma promissora lutadora para a Mishima Zaibatsu, e recebeu do conglomerado o apoio necessário em seus estudos e treinamentos. Uma guarda costas foi designada para Xiaoyu: uma enorme ursa chamada Panda. Uma figura interessante para a jovem passou a ser frequente em sua rotina, e esse outro jovem é Jin Kazama, neto de Heihachi. Convivendo juntos, ambos se tornaram amigos. Ling Xiaoyu não venceu o torneio, porém ganhou um futuro junto à família Mishima, algo que a faz seguir adiante e postergar pacientemente seu grande sonho.

Após os eventos do terceiro torneio, Jin Kazama deixou a Mishima Zaibatsu e partiu misteriosamente, deixando Xiaoyu preocupada e contida em seus questionamentos. Em dado momento, um e-mail sem remetente surge endereçado à conta da jovem, e nele contém um alerta sobre as atividades sombrias que envolvem a família Mishima, em especial, as más intenções de seu cabeça, Heihachi. Ling Xiaoyu é uma pessoa ingênua, e foi incapaz de perceber sozinha a maldição que permeia a família Mishima, e o alerta contido na mensagem poderia ter o envolvimento de Jin Kazama. Apesar do comportamento inocente, Xiaoyu possui forte determinação quando se faz necessária, e disposta a encontrar-se novamente com Jin, a quarta edição do Rei do Punho de Ferro surgiu como oportunidade de encontrar respostas. O pior poderia ter acontecido à jovem se Yoshimitsu não a resgatasse. O estranho guerreiro contou toda a obscuridade envolvendo os Mishima a Xiaoyu, que agora necessita cada vez mais encontrar Jin Kazama e, de alguma forma, impedir seu destino fatal.

Assim como Jun Kazama se resgarda por benignidade e pureza frente o mal impregnado em Kazuya, Ling Xiaoyu faz papel semelhante em busca de Jin Kazama, e a esperança em trazê-lo de volta também é sua maior força.

ESTILO DE LUTA e JOGABILIDADE de LING XIAOYU:

A prática marcial da jovem Xiaoyu é derivada das artes de luta chinesas, Baguazhang e Piguaquan, adaptadas à seu próprio estilo de luta. Os golpes predominantes do estilo performado pela jovem são giros de braço (no Command List conhecido como Fan), cotoveladas (geralmente após os giros, de costas para o oponente) e chutes acrobáticos. A transição dos movimentos geralmente flui de golpes leves para ataques de palma em postura baixa (com uma ou duas mãos) ou chutes. Rasteiras circulares também são predominantes no estilo marcial chinês apresentado por Xiaoyu.

A jogabilidade, segundo consta, é bastante similar à versão anterior, e novos golpes foram adicionados em favor do Heat System, como o potente Storming Flower. Como citado sobre seu estilo de luta, geralmente os ataques com giro a deixam de costas para o oponente, e a partir dessa postura é que são desferidas cotoveladas ou chutes certeiros (muitos golpes tem o aviso "Back towards enemy"). O incrível e veloz Peacock Kick (surpreendente pela posição trocada) e o chute triplo Shooting Star foram mantidos. A postura característica da personagem é o Phoenix, bastante baixa.

O Rage Art é um golpe potente seguido de uma onde de energia espiral.

Recursos apresentados no TESTE ALFA:

Dos convidados ao evento presencial nos escritórios da Bandai Namco, testes da build alfa foram concedidos aos presentes, e a empresa decidiu deixar a imprensa publicar as informações sobre o game. Entre os que estiveram presentes, o narrador e organizador de eventos envolvendo Tekken Spag_TK fez uma análise minuciosa sobre os mecanismos mantidos, mecanismos novos e detalhes no funcionamento do Heat System demonstrados no teste alfa fechado, e traduzimos as informações dele para esta publicação. Os créditos estão linkados ao seu canal do YouTube.

  • ESTÁGIOS: Foram confirmados sete estágios até o momento, e cinco dos mesmos foram disponibilizados para o teste alfa fechado: Urban Square, Yakushima, Rebel Hangar, Arena e Sanctum, este último recém revelado na demonstração. Os dois estágios que não foram mostrados no gameplay fechado foram Colosseum e Nigtmare War Zone, porém são conhecidos pelos trailers anteriores.

  • SPECIAL INTROS: Personagens envolvidos com a trama de Tekken terão breves diálogos em animações inéditas! A cena pré-luta enriquece momentos emblemáticos, empolgantes e significativos. Lars Alexandersson contra Jin Kazama tocam as luvas antes de iniciar o combate! Ling Xiaoyu e Jin Kazamam se cumprimentam em referência, como nas artes marciais tradicionais! Kazuya Mishima e Jun Kazama... dispensam palavras!

  • POSES EXTRAS: Finalizar o round com RAGE ART proporciona uma animação adicional, seja em pose exclusiva em comemoração, ou mesmo interação. Kazuya Mishima demonstra seu total desprezo ao adversário caído chutando-o para longe, algo que não ocorre após um RAGE ART em que o inimigo tenha sobrevivido.

  • MECÂNICAS MANTIDAS e MODIFICADAS: No quadro abaixo se encontra um resumo das principais mudanças e características mantidas aboradas na análise de Spag_TK.
  • Em se tratando das mecânicas mantidas, cabe algumas explicações: o Power Crush, mecânica de armor inaugurada em Tekken 7 e similar ao Focus Attack de Street Fighter IV (o próprio Akuma o faz no jogo), é demonstrado desde os trailers de gameplay, porém não se sabe ainda suas exatas propriedades (frames, condições, etc.) Os Power Crushes resistem a ataques de média altura. O chamado Okizeme (opções de pressão durante um knockdown no adversário) está mantido da mesma forma como em Tekken 7, porém alguns golpes de determinados lutadores têm por efeito fazer o corpo do inimigo girar, o que implica em fazer mudanças na investida de quem está na vantagem.

    As mecânicas modificadas, estas que mais podem preocupar jogadores do cenário competitivo, geralmente foram modificadas pela equipe de programadores para favorecer o fluxo de combate por meio de resistências, mantendo os lutadores em constante trocação de golpes. Um exemplo desse direcionamento está na anulação dos efeitos que propiciem launcher, como o Magic 4 (Neutro + Chute Direito, também mencionado em guias como ☆RK), ou knockdown, como o Spring Kick e chutes durante levantamento. Naturalmente, o chip damage surge em favor do Heat System, e a energia perdida com os danos defendidos pode ser recuperada à medida em que ataques são desferidos. Quanto mais agressivo, melhor, e esse é o coração da jogabilidade em Tekken 8.

  • HEAT SYSTEM: O novo sistema de jogabilidade criado para Tekken 8, cada vez melhor demonstrado nos trailers de personagem e recentemente nos gameplays do teste alfa. Resumidamente, o Heat System possui duas fases em seu uso: a primeira é a ativação, direta pelo Heat Burst ou de forma ofensiva pelos cinco ataques pré-definidos de cada lutador, chamado Heat Engager. A segunda fase é a potencialização, e ocorre durante o uso da barra de Heat. Nesse estado, outras duas opções ficam disponíveis: o Heat Smash (em substituição ao Rage Drive), que é uma versão mais potente de um dos golpes especiais ou modificada para alto impacto (no caso de personagens que usam armas ou equipamentos), e por fim o Heat Dash, investida veloz durante ataques para extender combos. O Heat Smash e o Heat Dash são manobras consumíveis devido ao seu alto grau de potencialidade, portanto, enquanto se administra a barra de Heat, dois ícones em forma de "8" indicam o custo dos dois movimentos mais intensos do sistema, e cada unidade é chamada de Heat Energy. O Heat Dash custa 1 unidade de energia, enquanto o Heat Smash custa duas unidades mais o restante da barra de Heat. O escolha de ativação do Heat System determinará quantas unidades de Heat Energy ficarão disponíveis: uma para o Heat Burst, e duas para o Heat Engager, sendo este mais difícil de ser conectado em uma partida real, se compararmos com a simplicidade do Heat Burst.

  • SPECIAL STYLE CONTROLLER: Pela primeira vez na série Tekken, um estilo de controle simplificado pode ser ativado e desativa durante a partida com apenas um toque no botão. Segundo Michael Murry, o recurso serve para que jogadores intermediários conheçam as habilidades de seu lutador escolhido sem necessitar tanto assitir outros jogadores para poder aprender a usá-lo.

  • FONTE: @Spag_TK YouTube Channel

    Personagens confirmados:

    Os personagens apresentados nos trailers, e confirmados pela Bandai Namco como selecionáveis, são:

  • LING XIAOYU.
  • JUN KAZAMA.
  • JACK 8.
  • LARS ALEXANDERSSON.
  • KING.
  • MARSHALL LAW.
  • PAUL PHOENIX.
  • NINA WILLIAMS.
  • JIN KAZAMA.
  • KAZUYA MISHIMA.

  • Abaixo, uma imagem de Ling Xiaoyu em sua renderização in game, expondo mais uma vez a surpreendenta capacidade gráfica do novo Tekken!

    Plataformas de lançamento:

    Tekken 8 está confirmado para as plataformas Playstation 5: X-Box Series X/S e PC via Steam. Não foram divulgadas mais informações acerca da data de lançamento ou requisitos mínimos para a versão PC.
    SITE OFICIAL: Tekken 8
    FONTE: Tekken Wiki

    OPINIÃO:

    Antes de terminar a publicação, enviei uma mensagem privada via Twitter para o @SpaghettiRip com um pedido formal para usar as informações provindas da análise que ele fez do teste alfa fechado, e me basear nelas ao estilo do Dojo: traduzir, interpretar e explicar da melhor forma o que foi transmitido. Ele me respondeu o seguinte: "Hello my friend. That's amazing. Absolutely post it please. Let's spread the information!!!" (Olá, meu amigo. Isso é incrível. Absolutamente poste por favor. Vamos espalhar a informação!!!). Portanto, senhoras e senhores, muito me felicita em trazer esse tipo de conteúdo rico e empolgante ao Dojo Virtual de Jogos Eletrônicos BLACKBELT! Agradecimentos ao Spag por sua gentileza em concordar com o compartilhamento de seu trabalho aqui neste espaço. Ele foi didático em cada tópico sobre a jogabilidade, e cumpriu muito bem o propósito em trazer informações relevantes, e me vi na obrigação moral de copartilhá-las .

    Feita a rasgação de ceda legalmente creditada, vamos aos meus pensamentos perante Ling Xiaoyu e o teste alfa fechado. Pouco joguei com a personagem nos jogos anteriores, e acho bem curioso seu estilo de luta florescer de ataques feitos de costas ao inimigo (ainda que nunca partam dessa posição), uma característica fortemente contrária às demais artes marciais. A personagem é bem tradicional na série e Tekken 3 (game em que Xiaoyu faz sua estréia) marcou uma geração de fãs.

    O que destaco do teste alfa fechado foram as interações entre os personagens, algo que me deixou rapidamente desejoso pelo game, com um sensação de um "novo Tekken 5". Eu sei o quão merecedor é Tekken 7 e o respeito como fighting game (são "só" mais d 10 milhões de cópias vendidas), mas minha predileção até hoje é Tekken 5, isso devido o impacto que ele causou na época! A qualidade gráfica dessas interações, todas com modelos e animações refeitas do zero... é "excelent" (como diria o Lee Chaolan)!

    A música do cenário da Jun Kazama é muito boa de se ouvir, e espero em breve que sejam reveladas as faixas da trilha sonora em breve, outro forte ponto dos jogos da série. Eu sinto que minha abordagem sobre o jogo é mais como de um fã do que como escritor e criador de conteúdo, e me pego admirando cada aspecto das novas gameplays. Eu não sou dedicado ao game pela mecânica, pelas partidas, ou seja, eu não sou dedicado às lutas de Tekken como sou em Street Fighter. O que me faz querer conversar sobre o game, e postar aqui no Dojo sobre seu 8º título são as qualidades da série como peça gráfica, musical e de como boa parte das artes marciais são representadas nele. Quando Jin Kazama e Ling Xiaoyu interagem, eles se cumprimentam exatamente como praticantes de cada arte marcial que representam: no Karatê, em reverência (cabeça levemente curvada), seguida de uma postura de prontidão (braços ao lado do corpo); nas artes marciais chinesas, punho fechado para frente apoiado da outra mão aberta. Caro leitor, não quero ser imparcial, embora eu acredite fielmente ser impossível alcançar imparcialidade e expontaneidade ao mesmo tempo. Ou se é imparcial, ou se é expontâneo.

    São esses os aspectos que mais aprecio em Tekken, e me esforcei em apresentar os que não entendo em profundidade, apenas para concluir por ora que Tekken 8 será simplesmente incrível!


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