- Rafael de Oliveira
- 26 de Abril de 2023
A Capcom chamou a responsabilidade para si ao anunciar, com uma semana de antecedência, o Street Fighter Showcase, evento dedicado exclusivamente para o tão aguardado Street Fighter 6, programado para lançamento em 02 de Junho de 2023. À exemplo do modelo de apresentação adotado para o Resident Evil Showcase, foram dedicados 30 minutos de informações e novidades em vídeo diretamente ao público. No dia 20 de Abril, o Street Fighter Showcase foi apresentado pelo rapper Lil Wayne e contou com a participação do diretor Takayuki Nakayama e do produtor Shuhei Matsumoto. Foram abordadas mais novidades referente aos modos World Tour, Battle Hub e Fighting Ground.
Perto do fim do Showcase, Shuhei Matsumoto anunciou os quatro personagens adicionais da primeira temporada do game, bem como uma demonstração gratuita voltada para experimentação offline dos modos World Tour e Fighting Ground.
Confira abaixo o Street Fighter Showcase na íntegra:
Características da DEMO GRATUITA:
clique na imagem para acessar a página da demonstração contendo os links para dowload.Voltada para experimentação dos jogadores que não são familiarizados com a série, a demonstração gratuita oferece conteúdo suficiente para que seus primeiros passos sejam firmes rumo à experiência completa. Após o fim do Street Fighter Showcase, o download da versão demonstrativa foi liberado imediatamente nos servidores da Sony, possivelmente por contrato parcial de exclusividade. No dia 26 de Abril, os consoles da Microsoft e PCs por meio da Steam receberão a demonstração do game.
Em se tratando dos controles, três estilos ficam à disposição do jogador neste modo: controle clássico, controle moderno e controle dinâmico. O tutorial explica muito bem cada um desses estilos. Infelizmente, o Training Mode está desabilitado nesta demonstração, porém é possível praticar livremente durante as lições.
Os primeiros momentos do jogo são dedicados à explicar todas as funções disponíveis para a realização de missões em um mapa aberto, tal como nos jogos modernos de exploração. O estilo de controle configurado para as lutas é travado unicamente para o moderno, porém é citada a possibilidade de alterar a configuração para o estilo clássico na versão completa.
Pessoas do cenário estão disponíveis para enfrentamento amistoso com seu avatar, e pontos de experiência são obtidos a cada luta vencida pelo jogador. A progressão é interrompida após completadas as missões do capítulo 1.
A demonstração oferece apenas modos de jogo offline.
Novidades voltadas ao modo WORLD TOUR:
O grande charme do modo World Tour está na construção do caminho marcial de seu avatar, e este só é possível mediante o aprendizado de técnicas dos grandes mestres espalhados em áreas distintas, estes estrelas no modo Fighting Ground. Luke é o seu primeiro professor, e consequentemente, seu avatar terá o estilo de luta e movimentos especiais originados da escola marcial adotada por ele. Cumprir missões para outros mestres (chamados de Lutadores Lendários) especificamente permitirá se colocar à disposição deles em adotá-lo como aluno, assim adquirindo novos movimentos e, listados juntamente aos já adquiridos, construir um rol de golpes especiais inteiramente diversificado. Street Fighter 6 te conduz a construir um lutador imbatível através da árvore de atributos (por meio do uso de pontos de habilidade voltados para: força de soco, força de chute, força de arremesso, força de ataque único e defesa) e dotado dos melhores golpes especiais dos icônicos personagens da série em um só ser. Alguns destes movimentos aprendidos entram para a categoria de Master Actions, que são usados para o modo exploração (ao custo de parte da barra de Drive), e permitem quebrar barreiras, flutuar e atingir determinados pontos do mapa antes inacessíveis. A Master Action inata do seu avatar é o Drive Stall, capaz de desacelerar o tempo por alguns segundos e escapar de cercos inimigos. Em se tratando de oponentes mais agressivos, estes que o perseguem e provocam o confronto (ao contrário das pessoas amistosas, onde o jogador é dotado do querer) possuem pontos fracos que os deixam bastante vulneráveis, e cabe à habilidade do jogador em explorá-los.
Em se tratando de novidades ligadas à história de Street Fighter 6, enfim nos é apresentada Nayshall, uma grande área situada no leste da Ásia e que em muito se assemelha à cultura e topografia Indianas. O jogador terá de adquirir passagens aéreas para desbravar novos cenários como Itália, Japão, entre outros. Mas as surpresas surgem desde o início! Os becos de Metro City, já apresentada nos primeiros trailers, escondem personagens conhecidos e estreantes, como Damnd (primeiro boss de Final Fight), Carlos Miyamoto (personagem selecionável em Final Fight 2) e Rudra, o que faz o jogador envolver-se ainda mais com a trama de Street Fighter 6, que está conectada progressivamente ao objetivo principal da jornada.
Novidades voltadas ao modo BATTLE HUB:
Feito para reunir jogadores de todo o mundo em diversas atividades, uma delas se destacou fortemente no início do Showcase: a batalha entre avatares! O avatar do jogador utilizado no modo World Tour pode entrar em combate contra avatares de outros jogadores. Partidas entre avatares renderão jogadas nunca antes pensadas para a série, graças à incrível mescla de estilos possibilitada a cada um.
No espaço chamado Game Center, novos arcades clássicos da Capcom não vistos antes surgiram brevemente no trailer, como Super Puzzle Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 2, além do eterno Street Fighter II: The World Warrior.
O sistema de filiação em Dojos criado para Street Fighter V Arcade Edition foi potencializado, e agora é caracterizado como Clube. De acordo com interesses em geral, clubes são formados através da Capcom Fighters Network e podem ser decorados com diversas opções de arte, como ícones e posters. Membros podem usar uma camiseta estampada com a arte do Clube em seu próprio avatar. Cada Clube comportará até 100 membros.
Novidades voltadas ao modo FIGHTING GROUND:
Comece por aqui!
— Blind Kombat (@blind_kombat) 25 de abril de 2023
Fizemos um guia simples e prático para que nossos amigos com deficiência visual possam configurar os sons de acessibilidade do jogo Street Fighter 6.
RTs são bem vindos e deixem o like no vídeo. Vai ajudar demais nosso projeto 💛https://t.co/NZiEhkMPOM pic.twitter.com/Afjt1Znzy1
ELENCO INICIAL e SEASON PASS 1:
O elenco inicial está fechado em 18 lutadores. Confira abaixo a lista de personagens do elenco inicial e da primeira temporada de DLCs:
>>STREET FIGHTER II: RYU, KEN, CHUN LI, GUILE, DHALSIM, BLANKA, E.HONDA e ZANGIEF.
>>SUPER STREET FIGHTER II: DEE JAY e CAMMY.
>>SUPER STREET FIGHTER II TURBO: AKUMA.
>>SUPER STREET FIGHTER IV: JURI.
>>STREET FIGHTER V: LUKE, RASHID e ED.
>>STREET FIGHTER 6: JAMIE, KIMBERLY, MARISA, MANON, J.P., LILY e A.K.I.
PLATAFORMAS e EDIÇÕES À VENDA:
Street Fighter 6 entrou em pré-venda nas lojas digitais Microsoft Store, Playstation Store e Steam em três edições disponíveis: Standard, Deluxe e Ultimate. Os itens bonus para os que fizerem a compra antercipadamente são: cor nº 10 para o traje 1 de Chun Li, Jamie, Manon, Dee Jay, Juri e Ken. Exclusivamente para as lojas digitais da Sony, serão concedidos itens como papeis de parede e títulos.A versão Deluxe virá com 4 personagens adicionais contidos no primeiro Character Pass.
A versão Ultimate contará, além do Character Pass, 2 estágios adicionais e cores extras para os trajes 2 e 3 dos 4 personagens adicionais.
Jogadores de Street Fighter V poderão unificar suas contas via Capcom ID, e com isso receberem um presente em Street Fighter 6: o game Super Street Fighter II Turbo disponível dentro do modo Battle Hub.
A campanha tem prazo limitado: foi iniciada em 07 de Dezembro e se encerra em 31 de Julho de 2023. Toque na imagem abaixo para mais informações diretamente do site da campanha: Uma edição de colecionador chamada Mad Gear Box estará à venda e incluirá diversos itens especiais além do jogo, como as figuras em PVC de Luke e Kimberly, dois quadros para compor cenário às figuras, adesivos, case metálica e livro de arte, além dos itens digitais contidos na edição Ultimate.
https://www.streetfighter.com/6/en-us/
https://twitter.com/StreetFighter
OPINIÃO:
Em uma apresentação impecável voltada para o público geral, o diretor Takayuki Nakayama expôs características determinantes do funcionamento do game, e a palavra que resume como Street Fighter 6 será desembrulhado ao consumidor casual é: conteúdo! Pense em dois núcleos fortes se unindo: Final Fight e Street Fighter, e ambos são potencializados com mecanismos e gráficos modernos. Bem vindos à Street Fighter 6!
É visto por parte de alguns que a apresentação exclusiva desagradou veteranos que aguardavam por um novo teste beta fechado, porém, o título está perto de ser lançado e precisa alcançar novos públicos no momento. Optar por oferecer uma demonstração gratuita e de tempo ilimitado de uso foi a escolha certa para introduzir novos jogadores à atual proposta de Street Fighter. Antigamente, os Arcades inflamavam o jogador à querer levar Street Fighter para casa por meio de um port. Hoje, fez-se necessária a adequação ao público atual, sem deixar de lado os competidores. Nenhum público foi esquecido nesta nova produção! Se considerarmos o comportamento empenhado pelaa equipe da Capcom do lançamento de Street Fighter V no lançamento de Street Fighter 6, jamais seria cogitado o lançamento de uma demonstração gratuita.
Na DEMO, dois personagens selecionáveis no modo Fighting Ground representa um número muito pequeno de poder de escolha, mas não menos capaz de apresentar modestamente a profundidade técnica de jogabilidade, e esta, muito bem explicada nos guias de personagem. Outro destaque a ser levado em consideração é o comportamento da CPU, o qual critico veementemente em Street Fighter V. Em Street Fighter 6, a inteligência artificial foi aprofundada e é capaz de realizar combos e jogadas predominantes de jogadores humanos. Quer um exemplo: quando a CPU teria a audácia de agarrar seu lutador encurralado no canto da tela três vezes seguidas? É claro que há hábitos robotizados de acordo com a imposição do jogador, como o Drive Parry. Experimentei permanecer em posição permanente de guarda via Parry e o oponente atacou com golpes físicos, e levou um certo tempo de combate até aplicar um agarrão e tirar meu lutador da posição. Mesmo assim, a IA entendeu tardiamente o meu comportamento. Para compararmos, em Street Fighter V Champion Edition, o temido Gill controlado pela CPU é vencido facilmente com fireballs ininterruptas.
O modo World Tour, em contrapartida, não ofereceu grau satisfatório de dificuldade, e serviu apenas como um extenso tutorial. Acredito que a demonstração neste modo de jogo foi entregue no intuito de passar a maior parte da experiência nas muitas opções de criação do avatar. A história e os percalçõs do modo World Tour serão melhor experienciados na versão completa, o que me afasta, em parte, de tecer críticas quanto à dificuldade. Street Fighter 6 é uma grande evolução técnica para os veteranos (vide a experiência oferecida nos testes fechados) e agradável consideração para com os casuais (incluindo este que vos escreve)! Particularmente, vibrei ao ver o modo Arcade na apresentação, melhor do que se esperava, e o sentimento é de voltar ao boom de Street Fighter IV.
Fiz a compra antecipada da versão Ultimate do título poucos dias antes do Showcase, e nunca tive tal atitude diante um jogo. Parcelei o valor, e a única insatisfação que venho a tecer é unicamente o aspecto monetário abusivo (a culpa desse abuso no preço final, a bem da verdade, é multifatorial, e resulta infelizmente no caro desembolso pela aquisição). Mas quando penso: o que quero de fato me dedicar como jogador, como produtor de conteúdo, e como pessoa, encontro em Street Fighter 6 um hobby completo, que equivale à abrir mão de outros jogos que gostaria de ter. Espero que mais jogadores possam adquirir o jogo, se divertir e aprender com o que ele tem à oferecer.
O BLACKBELT Virtual Dojo of Games estará pronto para ofercer o que for preciso para que você, querido leitor, tenha a melhor informação sobre videogames, e mais importante, transmitir aqui neste espaço a real experiência que vivi e viverei dentro desse universo dos jogos de luta!