Bandai Namco revela trailer de gameplay de Hwoarang em Tekken 8!

Presente em todos os jogos posteriores desde sua estréia em Tekken 3, o lutador de Taekwondo e rival de Jin Kazama retorna com um visual que remete suas origens!
  • Rafael de Oliveira
  • 17 de Maio de 2023

Dia 12 de Maio foi a data escolhida pela Bandai Namco para a divulgação de um novo trailer de gameplay exclusivo à revelar mais um personagem selecionável em Tekken 8! Desta vez, o impetuoso lutador de Taekwondo Hwoarang retorna para sua sexta participação na série! Hwoarang é personagem originado de Tekken 3, e desde então, praticamente se fez presente como figura obrigatória na tela de seleção de personagem, de jogos canônicos à edições especiais tais como Tekken Tag Tournament 1 e 2 e Street Fighter X Tekken, este último produzido pela Capcom.

Em Tekken 8, Hwoarang aparenta retomar suas origens conforme seu novo traje, que remete ao seu uniforme de treino (Dobok branco) usado em Tekken 3, além de apresentar golpes pertencentes à seu mestre Baek Doo San, lutador de Tekken 2!

Confira abaixo o trailer de gameplay de Hwoarang:

Quem é HWOARANG?

Hwoarang é o lutador sul coreano conhecido pela alcunha de "Blood Talon" (em tradução literal, "Garra de Sangue", mas é melhor traduzido para "Garra Sangrenta"). Estudante de Taekwondo sob os ensinamentos do mestre Baek Doo San, Hwoarang não encontrou adversários capazes de vencê-lo, tamanho seu domínio marcial em combate. Naturalmente rebelde e impulsivo, os dons marciais do jovem foram proveitosos, conferindo-lhe altas quantias de dinheiro em casas de apostas. Sob a liderança de uma gangue local, Hwoarang abordava lutadores desatentos e os convencia a lutar por dinheiro contra seus membros, derrotando-os pessoalmente, de surpresa, no auge da confiança, algo que ocorre comumente com apostadores em um caça-níqueis. Imbatível, Hwoarang saiu de sua zona de conforto pela primeira vez ao deparar-se com Jin Kazama, que estava de passagem pela Coréia do Sul juntamente com outros membros da Mishima Zaibatsu. Contra ele, as táticas desonestas empenhadas nas ruas falharam miseravelmente, e enfim o "Garra Sangrenta" pode lutar sem reservas contra um oponente digno. O combate, muito acirrado, terminou em empate. Ali, Hwoarang tomou conhecimento da Mishima Zaibatsu.

Certo tempo depois, Baek Doo San desapareceu misteriosamente. Sob a suspeita de ter sido morto por Ogre, Hwoarang soube dos indícios de que o deus Asteca do Combate estaria a espreita na terceira edição do torneio Rei do Punho de Ferro, e decidiu inscrever-se para, além de vingá-lo, acertas as contas com Jin Kazama, lutador o qual certamente será encontrado como competidor. Com o desfecho do torneio, Hwoarang retornou para a Coréia do Sul sem ter enfrentado Jin Kazama oficialmente.

Em solo natal, o serviço militar do país o convocou para integrar um Grupo de Operações Especiais, e emprestando-os seus talentos marciais, Hwoarang obteve sucesso naquele ofício, ainda que, por sua natureza rebelde, tenha desacatado autoridades maiores do regimento. Ao saber do surgimento da quarta edição do torneio Rei do Punho de Ferro, Hwoarang desertou do serviço militar para participar da competição, na expectativa de enfrentar seu rival Jin Kazama. Antes que pudesse progredir mais etapas torneio adentro, os militares sul coreanos conseguiram reaver seu desertor, e Hwoarang foi preso disciplinarmente.

De volta ao quartel, uma surpresa o aguardava: uma carta de seu mestre Baek Doo San à ele endereçada, esta na qual consta boas notícias de sua condição de saúde, e um pedido dele em especial para que o jovem termine sua obrigação militar para com seu país. Baek sobreviveu ao ataque de Ogre e recebeu tratamento médico militar, e posteriormente, o mestre prestou seus conhecimentos ao fornecer treinamento às tropas do exército sul coreano. Livres de suas obrigações militares tempo depois, mestre e aluno se reencontram e decidem participar juntos da quinta edição do torneio Rei do Punho de Ferro. O embate entre Hwoarang e Jin Kazama finalmente aconteceu: o jovem Kazama foi derrotado por seu rival sul coreano, contudo, o lado sombrio de Jin tomou seu lugar, e sob a persona de Devil Jin, o proclamado vencedor da luta não foi páreo perante seu violento ataque. Hwoarang sofreu ferimentos graves e foi hospitalizado. Ao recobrar a consciência, o jovem implorou ao seu mestre, que esteve ao lado de seu leito hospitalar, para que o fortaleça, e Baek propôs um treino bastante agressivo para esse fim.

O mundo foi tragado por conflitos militares promovidos pela chama infernal dos Mishima, e Hwoarang se posicionou favorável à Resistência, um grupo de civis armados em oposição à Mishima Zaibatsu (agora sob a liderança de Jin Kazama), e tão logo, liderou o grupo rebelde juntamente com Baek. Os eventos culminaram no surgimento de Azazel e o desaparecimento de Jin Kazama.

No encalço de seu grande rival, Hwoarang obteve informações privilegiadas sobre seu paradeiro, e dirigiu-se prontamente ao Oriente Médio, lugar atacado recentemente por um ser demoníaco, indício forte apontado para a presença de Devil Jin. Frente o demônio, Hwoarang esteve melhor preparado para confrontá-lo, e com sucesso o deteve! De volta à sua forma humana, Jin Kazama não teve tempo para recobrar os sentidos: uma força militar das Nações Unidas surpreendeu-os com um ataque explosivo. À tempo, Hwoarang salvou seu rival ao lançar-se no caminho da granada, porém, a explosão feriu gravemente seu olho direito. Na confusão, Jin obteve êxito em escapar do local.

Hwoarang retorna repaginado às origens, totalmente curado de seu ferimento ocular e pronto para erguer seus pés tão alto quanto o ímpeto em vencer seu grande rival.

ESTILO DE LUTA e JOGABILIDADE de LILI:

Taekwondo, o "Caminho das Mãos e dos Pés", arte marcial Sul Coreana brilhantemente representada por Baek Doo San e, posteriormente, por Hwoarang na série Tekken. As mãos servem ao Caminho, mas a predominância nessa jornada são os pés! Velocidade e flexibilidade andam sempre juntas, acompanhadas de uma base mais curta para os chutes subirem. O quadril determina a direção dos chutes, porém diferentemente de outras artes marciais, a rotação consistente e a repetição contínua do movimento determinam sequências incríveis.

Diferente das lutas mais acrobáticas performadas por lutadoras como Li Xiangfei, Lili de Rochefort, Asuka e Jun Kazama, saltos mortais do tipo (flips e sommersaults) são inexistentes ao estilo marcial sul coreano representado em Tekken, ao passo que são substituídos por não menos incríveis saltos frontais com chutes giratórios. Entre Hwoarang e Baek Doo San, as diferenças são sutis mas ainda assim indicam estilos diferentes: o Taekwondo mais tradicional adotado pelo Mestre e o Taekwondo Esportivo predominante no aluno. Em Tekken 8, Hwoarang herdou alguns dos movimentos de seu mestre Baek, caracterizando-o mais para a maturidade marcial.

Na jogabilidade de Hwoarang, entre os movimentos de troca de lado (Left / Right Foot Foward) há a postura Flamingo (Flamingo Left / Right Foot Foward) muito utilizada em seu jogo neutro, que trata-se de uma posição armada feita para dificultar a adivinhação de altura do próximo chute. É através da postura Flamingo que se torna possível impor o ritmo dos ataques de Hwoarang, inclusive com fintas. No trailer, vemos Hwoarang lançando chutes circulares rasteiros oriundos dessa postura. O Chainsaw Heel, chute do alto para baixo feito com o calcanhar, foi mantido como finalizador, e é demonstrado no trailer como um dos cinco golpes listados como Heat Engager. Outro que adicionado à ativação Heat é o Peacemaker, chute frontal explosivo. O Sieger Mortar é um golpe feito de cima para baixo com a faca da mão, e fazia parte apenas do rol de ataques de Baek Doo San. O Rusty Knife, soco circular na altura do tronco, bem como o Push Hands, ataque feito com as duas mãos à frente, foram exibidos no trailer, e portanto, mantidos da versão anterior. O incrível Hunting Hawk, composto por três chutes giratórios para frente, está também presente.

Seu Rage Art é uma mescla dos chutes giratórios do Rage Drive 2 e 3 de Tekken 7 elevados por um launcher, mais chutes giratórios em pleno ar, e um chute decrescente violento como golpe finalizador.

Personagens confirmados:

Os personagens apresentados nos trailers, e confirmados pela Bandai Namco como selecionáveis, são:

  • HWOARANG.
  • LILI.
  • ASUKA KAZAMA.
  • LEROY SMITH.
  • LING XIAOYU.
  • JUN KAZAMA.
  • JACK 8.
  • LARS ALEXANDERSSON.
  • KING.
  • MARSHALL LAW.
  • PAUL PHOENIX.
  • NINA WILLIAMS.
  • JIN KAZAMA.
  • KAZUYA MISHIMA.

  • Abaixo, uma imagem de HWOARANG em sua renderização in game, expondo mais uma vez a surpreendenta capacidade gráfica do novo Tekken!

    Plataformas de lançamento:

    Tekken 8 está confirmado para as plataformas Playstation 5: X-Box Series X/S e PC via Steam. Não foram divulgadas mais informações acerca da data de lançamento ou requisitos mínimos para a versão PC.
    SITE OFICIAL: Tekken 8
    FONTE: Tekken Wiki

    OPINIÃO:

    A vinda de Hwoarang em Tekken 8 foi vitaminada com uma forte dose de nostalgia. A Bandai Namco trouxe elementos que respeitam as origens do personagem nos mínimos detalhes. Para começar, desde Tekken 5 temos por padrão o traje de motociclista ao personagem, finalmente alterado para o Dobok esportivo. Um ponto positivo a ser considerado é a simplicidade no desenho do traje alinhado à capacidade gráfica elevada da modelagem no Unreal Engine 5, o que resulta em um personagem incrívelmente detalhado e livre de adereços que o poluam visualmente. Mais um elemento que promove suas origens é a atitude do personagem mais próxima ao comportamento de seu mestre, Baek Doo San, notada desde o visual mais sóbrio e maduro de Hwoarang ao movelist herdado por quem o formou no Taekwondo. Impossível não compararar ao amadurecimento e busca de maestria demonstrado por Kim Kaphwan em KOF XV.

    Pouco fiz uso de Hwoarang nos jogos da série (meu personagem sempre foi Lee Chaolan), porém não é difícil perceber o quão profundo é o rol de movimentos do lutador. A postura Flamingo e a postura LFF / RFF são enriquecidas por listas de ataques próprios (cada uma para Left / Right).

    Tekken 8 tem revelado personagens já conhecidos até o momento, e mesmo assim, não deixa de surpreender diante o peso do legado de cada um. Mal posso esperar para a revelação de Eddy Gordo (já que estamos em Tekken 3 fellings) e Lydia Sobieska (sim, eu sempre citarei ela).

    NOTÍCIAS RELACIONADAS:

  • State of Play: Tekken 8 é oficialmente revelado!
  • Bandai Namco apresenta trailer de história e gameplay de Tekken 8!
  • Nina Williams é revelada em trailer de gameplay de Tekken 8!
  • Bandai Namco traz trailer de gameplay de Kazuya Mishima em Tekken 8!
  • Jin Kazama recebe trailer exclusivo de gameplay em Tekken 8!
  • OSU! Paul Phoenix recebe trailer de gameplay em Tekken 8!
  • Bandai Namco apresenta Marshall Law em trailer de gameplay de Tekken 8!
  • A Fera está solta! King recebe trailer de gameplay espetacular em Tekken 8!
  • Tekken 8 apresenta Lars Alexandersson em trailer de gameplay!
  • JACK-8 está atualizado e pronto para esmagar em Tekken 8!
  • Tekken 8 apresenta em gameplay o retorno da misteriosa luz chamada Jun Kazama!
  • Bandai Namco revela Ling Xiaoyu em Tekken 8, e dispôs teste alfa em evento fechado!
  • EVO Showcase 2023: Leroy Smith e Asuka Kazama são revelados em Tekken 8!
  • Explendido! Srta. Emilie 'Lili' De Rochefort retorna elegante em Tekken 8!