EVO Japan 2024: "Fell it in your bones"! Marco Rodrigues é revelado em Fatal Fury: City of the Wolves!

A SNK destaca, por meio de trailer de gameplay exclusivo para o novo Fatal Fury, o representante do Karate Kyokugenryu Marco Rodrigues, quarto personagem retornante de Garou: Mark of the Wolves!
  • Rafael de Oliveira
  • 08 de Maio de 2024

Neste ano, em Tóquio, o prestigiado torneio de Fighting Games EVO Japan 2024 foi realizado entre os dias 27 a 29 de Abril. Tradicionalmente, a competição também tem por característica servir de palco para as desenvolvedoras do gênero divulgarem suas principais novidades. Conforme prometido pela SNK em anúncio feito em Março, a atual versão em desenvolvimento de Fatal Fury: City of the Wolves foi disponibilizada para experimentação pela primeira vez ao público geral.

Mas outra grande novidade ainda estava por vir: durante as finais de KOF XV, a SNK tomou a atenção de todos ao divulgar o trailer de gameplay do karateka brasileiro Marco Rodrigues, personagem retornante de Garou: Mark of the Wolves e expoente espiritual da família Sakazaki de Art of Fighting. Juntamente a Marco, um novo cenário do Clube Fitness de Yuri Sakazaki o acompanhou na exibição (em referência a Art of Fighting 2).

Confira abaixo o trailer de gameplay:

Quem é MARCO RODRIGUES?

Marco Rodrigues é o personagem a servir como elo perdido de Art of Fighting em Fatal Fury, e luta brilhantemente como sucessor espiritual da família Sakazaki nos dois últimos capítulos referentes a lenda dos Lobos Famintos de South Town (Garou: Mark of the Wolves e Fatal Fury: City of the Wolves).

Dez anos após a morte de Geese Howard, o torneio "King of Fighters: Maximum Mayhem" sediado em Second South Town chamou a atenção do recluso artista marcial Marco Rodrigues. Disposto a colocar em prática todos os ensinamentos da família Sakazaki e conquistar mais prestígio para seu Dojo, o karateka brasileiro enfrentou adversários formidáveis durante suas disputas no torneio, e entre estes, o wrestler Tyzoc conquistou seu maior respeito como lutador. Após a competição, Marco retorna ao seu Dojo e, infelizmente, o encontra destruído. Segundo informado por seus alunos feridos, uma figura misteriosa e altamente capacitada em artes marciais foi a responsável pelo ataque, e em clara afronta ao Kyokugenryu, a placa do Dojo foi saqueada.

Marco Rodrigues e seus alunos se instalaram temporariamente no Centro de Treinamento Fitness de Yuri Sakazaki, oportunidade esta necessária para que seja possível punir firmemente o responsável através dos punhos do Kyokugenryu e assim retomar a honra do Dojo.

Jogabilidade de MARCO RODRIGUES:

Além dos tradicionais Deadly Moves da escola Kyokugen de Karate (como Ko-ou Ken, Kohou, Hien Shipuu Kyaku e Ryuko Rambu), novas técnicas robustas de ataque e defesa oriundas do estilo se encontram à disposição de Marco Rodrigues, tornando-o mais completo e preparado contra oponentes diversos. Em Garou: Mark of the Wolves temos uma clara amostra dessas técnicas mais diversificadas e que destacam fortemente o karateka brasileiro de outros praticantes da mesma escola no passado, como o Hien Shipuu Kyaku ascendente, o contra-ataque veloz Harai Jodan / Gedan (também usado para encurtar distância rapidamente), e os impactantes Ryuusen Ken / Ko-sen Kyaku (carregáveis em até três níveis de força).

O Marco Rodrigues de Fatal Fury: City of the Wolves é ainda mais versátil ao determinar o quanto avança nas sequências de ataques do Hien Shipuu Kyaku, onde a interrupção permite abertura para aplicar outros Special Moves. O Ignition Gear (aqui denominado para os Super Special Moves) Kyokugen Kohou, ao ser usado por dois estoques da barra (a antiga P-Power, aqui chamada de Redline Gear) sobe mais alto por ser desferido duas vezes. Outra mudança significativa está na postura de luta de Marco, mais próxima ao comportamento de Takuma Sakazaki, visto tal como na adoção do normal throw chamado Osotogari no lugar do anterior (chamado Kyokugen Zu Tsuki), e também visto na finalização de seu Hidden Gear, um Biruto Appar aplicado na sequência do Ryuuko Rambu.

Fighting Guide:

Dias antes das portas do EVO Japan 2024 estarem abertas a SNK atualizou o site oficial de Fatal Fury: City of the Wolves com informações detalhadas sobre mecânicas de jogabilidade compiladas em um Guia Prático de Combate (Fighting Guide).

A matéria anterior recebeu abordagem extensa sobre os mecanismos de jogabilidade novos e tradicionais elaborados para Fatal Fury: City of the Wolves, e abaixo você confere um resumo / revisão de cada recurso:

  • ARCADE Style e SMART Style: São os tipos de controle disponíveis para atender estilos distintos (comandos tradicionais e simplificados). O Arcade Style oferece duas técnicas exclusivas: o Brake Moves e Feint Moves. Para o SMART Style, a força dos botões de Soco e Chute foram resumidas para dar espaço a outras duas ações: Special (destinado exclusivamente a Special Moves) e Smart Combo (sequência pré-determinada apenas pelo pressionar do botão repetitivamente).
  • Brake Moves: Manobra capaz de simplificar / antecipar a recuperação no momento de colisão do ataque, o que cria vantagens de frame para os próximos movimentos.

  • Feint Moves: São falsos Special Moves usados para ampliar o guessing game, ou mesmo modificar certas investidas durante combos.

  • Dodge Attacks: São esquivas ofensivas, ou ataques seguros contra determinadas investidas. Os Dodge Attacks acertam em baixo ou em cima.

  • Just Defend / Hyper Defend.: Ao acertar o bloqueio no frame exato de um ataque adversário (pressionando a tecla direcional para trás), benesses são concedidas: a energia do defensor é restaurada na mesma proporção de força do golpe adversário, e defesas aéreas são permitidas unicamente através do Just Defend, visto não existirem outras formas de se proteger durante saltos. O Hyper Defend ocorre logo após acertar o toque do direcional para frente depois de um Just Defend em meio a ataques consecutivos, e igualmente são concedidos os mesmos benefícios do bloqueio perfeito.
  • REV Meter: Trata-se do medidor de calor do qual indica o uso de recursos REV. A barra de calor aumenta de acordo com ações REV realizadas ou ao bloquear ataques. Em sobreaquecimento (Overheat State), os recursos REV ficam inacessíveis e sua resistência a ataques bloqueados é consumida pela Barra de Guarda (Guard Gauge). O resfriamento da barra de calor ocorre com ações ofensivas e / ou bloqueios perfeitos bem sucedidos (Just Defend / Hyper Defend).

  • REV Arts: São Special Moves aprimorados mediante o custo de parte da REV Meter (mais precisamente, 25% de aumento na barra de calor). São necessários dois botões de força para o ARCADE Style ou o botão de ATAQUE + SPECIAL para o SMART Style.

  • REV Accel: Trata-se de um mecanismo de extensão de combos mediante a aplicação correta entre o cancelamento de um REV Blow ou REV Art em outros REV Arts na sequência.

  • REV Guard: Botão exclusivo para afastar aos poucos o oponente durante o bloqueio. O REV Guard também livra seu usuário ao anular Chip Damage. Manobras evasivas são permitidas durante a formação do escudo ao pressionar o direcional desejado: dash (frente), backdash (trás) e jump (frente e trás).

  • REV Blow: Disponível apenas durante a ativação passiva do S.P.G.. Aperte os botões Soco Forte + Chute Forte (no ARCADE Style), ou um botão de ombro (ao adotar o SMART Style como opção de controle). O REV Blow é capaz de resistir a impactos iniciais graças ao Armor envolto durante o movimento. E mais: a colisão entre dois ataques de mesmo nível favorecerá o último executado dentro janela de frames.

  • S.P.G.: A sigla revela o termo Selective Potential Gear, e parte dos mesmos princípios técnicos do T.O.P. System de Garou: Mark of the Wolves: temos 1/3 da barra de energia reservada ao S.P.G. e seu espaço ocupado é determinado pelo jogador antes do combate; uma série de benefícios são concedidos diretamente quando a barra de energia ultrapassa o limite inicial determinado, tais como a lenta recuperação de energia , ligeiro aumento no poder de ataque e preenchimento mais rápido no armazenamento da Power Gauge . Atribuído ao sistema REV, o custo de ações atribuídas ao sistema é reduzido enquanto ativo. O REV Blow e o Hidden Gear (sob o consumo total da Power Gauge) são permitidos apenas dentro do estado S.P.G..

  • Versão BETA jogável:


    A SNK ofereceu ao público presente a experimentação da atual build de desenvolvimento antes fornecida apenas para a imprensa especializada. Temos a escolha de cinco personagens: Terry Bogard, Rock Howard, Tyzoc, Hotaru Futaba e Preecha. Dois cenários são selecionáveis: Bar Street Stars e Dream Amusement Park. A SNK divulgou o Command List de todos os personagens selecionáveis, mas manteve segredo sobre o comando dos Hidden Gears de cada um. Isso não impediu alguns jogadores mais habilidosos de desferir os golpes secretos, e alguns deles foram registrados informalmente.

    Plataformas e Previsão de Lançamento:


    O sistema escolhido para abrigar a demonstração jogável disponibilizada para a EVO Japan 2024 foi o sistema Playstation 5. Não há confirmação quanto a demais plataformas, porém a tendência atual aponta para os sistemas mais recentes da Microsoft (XBOX Series X|S) e Valve (Steam Deck e PC).

    Fatal Fury: City of the Wolves está previsto para o início de 2025.
    Site Oficial:
    Fatal Fury: City of the Wolves | SNK

    OPINIÃO:

    O personagem Marco Rodrigues (que felizmente deixou de ser chamado "Kushnood Butt" no ocidente) dispensa maiores apresentações: um dos melhores do universo SNK e expoente do futuro brilhante que tomou a série Art of Fighting. Escolhê-lo em Garou: Mark of the Wolves é garantia de diversão em excelentes partidas, pois o lutador é completo. As surpresas de seu retorno em City of the Wolves são bastante agradáveis e impactantes, desde seu visual, o cenário em referência ao de Yuri Sakazaki de Art of Fighting 2, e claro, o urso pardo de Karate Gi ao fundo: todos esses elementos são gratas surpresas.

    Particularmente, não gostei do voice acting de ambas as versões, pois esperava algo parecido com a atuação dada ao personagem em Mark of the Wolves (eu senti falta do "Hien Shupuuuuuukyaku" e de outras vozes). Não pude perceber no trailer o som característico de impacto dos Special Moves do Kyokugenryu, marca registrada da série Art of Fighting (e muito bem reproduzida em KOF XV, diga-se de passagem). A nova música tema também não me chamou a atenção, isso em comparação ao excelente tema "From Brazil" de Marco em Garou: Mark of the Wolves. Será que neste novo Fatal Fury, à exemplo do título anterior de 1999, teremos aquela belíssima apresentação de estágio e personagem antes da luta? No caso de Mark of the Wolves, a apresentação do estágio Sarah Forest é incrível: Marco desfere uma voadora cinematográfica contra o urso pardo ao grito estridente "Chestoooooooo"... isso era muito, muito bom!

    Torço para que os demais personagens de Art of Fighting relacionados a Marco Rodrigues sejam bem construídos ou mesmo ocultados inteligentemente tal como feito no jogo anterior (eles sequer são mencionados). Quanto ao misterioso lutador a arrebentar o Dojo Kyokugenryu de Marco Rodrigues, torço para ser uma nova encarnação de Eiji Kisaragi ou Kasumi Todoh, personagens desafetos à família Sakazaki. Será que teremos mais surpresas?

    NOTÍCIAS RELACIONADAS:

  • Keep the faith! SNK revela os primeiros times adicionais de "KOF XV": team GAROU e team SOUTH TOWN!
  • EVO Showcase 2022: Sequência de Garou: Mark of the Wolves será produzida!
  • EVO Showcase 2023: SNK revela nova arte da sequência de Garou: Mark of the Wolves!
  • EVO 2023: SNK apresenta oficialmente Fatal Fury: City of the Wolves!
  • REV IT UP! SNK faz anúncio de jogabilidade e personagens de Fatal Fury: City of the Wolves!