- Rafael de Oliveira
- 17 de Maio de 2024
A EVO Japan 2024, cediada em Tokyo entre os dias 27 a 29 de Abril, foi palco para a Capcom anunciar o trailer de gameplay do último lutador adicional da primeira temporada de Street Fighter 6: ninguém menos do que o "Mestre do Punho Assassino" Akuma, previsto para 22 de Maio. Junto ao lançamento, será aplicado o Patch de Balanceamento 2024 com mudanças de jogabilidade significativas voltadas para cada lutador.
Primeiro, confira abaixo o trailer de gameplay de Akuma:
O CAMINHO DO PUNHO ASSASSINO:
A jornada sombria de Akuma é determinada através da busca por oponentes dignos dotados da intenção por assassinar seus adversários. O jovem artista marcial Ryu venceu o multicampeão tailandês Sagat ferindo-o mortalmente, e essa atitude violenta foi suficiente para merecer a atenção de Akuma, e não demorou para que o estilo de luta bastante familiar exercido pelo novo campeão lhe fosse notado.
Para que o Satsui no Hado seja amplamente oferecido a Ryu como fonte de poder até se tornar irresistível abdicá-la, a vingança precisa ser inflamada e alimentada suficientemente para tal, e Akuma visou despertar este lado demoníaco suscetível no jovem, almejando revelar nele um outro ser mais violento e descontrolado, digno de lutar até matar ou ser morto. Para que tal chama sombria seja acesa, Akuma desafiou seu próprio irmão mais velho, Gouken, no intuito de provocar o ódio e a sede de vingança no coração de seu pupilo, Ryu, e atormentar-lhe a aceitar o Satsui no Hado. O confronto entre os dois irmãos culmina no mortífero Shun Goku Satsu de Akuma, ataque fulminante tal qual apenas o assassino chinês Gen foi capaz de conter. Gouken é dado como morto. O tortuoso caminho de Ryu contra seu demônio interior se inicia. O confronto entre os dois lutadores resultou por vezes na decepção de Akuma perante a resistência heróica de Ryu frente o Satsui no Hado. Anos mais tarde, Gouken retorna plenamente recuperado e é considerado o segundo sobrevivente do Shun Goku Satsu, isso através de uma força opositora ao poder infernal instantâneo que o salvou naquele fatídico duelo contra seu irmão demônio: o chamado Kyoi no Hado (traduzido como "Intenção do Vazio") ou Mu No Ken ("Punho do Vazio") surgiu como meio para resistir ao poder letal do Shun Goku Satsu. Dessa força mais pacífica e anuladora, revelou-se a chave para Ryu sobrepujar definitivamente o Satsui no Hado, e se tornar um guerreiro firme e implacável.
De cabelos grisalhos e sem sandálias, Akuma permanece insuperável e cada vez mais entregue ao Satsui no Hado. O mantra proferido durante o Shun Goku Satsu denuncia seu sentido completo.
一瞬千撃 - "Um instante, mil golpes"
抜山蓋世 - "A força que move montanhas"
鬼哭啾啾 - "Os demônios gritam"
故豪鬼成 - "Torne-se um verdadeiro demônio"
抜山蓋世 - "A força que move montanhas"
鬼哭啾啾 - "Os demônios gritam"
故豪鬼成 - "Torne-se um verdadeiro demônio"
JOGABILIDADE DE AKUMA:
Os novos Super Arts de Akuma são: o Empyrean's Hand (皇帝の手 - "Kōtei no te") de nível 2 baseado no Adamant Flame, e o Sip of Calamity (災いの一口 - "Wazawai no hitokuchi") de nível 3.
Como visto no trailer de gameplay, o Shun Goku Satsu está disponível como Critical Art adicional. Seu comando permanece o mesmo dos títulos anteriores no modo de controle clássico:
Soco Fraco > Soco Fraco > Frente > Chute Fraco > Soco Forte.
LP > LP > FRONT > LK > HP.
Para o controle moderno, a sequência de botões não deixou de ser obrigatória, porém, é simples sua execução (similar ao mesmo comando utilizado para o personagem em Marvel vs. Capcom 3):
Ataque Fraco > Ataque Fraco > Ataque Médio > Ataque Forte
L > L > M > H.
Apesar de mortífero e invulnerável contra projéteis, um mero ataque físico pode anular sua trajetória, como exemplificado com um Soco Fraco que impediu a investida.
ENMA'S HOLLOW:
PACTH DE BALANCEAMENTO 2024:
Cada personagem receberá ajustes de aumentos e reduções (os chamados Nerfs e Buffs) mínimos ou significativos. Um exemplo significativo visto está nas novas possibilidades de ataque de Ryu, agora capaz de ativar o Denjin Charge em cancelamento do Target Combo, além de poder desferir projéteis normais mesmo durante o efeito, possivelmente com os botões de Soco Fraco e Soco Médio.
ELENCO COMPLETO incluindo CHARACTER PASS YEAR 1:
>>STREET FIGHTER II: RYU, KEN, CHUN LI, GUILE, DHALSIM, BLANKA, E.HONDA e ZANGIEF.
>>SUPER STREET FIGHTER II: DEE JAY e CAMMY.
>>SUPER STREET FIGHTER II TURBO: AKUMA.
>>SUPER STREET FIGHTER IV: JURI.
>>STREET FIGHTER V: LUKE, RASHID e ED.
>>STREET FIGHTER 6: JAMIE, KIMBERLY, MARISA, MANON, J.P., LILY e A.K.I.
PLATAFORMAS e EDIÇÕES À VENDA:
Street Fighter 6 está disponível nas lojas digitais Microsoft Store, Playstation Store e Steam em três edições disponíveis: Standard, Deluxe e Ultimate.
A versão Deluxe oferece 4 personagens adicionais contidos no primeiro Character Pass.
A versão Ultimate conta, além do Character Pass, 2 estágios adicionais e cores extras para os trajes 2 e 3 dos 4 personagens adicionais.
https://www.streetfighter.com/6/en-us/
OPINIÃO:
Akuma é um personagem impactante. Sua primeira aparição em Super Street Fighter II Turbo surpreendendo o jogador como último oponente secreto dispensa apresentações. Quando víamos Akuma nos jogos da série Versus desde X-Men: Children of the Atom, com ele sempre foi acompanhada uma aura repleta de segredo, superioridade e poder.
A aparência dele em Street Fighter 6 não mudou muito em comparação a Street Fighter V, porém o realismo gráfico e a inclusão de cores frias aos cabelos grisalhos e tons mais opacos ao Karate Gi mais cinzento corroboram a trazer uma imagem mórbida e perigosa ao personagem, algo mais distante do cabelo vermelho predominante. A transição de cores, do vermelho para o branco e cinza, foi uma decisão de design interessante e sugere certamente uma mudança no estado de espírito do personagem, e não meramente envelhecimento. Em todas as suas aparições anteriores, Akuma transpareceu raiva, fúria, e agora em Street Fighter 6, além desses traços já consolidados, adiciona-se o fator morte, seja pelo branco, pelas cinzas, pela escuridão total. Estou ansioso para saber mais da sua história atual no modo Arcade, e espero não me decepcionar.
Minha maior experiência com o personagem é particularmente em Ultimate Marvel vs. Capcom 3, onde o adotei como terceiro membro do meu melhor time, mas as características que vou listar são comuns às demais aparições dele em outros jogos: Akuma é um lutador versátil, possui um bom Dive Kick, é repleto de manobras em arco (graças ao Hyakkishuu, nome alterado em Street Fighter para Demon Raid em Street Fighter 6), projéteis no ar, causa grande dano em geral... mas é um canhão de vidro. Considero certeiro o resumo dado ao personagem no início do seu trailer de jogabilidade: "Akuma tem uma variedade de golpes poderosos e fáceis de usar, mas sua baixa vitalidade o torna um personagem que exige habilidade para prever e reagir a situações rapidamente".
Em Street Fighter 6, o Adamant Flame cubriu-lhe a falta de um ataque de finalização horizontal no chão, especialmente em sua versão Overdrive. Sobre os Super Arts, o Sip of Calamity é incrível, mais ainda quando executado como Critical Art. E, finalmente, o temido Shun Goku Satsu teve uma representação cinematográfica espetacular.
Sobre o Patch de Balanceamento 2024, considero como a melhor parte do conteúdo a inclusão do Recovery Drive Reversal, pois o recurso nativo usado tal como foi projetado inicialmente se tornou pouco efetivo no geral, e aprimorá-lo para também impedir com agarrões em sequência com segurança deixa a mecânica formidável e mais justa.