- Rafael de Oliveira
- 23 de Agosto de 2024
Durante a abertura da Gamescon 2024 no chamado Opening Night Live do evento em 20 de Agosto, a Capcom apresentou o tão aguardado trailer de gameplay de Terry Bogard em Street Fighter 6, grande estrela da série Fatal Fury e Garou: Mark of the Wolves da SNK.
Veja o trailer de gameplay de Terry Bogard logo abaixo:
Terry Bogard recebeu tratamento compartilhado empenhado pela SNK no quesito de atuação de voz do personagem ao escalar Michael A. Schneider e Takashi Kondo como intérpretes da versão Americana e Japonesa respectivamente, trabalho também realizado em KOF XV (apenas para Takashi) e Schneider em Fatal Fury: City of the Wolves.
O traje alternativo escolhido para o personagem é exatamente o projetado em Garou: Mark of the Wolves.
Terry estará incluso nos pacotes Character Pass Year 2 e Year 2 Ultimate Pass do game. Para quem não adquiriu os pacotes fechados e deseja apenas o personagem avulso, é possível comprá-lo através de Fighter Coins (moedas obtidas por microtransação) ou experimentá-lo por uma hora sem custo real alugando-o por meio de Drive Tickets.
A LENDA DO LOBO FAMINTO VIVERÁ TAMBÉM EM METRO CITY:
Em Metro City, o prefeito Mike Haggar, juntamente de seus aliados Cody e Guy, limparam as ruas da grande metrópole nos eventos contra a gangue Mad Gear, e graças a seus feitos, monumentos foram erguidos pela cidade em homenagem.
Na perigosa South Town, surgiu a Lenda dos Lobos Famintos protagonizada pelos irmãos Terry e Andy Bogard juntos a Joe Higashi, unidos em prol da vingança por um pai assassinado, direcionada ao responsável por esta e demais tragédias pessoais, o criminoso Geese Howard. Terry Bogard honrou sua sede de vingança através da justiça empregada em seu punho flamejante forjado ao estilo Hakyokusenken, herança de seu finado pai e guiada pelo mestre Tung Fu Rue. Terry procurou exercer misericórdia ao poderoso Geese Howard após derrotá-lo em sua torre, mas o criminoso a rejeitou em ódio e arrogancia, soltando-se da mão de seu algoz no parapeito do edifício, preferindo abraçar a morte ao invés de estender a mão à compaixão de um inimigo.
JOGABILIDADE DE TERRY BOGARD:
O desafio encarado pela equipe de jogabilidade e projetos de combate da Capcom foi entregar a melhor versão possível de Terry Bogard, lutador muito versátil desde sua primeira aparição em 1990 (com 4 Special Moves únicos). Terry Bogard foi incluído em 8 títulos da série Fatal Fury (9 se considerarmos o lançamento futuro dele em Fatal Fury: City of the Wolves) e impressionantes 15 participações da série The King of Fighters, todas oferecendo devidas mudanças, ainda que sutis, de jogabilidade entre as versões. Só para exemplificar a complexidade dessa construção longínqua, The King of Fighters 98 Ultimate Match oferece duas versões distintas do mesmo lutador (normal e EX) baseadas em The King of Fighters 96 e Real Bout Fatal Fury 2, e suas diferenciações se expressam fortemente através das respectivas listas de comando. E isso sem mencionar as participações do lutador como convidado especial, seja em Super Smash Bros. Ultimate, Fighting EX Layer e Capcom vs. SNK. A pergunta mais importante em referência a Street Fighter 6 é: como trazer uma estrela tão prestigiada em diversos títulos de forma a respeitar seu legado incorporado à uma jogabilidade diversificada e moderna? A Capcom já trabalhou no personagem em Capcom vs. SNK de forma complexa ao determinar, além do layout de 6 botões de força oriundo do primeiro Street Fighter, 6 opções distintas de jogabilidade através da escolha de Grooves. Qual o equilíbrio encontrado para tornar Terry Bogard uma opção justa, forte, divertida e competitiva, sem provocar desequilíbrio ao ofuscar acidentalmente os demais?
Agora, segue a lista de Special Moves modificados e/ou menos tradicionais, adaptados fortemente à Street Fighter 6:
Os Super Arts foram determinados, a seguir:
"Para aqueles que estocam força e a desferem de uma vez por todas, tal como um lobo faminto, o Power Geyser, Super Art Level 2 de Terry, mandará os oponentes para os ares com uma explosão vulcânica. Se acertar (o primeiro impacto), Terry pode gastar 3 blocos da barra de Drive para sequenciar com o ataque Twin Geyser. Se este último vir a conectar, Terry pode então empenhar mais um recurso, a saber, 1 barra de Super Art, e com isso desferir o fulminante Triple Geyser, causando uma quantidade massiva de dano ao se tratar de um Super Art de Level 2.".
(tradução, adaptação e grifo próprios).
De acordo com a classificação de complexidade dada ao lutador na tela de seleção de personagens, Terry Bogard é considerado por Arquétipo Padrão, ataques predominantes à Média Distância e grau de dificuldade para controle Normal.
Frente o exposto até o momento, Terry Bogard é o quinto personagem de natureza voltada ao mecanismo "Shoto", e adentro à questões competitivas, o rei dos lutadores desse tipo é, desde o lançamento do game, Ken Masters. Será que o coroado rei dos jogos de luta da SNK desbancará o outrora Campeão Americano de Artes Marciais da Capcom?
PAO PAO CAFE 6:
ELENCO COMPLETO incluindo CHARACTER PASS YEAR 2:
O elenco base contém 18 lutadores. O Character Pass contempla 4 personagens adicionais por ano, e atualmente a Capcom iniciou o Character Pass Year 2, totalizando 26 personagens até o fim da temporada em Junho de 2025.
O calendário de lançamentos dos personagens adicionais para esta segunda temporada obedecerá a ordem sazonal (do Hemisfério Sul) a seguir:
>>STREET FIGHTER II: RYU, KEN, CHUN LI, GUILE, DHALSIM, BLANKA, E.HONDA, ZANGIEF e M.BISON.
>>SUPER STREET FIGHTER II: DEE JAY e CAMMY.
>>SUPER STREET FIGHTER II TURBO: AKUMA.
>>STREET FIGHTER III: ELENA.
>>SUPER STREET FIGHTER IV: JURI.
>>STREET FIGHTER V: LUKE, RASHID e ED.
>>STREET FIGHTER 6: JAMIE, KIMBERLY, MARISA, MANON, J.P., LILY e A.K.I.
>>FATAL FURY: TERRY BOGARD.
>>FATAL FURY 2: MAI SHIRANUI.
PLATAFORMAS e EDIÇÕES À VENDA:
Street Fighter 6 está disponível nas lojas digitais Microsoft Store, Playstation Store e Steam em três edições disponíveis: Standard, Deluxe e Ultimate.
A versão Deluxe oferece 4 personagens adicionais contidos no primeiro Character Pass Year 1.
A versão Ultimate conta, além do Character Pass Year 1, 2 estágios adicionais e cores extras para os trajes 2 e 3 dos 4 personagens adicionais.
https://www.streetfighter.com/6/en-us/
OPINIÃO:
Embora a estranheza inicial seja forte perante a arte principal escolhida para representar o trailer de gameplay de Terry Bogard e a arte do personagem no site oficial de Street Fighter 6, o incômodo desaparece ao vê-lo em ação. O rosto do lutador parece mais "sujo", detalhado demais, mas não ao ponto de tornar o personagem "feio" ou deformado. Apesar das animações do Lobo Faminto em Fighting EX Layer serem menos naturais (e todo o elenco também sofre de movimentos menos fluídos), a modelagem usada para representá-lo é espetacular. Na minha opinião, o trabalho gráfico empenhado à Terry Bogard em Street Fighter 6 não chega a ser monumental, mas é bastante competente e satisfatória. Mas, quando o foco da lupa é movido de sua aparência e voltado à riqueza de referências obtidas desde o primeiro Fatal Fury até os OVAs da série, a estrela de Terry brilha como nunca! Trata-se daqueles detalhes minuciosos, empenho capaz de arrancar sorrisos de fãs de longa data. À exemplo do cuidado em diferenciar animações sutis em coerência ao traje de Terry selecionado em KOF XV (no fim da animação do Buster Wolf e sob o traje de Garou: Mark of the Wolves, o lutador se esquece da ausência de seu fiel boné vermelho e chega a tocar a cabeça indicando ter se esquecido), a Capcom criou animações distintas para os dois trajes durante a introdução do personagem à arena de combate.
O moveset construído para Terry é o mais completo possível e incrivelmente versátil, pois une adequadamente as versões normal e EX do lutador das edições 98 Ultimate Match e 2002 Unlimited Match de The King of Fighters, além de ajustes próprios. Particularmente, acho formidável o Rising Tackle ser executado pelo direcional sem a exigência de carregar o botão, mas me pergunto no momento se o golpe terá a propriedade de travar golpes físicos, algo que me empolgava por realizá-lo em The King of Fighters 97 e 98.
O mecanismo voltado ao Power Geiser parece ótimo e, como jogador, tenho o vício errôneo por estocar recursos sem utilizá-los: já venci partidas sem utilizar nenhuma das barras de Super Art e, não muitas vezes, sequer usar a barra de Drive (por incompreensão do melhor momento de desferí-las mesmo).
Quando a Capcom anunciou os personagens convidados da SNK ao seu título principal, o resultado do trabalho empenhado até o presente momento respeita fielmente a expectativa de um encontro histórico e surpreendente, especialmente por entregar, nos mínimos detalhes, a merecida admiração pelo Lendário Lobo Faminto.