HEY! C'mon! C'mon! Terry Bogard recebe trailer de gameplay em Street Fighter 6!

Lutar, comer, beber, dormir, e repetir tudo de novo: no dia 24 de Setembro, o Lendário Lobo Faminto Terry Bogard pagará a conta!
  • Rafael de Oliveira
  • 23 de Agosto de 2024

Durante a abertura da Gamescon 2024 no chamado Opening Night Live do evento em 20 de Agosto, a Capcom apresentou o tão aguardado trailer de gameplay de Terry Bogard em Street Fighter 6, grande estrela da série Fatal Fury e Garou: Mark of the Wolves da SNK.

Veja o trailer de gameplay de Terry Bogard logo abaixo:
O trailer de gameplay é repleto de referências voltadas a agradar os fãs mais detalhistas. Temos, por exemplo, o Super Art Level 3 / Critical Art a ser inspirado na cena de luta final do primeiro OVA de Fatal Fury.

Terry Bogard recebeu tratamento compartilhado empenhado pela SNK no quesito de atuação de voz do personagem ao escalar Michael A. Schneider e Takashi Kondo como intérpretes da versão Americana e Japonesa respectivamente, trabalho também realizado em KOF XV (apenas para Takashi) e Schneider em Fatal Fury: City of the Wolves.

O traje alternativo escolhido para o personagem é exatamente o projetado em Garou: Mark of the Wolves.
Anteriormente revelado por meio de um teaser trailer no fim do mês de Julho, a Capcom prometeu disponibilizar para o público presente no evento uma demonstração jogável do personagem. A data de lançamento do lutador adicional está confirmada para 20 de Setembro de 2024!

Terry estará incluso nos pacotes Character Pass Year 2 e Year 2 Ultimate Pass do game. Para quem não adquiriu os pacotes fechados e deseja apenas o personagem avulso, é possível comprá-lo através de Fighter Coins (moedas obtidas por microtransação) ou experimentá-lo por uma hora sem custo real alugando-o por meio de Drive Tickets.

A LENDA DO LOBO FAMINTO VIVERÁ TAMBÉM EM METRO CITY:

Metro City e South Town são cidades dos Estados Unidos da América das quais compartilharam similaridades difíceis no passado: a criminalidade e a violência habituais em cada esquina. Ambas as cidades foram manchadas de sangue através do calor das brigas de rua, faísca esta provocada para grandes incêndios. Também de igual modo, ambas capitais ergueram seus campeões, considerados como heróis e, tempos depois, lendas.

Em Metro City, o prefeito Mike Haggar, juntamente de seus aliados Cody e Guy, limparam as ruas da grande metrópole nos eventos contra a gangue Mad Gear, e graças a seus feitos, monumentos foram erguidos pela cidade em homenagem.

Na perigosa South Town, surgiu a Lenda dos Lobos Famintos protagonizada pelos irmãos Terry e Andy Bogard juntos a Joe Higashi, unidos em prol da vingança por um pai assassinado, direcionada ao responsável por esta e demais tragédias pessoais, o criminoso Geese Howard. Terry Bogard honrou sua sede de vingança através da justiça empregada em seu punho flamejante forjado ao estilo Hakyokusenken, herança de seu finado pai e guiada pelo mestre Tung Fu Rue. Terry procurou exercer misericórdia ao poderoso Geese Howard após derrotá-lo em sua torre, mas o criminoso a rejeitou em ódio e arrogancia, soltando-se da mão de seu algoz no parapeito do edifício, preferindo abraçar a morte ao invés de estender a mão à compaixão de um inimigo.
Após estes eventos que o alçaram como uma lenda, Terry Bogard parte agora em uma nova jornada rumo à Metro City, novo palco cedido para mais uma filial do famoso Pao Pao Cafe, lugar predileto dos mais fortes lutadores da região.

JOGABILIDADE DE TERRY BOGARD:

ATUALIZADO 26/08/2024: Foi divulgado o gameplay entre CPUs, ambas ajustadas no nível 7 de dificuldade, sob o controle de Terry Bogard. O video de exibição foi publicado no canal Gamespot dos Estados Unidos. A IGN Japan fez a divulgação da demonstração nos mesmos parâmetros para o público nipônico. Confira AQUI.

O desafio encarado pela equipe de jogabilidade e projetos de combate da Capcom foi entregar a melhor versão possível de Terry Bogard, lutador muito versátil desde sua primeira aparição em 1990 (com 4 Special Moves únicos). Terry Bogard foi incluído em 8 títulos da série Fatal Fury (9 se considerarmos o lançamento futuro dele em Fatal Fury: City of the Wolves) e impressionantes 15 participações da série The King of Fighters, todas oferecendo devidas mudanças, ainda que sutis, de jogabilidade entre as versões. Só para exemplificar a complexidade dessa construção longínqua, The King of Fighters 98 Ultimate Match oferece duas versões distintas do mesmo lutador (normal e EX) baseadas em The King of Fighters 96 e Real Bout Fatal Fury 2, e suas diferenciações se expressam fortemente através das respectivas listas de comando. E isso sem mencionar as participações do lutador como convidado especial, seja em Super Smash Bros. Ultimate, Fighting EX Layer e Capcom vs. SNK. A pergunta mais importante em referência a Street Fighter 6 é: como trazer uma estrela tão prestigiada em diversos títulos de forma a respeitar seu legado incorporado à uma jogabilidade diversificada e moderna? A Capcom já trabalhou no personagem em Capcom vs. SNK de forma complexa ao determinar, além do layout de 6 botões de força oriundo do primeiro Street Fighter, 6 opções distintas de jogabilidade através da escolha de Grooves. Qual o equilíbrio encontrado para tornar Terry Bogard uma opção justa, forte, divertida e competitiva, sem provocar desequilíbrio ao ofuscar acidentalmente os demais?
Vamos primeiro listar o moveset de Special Moves tradicionais, ou seja, movimentos pouco modificados de sua concepção original:

  • POWER WAVE / ROUND WAVE: A versão feita com Soco Fraco e Médio resultam no tradicional projétil rasteiro contínuo. O uso do Soco Forte traz o projétil concentrado em curta distância.

  • BURN KNUCKLES: Em Capcom vs. SNK 2, a investida possui três níveis de intensidade estabelecidos pelos ataques Fraco, Médio e Forte. Nos títulos da SNK, são dois os níveis de intensidade. Em Street Fighter 6, a Capcom optou por estabelecer somente dois níveis de intensidade / impulso por meio dos botões de Soco Médio e Forte, destinando o Soco Fraco para o Quick Burn (explicado mais adiante).

  • POWER CHARGE: Ataque de ombro em três níveis de impulso. Feito pelo comando tradicional: quarto de lua para frente + Chute.

  • RISING TACKLE: Versão baseada no mesmo comando de KOF XV, ou seja, frente, quarto de lua para frente + Soco, e resulta em três níveis de intensidade / impulso. No trailer, não foram demonstradas as propriedades do ataque (ele foi exibido apenas na finalização de combos), visto que tradicionalmente (na série KOF) a investida tem capacidade de travar ataques físicos.

  • CRACK SHOOT: Chute circular em veloz investida frontal, tal como nos games tradicionais. Causa dois a três acertos consecutivos, possui três níveis de intensidade / impulso e o comando manteve-se com: quarto de lua para trás + Chute.

  • Agora, segue a lista de Special Moves modificados e/ou menos tradicionais, adaptados fortemente à Street Fighter 6:

  • QUICK BURN: Special Move oriundo de The King of Fighters 2002 Unlimited Match (em sua forma final, porquanto neste é uma variação do ataque Power Drive em The King of Fighters 99). Feito pelo comando: quarto de lua para trás + Soco Fraco.

  • POWER DUNK: Trazido à Street Fighter 6 como um Target Combo através do comando: Soco Médio > Chute Forte > Chute Forte (notação MP > HK > HK.

  • PASSING SWAY: Special Move implementado unicamente em Real Bout Fatal Fury 2. No clássico de NeoGeo, a manobra funciona apenas em arenas com duas linhas de combate. O comando foi determinado pelo Target Combo: aperte consecutivamente Soco Médio > Soco Médio (notação MP > MP). Em Street Fighter 6, Terry ultrapassa o plano de fundo e pode acertar as costas do oponente de duas formas: com o Jumping Lariat com Soco Médio ou com o Jumping Kick com Chute Médio.

  • FIRE KICK: Combinação de um chute rasteiro seguido de um chute no rosto. Este Special Move surgiu em Real Bout Fatal Sury 2 e The King of Fighters 99. Nos games de NeoGeo, o comando é feito com quarto de lua para frente + botão de Chute, contudo em Street Fighter 6, o ataque se realiza por meio do Target Combo a seguir: baixo + Chute Médio > baixo + Chute Forte (notação baixo + MK > baixo + HK).

  • Os Super Arts foram determinados, a seguir:
  • LEVEL 1 - BUSTER WOLF: Originado em Garou: Mark of the Wolves, o comando foi mantido do clássico de 1999: dois quartos de lua para frente + Chute.

  • LEVEL 2 - POWER GEYSER: Icônico Power Move de Terry Bogard desde Fatal Fury 2. O comando para executá-lo em Street Fighter 6 é: dois quartos de lua para trás + Soco. Este Super Art foi implementado de forma diferenciada pela Capcom e até recebeu uma explicação por parte da equipe de desenvolvimento (via Steam Community Events) perante seu peculiar funcionamento. Segundo palavras da equipe:

    "Para aqueles que estocam força e a desferem de uma vez por todas, tal como um lobo faminto, o Power Geyser, Super Art Level 2 de Terry, mandará os oponentes para os ares com uma explosão vulcânica. Se acertar (o primeiro impacto), Terry pode gastar 3 blocos da barra de Drive para sequenciar com o ataque Twin Geyser. Se este último vir a conectar, Terry pode então empenhar mais um recurso, a saber, 1 barra de Super Art, e com isso desferir o fulminante Triple Geyser, causando uma quantidade massiva de dano ao se tratar de um Super Art de Level 2.".

    (tradução, adaptação e grifo próprios).

  • LEVEL 3 e CRITICAL - RISING FANG: Os movimentos iniciais são referências à última batalha de Terry Bogard contra Geese Howard no OVA entitulado "Fatal Fury". Em seguida, duas séries de ataques são feitos: um Rising Tackle à levar o oponente para o alto, e um segundo Rising Tackle mais intenso, desta vez sob seu punho a carregar uma grande quantidade de energia desferido no ápice dos chutes aéreos.

  • De acordo com a classificação de complexidade dada ao lutador na tela de seleção de personagens, Terry Bogard é considerado por Arquétipo Padrão, ataques predominantes à Média Distância e grau de dificuldade para controle Normal.

    Frente o exposto até o momento, Terry Bogard é o quinto personagem de natureza voltada ao mecanismo "Shoto", e adentro à questões competitivas, o rei dos lutadores desse tipo é, desde o lançamento do game, Ken Masters. Será que o coroado rei dos jogos de luta da SNK desbancará o outrora Campeão Americano de Artes Marciais da Capcom?

    PAO PAO CAFE 6:

    Cenário clássico recorrente em três séries da SNK (Fatal Fury, Art of Fighting e The King of Fighters), a pronúncia correta é feita no idioma português: "Pão Pão Café". O estabelecimento oferece uma arquitetura inspirada na cultura oriental, como as enormes estátuas do Dragão Chinês e janelas vazadas, mesclada a elementos da decoração latina na composição de ladrilhos coloridos por todo o piso, e é famoso por receber grandes nomes das artistas marciais. É comum ao local promover combates como entretenimeto, seja em rodas de Capoeira, seja em outros estilos. O proprietário da unidade inauguracional é o brasileiro Richard Meyer, dedicado bartender e praticante da Capoeira. Metro City recebeu a sexta unidade da popular casa de espetáculos marciais, holofote para que lutadores desconhecidos tomem prestígio.

    ELENCO COMPLETO incluindo CHARACTER PASS YEAR 2:


    O elenco base contém 18 lutadores. O Character Pass contempla 4 personagens adicionais por ano, e atualmente a Capcom iniciou o Character Pass Year 2, totalizando 26 personagens até o fim da temporada em Junho de 2025.

    O calendário de lançamentos dos personagens adicionais para esta segunda temporada obedecerá a ordem sazonal (do Hemisfério Sul) a seguir:

    >>M.BISON - Inverno (26 de Junho de 2024);
    >>TERRY BOGARD - Primavera (20 de Setembro de 2024);
    >>ELENA - Verão (primeiro trimestre de 2025);
    >>MAI SHIRANUI - Outono (segundo trimestre de 2025).
    Confira abaixo a lista do elenco completo:

    >>STREET FIGHTER II: RYU, KEN, CHUN LI, GUILE, DHALSIM, BLANKA, E.HONDA, ZANGIEF e M.BISON.
    >>SUPER STREET FIGHTER II: DEE JAY e CAMMY.
    >>SUPER STREET FIGHTER II TURBO: AKUMA.
    >>STREET FIGHTER III: ELENA.
    >>SUPER STREET FIGHTER IV: JURI.
    >>STREET FIGHTER V: LUKE, RASHID e ED.
    >>STREET FIGHTER 6: JAMIE, KIMBERLY, MARISA, MANON, J.P., LILY e A.K.I.
    >>FATAL FURY: TERRY BOGARD.
    >>FATAL FURY 2: MAI SHIRANUI.

    PLATAFORMAS e EDIÇÕES À VENDA:


    Street Fighter 6 está disponível nas lojas digitais Microsoft Store, Playstation Store e Steam em três edições disponíveis: Standard, Deluxe e Ultimate.

    A versão Deluxe oferece 4 personagens adicionais contidos no primeiro Character Pass Year 1.

    A versão Ultimate conta, além do Character Pass Year 1, 2 estágios adicionais e cores extras para os trajes 2 e 3 dos 4 personagens adicionais.
    A edição de colecionador chamada Mad Gear Box esteve a venda em 2023 e incluiu diversos itens especiais junto da mídia física, como as figuras em PVC de Luke e Kimberly, dois quadros para compor cenário para as estatuetas, adesivos, case metálica para o disco e livro de arte, além dos itens digitais contidos na edição Ultimate.
    A edição física de Street Fighter 6 para consoles Microsoft e Sony está disponíveis nas prateleiras das principais lojas do varejo.

    SITE OFICIAL:
    https://www.streetfighter.com/6/en-us/

    OPINIÃO:


    Embora a estranheza inicial seja forte perante a arte principal escolhida para representar o trailer de gameplay de Terry Bogard e a arte do personagem no site oficial de Street Fighter 6, o incômodo desaparece ao vê-lo em ação. O rosto do lutador parece mais "sujo", detalhado demais, mas não ao ponto de tornar o personagem "feio" ou deformado. Apesar das animações do Lobo Faminto em Fighting EX Layer serem menos naturais (e todo o elenco também sofre de movimentos menos fluídos), a modelagem usada para representá-lo é espetacular. Na minha opinião, o trabalho gráfico empenhado à Terry Bogard em Street Fighter 6 não chega a ser monumental, mas é bastante competente e satisfatória. Mas, quando o foco da lupa é movido de sua aparência e voltado à riqueza de referências obtidas desde o primeiro Fatal Fury até os OVAs da série, a estrela de Terry brilha como nunca! Trata-se daqueles detalhes minuciosos, empenho capaz de arrancar sorrisos de fãs de longa data. À exemplo do cuidado em diferenciar animações sutis em coerência ao traje de Terry selecionado em KOF XV (no fim da animação do Buster Wolf e sob o traje de Garou: Mark of the Wolves, o lutador se esquece da ausência de seu fiel boné vermelho e chega a tocar a cabeça indicando ter se esquecido), a Capcom criou animações distintas para os dois trajes durante a introdução do personagem à arena de combate.

    O moveset construído para Terry é o mais completo possível e incrivelmente versátil, pois une adequadamente as versões normal e EX do lutador das edições 98 Ultimate Match e 2002 Unlimited Match de The King of Fighters, além de ajustes próprios. Particularmente, acho formidável o Rising Tackle ser executado pelo direcional sem a exigência de carregar o botão, mas me pergunto no momento se o golpe terá a propriedade de travar golpes físicos, algo que me empolgava por realizá-lo em The King of Fighters 97 e 98.

    O mecanismo voltado ao Power Geiser parece ótimo e, como jogador, tenho o vício errôneo por estocar recursos sem utilizá-los: já venci partidas sem utilizar nenhuma das barras de Super Art e, não muitas vezes, sequer usar a barra de Drive (por incompreensão do melhor momento de desferí-las mesmo).

    Quando a Capcom anunciou os personagens convidados da SNK ao seu título principal, o resultado do trabalho empenhado até o presente momento respeita fielmente a expectativa de um encontro histórico e surpreendente, especialmente por entregar, nos mínimos detalhes, a merecida admiração pelo Lendário Lobo Faminto.


    NOTÍCIAS RELACIONADAS:

  • All right... Are you ready? Capcom anuncia oficialmente Street Fighter 6!
  • Cai pra rua! Capcom revela muitas novidades para Street Fighter 6!
  • Sonic Hurricane! Guile está de volta em Street Fighter 6!
  • EVO Showcase 2022: Street Fighter 6 apresenta gameplay de Kimberly e Juri Han!
  • TGS 2022: Street Fighter 6 apresenta o retorno de quatro World Warriors da série!
  • TGS 2022: Elenco completo de Street Fighter 6 é revelado em apresentação do modo World Tour do game!
  • TGS 2022: Incrições para o BETA TEST FECHADO de Street Fighter 6 serão abertas até o fim de Setembro!
  • GAME ON! Capcom anuncia SEGUNDO TESTE BETA FECHADO em Dezembro para Street Fighter 6!
  • Street Fighter 6 está em pré-venda! Data de lançamento, novos personagens e adicionais foram revelados em trailer!
  • State of Play: Zangief, Lily e Cammy fecham o elenco base de lutadores em Street Fighter 6!
  • Street Fighter 6 recebe 30 minutos de novidades e DEMONSTRAÇÃO GRATUITA!
  • GAME OPEN! À pedidos, Capcom realizará TESTE BETA ABERTO de Street Fighter 6!
  • ROUND 1... FIGHT! Street Fighter 6 finalmente é lançado e já surpreende com números meteóricos!!
  • EVO Japan 2024: MESSATSU! Capcom apresenta Akuma em Street Fighter 6!
  • Summer Game Fest 2024: Character Pass Year 2 de Street Fighter 6 está inacreditável!